TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Exercícios de Economia

Por:   •  8/6/2021  •  Resenha  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 2

EXERCICIOS

FUNDAMENTOS PARTE I

  1. Responda As questões abaixo:

P: Qual a diferença entre bens e entre serviços?

R: Bens são coisas materiais, enquanto serviços são imateriais

P: O que são os fatores de produção e quais são eles?

R: São os meios utilizados pela sociedade para a produção de bens e serviços que irão satisfazer as necessidades humanas, são os seguintes: Recursos Naturais; Recursos Humanos; Capital; Capacidade Empresarial e Tecnologia.

P: Quais são as três esferas da atividade econômica?

R: Econômica, Ambiental e Social

P: Caracterize o que são as necessidades primarias e secundárias

R: Necessidades Primarias = São aquelas cuja satisfação é indispensável à sobrevivência, tipo: alimento, água, vestuário, transporte, educação, habitação. Necessidades Secundárias = Diz respeito ao que é supérfluo.

P: O que você entende por Sistema Econômico?

R: Compreende-se por Sistema Econômico o conjunto de fatores, relações e instituições que de forma organizada, empreende a produção de bens e serviços, com a finalidade de satisfazer as necessidades de consumo da coletividade.

P: Caracterize os bens quanto à natureza e quanto a sua destinação.

R: Quanto a natureza: Bens Materiais (carro) e Bens imateriais (aula, consulta médica, avaliação de imóvel. Quanto a destinação: Bens de Consumo (refrigerante, sorvete) e Bens de Produção ou de Capital (maquinas, equipamentos, insumos).

P: Identifique os três setores da Economia e apresente as características básicas dos mesmos.

R: Setor Primário: É constituído pelas unidades produtoras que utilizam intensamente os recursos naturais, e não introduzem mudanças substanciais nos seus produtos, tais como atividades agrícolas, pecuária e extrativista.

Setor Secundário: É constituído pelas unidades produtoras que atuam no segmento industrial. Neste segmento os bens sofrem o processo de transformação, caracteriza-se pela utilização de máquinas e equipamentos.

Setor Terciário: Diferencia dos demais, pelo fato do seu produto não ser tangível, concreto, não menos importante, é formado por Instituições bancárias, agencias corretoras imobiliárias, empresas de transporte, etc.

P: Os países desenvolvidos apresentam maior preponderância dos setores secundários e terciário na economia. Esta afirmação é verdadeira? justifique sua resposta.

R: Verdadeira. A maioria desses países possuem os setores primário e secundário mais fortes.

[pic 1]

P: O fluxo do produto é formado por BENS e SERVIÇOS produzidos no sistema econômico, e também recebe o nome de PRODUTO ou FLUXO REAL.

P: O fluxo de renda, é formado pela totalidade do pagamento que os FATORES DE PRODUÇÃO recebem durante o processo produtivo.

[pic 2][pic 3]

[pic 4]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (368.2 Kb)   docx (342.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com