TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Optativa de formação

Por:   •  22/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  742 Palavras (3 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA  

                           Disciplina: OPTATIVA DE FORMAÇÃO II

TÂMARA BETÂNIA MOTA BORGES - RA:1133791

                                              FEIRA DE SANTANA

2015

Portfólio Optativa de Formação II

        O planejamento estratégico na educação se faz necessário mediante a necessidade que a comunidade escolar tem de resolver problemas relevantes no local onde a escola está inserida, procurando buscar soluções que venham a garantir a melhoria da qualidade de vida dos alunos e seus familiares em prol de uma educação melhor. Porém, para isso, a escola precisa elaborar um plano de ação fazendo primeiramente um diagnóstico buscando identificar os principais problemas dentro da comunidade que afetam diretamente o desempenho do aluno em seu processo de ensino-aprendizagem. Em seguida, a mesma deve traçar metas que venham a combater esses problemas e, vale lembrar que todos os funcionários da escola devem ser membros atuantes em todas as atividades que serão desenvolvidas no planejamento estratégico. Essa atividade também oferece oportunidade de se “prever o futuro” no momento em que se esteja elaborando o diagnóstico facilitando as intervenções que a equipe de trabalho precisa efetuar na tentativa de sanar os problemas, sejam eles sociais, econômicos, familiares, políticos e afins.

        Planejar, em sentido amplo, é um processo que visa a dar respostas a um problema, através do estabelecimento de fins e meios que apontem para a sua superação, para atingir objetivos antes previstos, pensando e prevendo necessariamente o futuro, mas sem desconsiderar as condições do presente e as experiências do passado, levando-se em conta os contextos e os pressupostos filosófico, cultural, econômico e político de quem planeja e de com quem se planeja” (Padilha, 2001:63).  

        Planejar de forma participativa é traçar metas coletivas através de uma visão múltipla, integrada e sustentável de desenvolvimento. Todas as pessoas envolvidas têm ideias diferentes sobre a situação desejada e como atingi-las sendo que para chegar-se a um acordo, todos devem ter a oportunidade de expressá-las. No planejamento dialógico entende-se como um processo de mudança e de antecipação do futuro, que estabelece princípios, diretrizes e propostas de ação para melhor organizar, sistematizar e significar as atividades desenvolvidas pela escola como um todo. Ambos se fazem necessário no processo educacional do educando visto que uma escola democrática e que permite a intervenção da família e da comunidade em suas tomadas de decisões fatalmente irá obter um grande índice de sucesso escolar melhorando a qualidade de vida desta sociedade tornando-a mais justa, digna e igual.

        Vejamos agora um quadro pontuando planejamento estratégico e de grande alcance:

Planejamento estratégico

Planejamento de grande alcance

Reduzir em 90% a taxa de reprovação dos alunos do 5° ao 9° ano do Ensino Fundamental no ano em exercício.

Elaborar um projeto de conscientização de toda comunidade quanto a preservação do meio ambiente e a importância de estar sempre consumindo produtos de fontes renováveis.

Garantir o acesso de vagas a todos os alunos da comunidade, bem como àqueles portadores de necessidades especiais.

Capacitar os agricultores da comunidade para o programa da Agricultura Familiar através de palestras e de mutirões para elaboração de hortas, pomares e demais serviços que venham a garantir a sustentabilidade das famílias daquela região.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (121.3 Kb)   docx (18.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com