TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Opções alternativas para gerenciamento de estoque em farmácias hospitalares

Artigo: Opções alternativas para gerenciamento de estoque em farmácias hospitalares. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  Artigo  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 2

No âmbito hospitalar a farmácia é a principal assistência prestada à instituição e a sua função é garantir qualidade e segurança ao paciente, sendo assim, segundo estudos e sob a visão de Gonçalves, Novaes e Simonetti os medicamentos são insumos básicos à vida, por tanto é de suma importância os estoques dos mesmos. Embora seja difícil estabelecer à quantidade de medicamentos que será utilizado num determinado tempo, a formação dos estoques de remédios da farmácia hospitalar é essencial, excluindo completamente a possibilidade de faltas.

Os medicamentos são responsáveis por mais da metade dos custos hospitalares, observa-se então que, não deve haver falta e nem excesso de medicamentos, mantendo equilíbrio entre ambos, desse modo exige uma maior atenção voltada para a gestão de estoques de medicamentos e materiais hospitalares.

O objetivo desse estudo é apresentar escolhas alternativas para a gestão de estoque das farmácias hospitalares, e para isso Novaes, Simonetti e Gonçalves, com a proposta de reduzir custos e aumentar a qualidade, utilizaram como ferramenta a Seleção de medicamentos e a Classificação ABC.

A Seleção de Medicamentos surgiu com o propósito de aplicar a utilização de Protocolos, que seria objetivar a cura dos pacientes por meios dos processos terapêuticos, e a utilização da Padronização de Medicamentos, no caso, os medicamentos passariam por um processo de escolha, atendendo as necessidades dos pacientes com medicamentos de qualidade e baixo custo, e para finalizar as técnicas para a gestão de estoque, utiliza se a Classificação ABC que permite a separação dos remédios em grupos com características semelhantes e técnicas que agrupa os produtos em função dos seus valores e consumos.

Depois de estabelecidas essas técnicas de gestão, o estudo foi desenvolvido e analisado para ser comprovado e aprovado que a utilização dessas ferramentas seria de grande importância, trazendo grandes organizações e satisfações para os gestores, chegando à conclusão que com a aplicação dessas novas técnicas o gestor tem uma visão mais explicita do seu trabalho, tornando mais fácil planejar, organizar e controlar custos, gerando melhores lucratividades e sucesso com baixos custos e melhores qualidades.

Os autores, a partir dos seus estudos, buscam mostrar uma melhor visão de gerenciamento dos estoques das farmácias hospitalares, com o objetivo de visar melhores resultados de qualidade e lucratividade. Não deixando nenhum tipo de duvida, os autores comprovam através de experiências que suas técnicas são verdadeiras, e voltando para a opinião dos leitores, podemos perceber que essas técnicas são utilizadas hoje no setor hospitalar diariamente, obtendo sucesso na maioria das vezes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com