TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Aspectos gerais da Microeconomia

Por:   •  15/4/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  429 Palavras (2 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 2

UNIFACS - Faculdade Salvador[pic 1][pic 2]

Curso: Administração 

Disciplina: Fundamentos de Economia

Docente: Anderson Freitas

Discentes: Daniela Paradela, Diego Brandão, Ducidalva Souza; Emanuelle Bacellar; Milena Menezes; Rodrigo Batista; Taluana Sena e William Batista.

Estudo dirigido

Aspectos gerais da Microeconomia

A microeconomia analisa a formação de preços no mercado na qual, as empresas e consumidores interagem. Tendo como foco principal o estudo do comportamento das famílias, das empresas e os mercados nos quais operam, analisando parcialmente consumidores, firmas e mercados específicos.

A análise microeconômica tem como abordagem principal a Teoria da Oferta e da Demanda, fazendo a análise das estruturas de mercado, o estudo da Teoria do equilíbrio geral e do bem estar e as imperfeições de mercado.

Oferta e Demanda

Demanda são todos os bens e serviços que os consumidores estão dispostos a comprar. Quanto maior for o preço de um bem, serviço ou produto, menor será a demanda e quanto mais baixo for o seu preço maior será a demanda.

A curva da demanda seria uma expressão gráfica da demanda onde mostra a quantidade que seria demandada durante um determinado período de tempo por uma população a cada variação de preço.

A oferta é o quanto o empresário deseja vender os seus produtos. Quanto maior for o preço dos produtos, maior será o desejo de vende-los, sendo assim mais lucrativo para a produção aumentando deste modo a sua oferta, a curva da oferta seria a sua representação gráfica.

O preço de equilíbrio seria onde a oferta e a demanda entraria em consenso tal que um preço qualquer não consegue fazer com que a oferta e demanda se coincidam e somente um ponto onde as curvas se cruzam haverá o preço que consiga equilibrar ambos.

Elasticidade

São as mudanças dos preços dos bens que alteram as mudanças nas quantidades da demanda. Em economia para medir a sensibilidade da demanda e variações nos preços é a elasticidade-preço da demanda, na qual se relacionam a variação percentual da quantidade e a variação percentual do preço, ou seja, é a variação percentual de quantidade demandada do bem, para cada unidade de variação percentual no preço do bem. Podendo ser expressa pela equação:

[pic 3]

Em valores absolutos, a elasticidade varia entre zero e infinito e se dividem-se em três categorias:

I – Demanda Inelástica, quando a elasticidade for menor que 1;

II – Demanda de elasticidade neutra, quando a elasticidade for igual a 1;

III – Demanda elástica, quando a elasticidade for maior que 1;

 Referências Bibliográficas

VASCONCELLOS, Marco Antonio, et al. Manual de Economia. 6° ED. São Paulo: Saraiva, 2011.

MANKIW, N. Gregory. Introdução à Economia. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2009.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (144.6 Kb)   docx (23.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com