TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fatores de Produção

Por:   •  28/3/2019  •  Relatório de pesquisa  •  428 Palavras (2 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 2

Fatores de Produção

São Elementos para a produção de qualquer bem e serviço produzido em uma economia. Até o produto mais simples precisa de 5 fatores de produção para chegar no produto final.

Fator Terra:

A matéria prima é o primeiro fator a ser utilizado na produção, seja ela renovável ou não renovável. O uso de recursos naturais solo, subsolo, água, clima, flora e fauna e energia solar são fundamentais para o desenvolvimento econômico. A indústria vivencia basicamente o mesmo processo a anos, extraindo matéria prima da natureza que são levadas as fabricas, onde são transformadas no produto final. Mas não acaba por aí, os produtos são postos à venda, e após a compra, nós consumidores usamos esses produtos. Alguns destes são feitos com uma grande durabilidade, com tempo de até décadas de uso. Mas muitos tem uma vida útil cada vez menor, e são programados pra isso.

Até pouco tempo atrás pensávamos que os recursos naturais fossem ilimitados, mas com o uso excessivo vimos que essa não é a realidade. Segundo Clarissa Ferreira de Macedo D’isep, “a raridade desses recursos é evidenciada na constatação de suas limitações, escassez e caráter finito, somado ao aumento de sua demanda em razão dos processos de produção e consumo”. Desde de então estamos em buscas continuas de novos métodos e tecnologias que aprimorem regiões já em produção e novas regiões a serem exploradas.

Toda ação tem um afeito, e enquanto mais produzimos, mais matéria prima é retirada, tendo como consequência o desmatamento de aflige todo o planeta. Extração, transformação e descarte, isso tem um limite. Não tem matéria prima suficiente no planeta para que isso continue a funcionar por muito tempo. Em 2018, o planeta atingiu o uso da sobrecarga no dia 1 de agosto, a partir disso começamos a usar a poupança dos recursos naturais. O problema é que cada ano, isso só aumenta e a gente continua a destruir aquilo que não podemos repor.

Hoje existem diversas novas formas de resolver esse problema, com novos pensamentos econômicos visando o bem estar do meio ambiente. Métodos que podem equilibrar a balança e vivermos em um modo sustentável. O Desenvolvimento Sustentável por exemplo, visa a produção com respeito aos recursos naturais, maximizando o fator terra, assegurando o crescimento econômico, sem esgotar os recursos para o futuro. O descarte não existiria e todo produto seria produzido já com uma nova forma de ser reintegrado ao meio produtivo, como matéria prima sustentável, de forma eficiente. Gerando economia, reduzindo o desemprego, fazendo bem ao meio ambiente e garantindo um futuro melhor para as próximas gerações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (37.2 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com