TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fatores de Produção

Por:   •  3/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  769 Palavras (4 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 4

Os fatores de produção são fundamentais ao processo produtivo de um bem material ou serviço. Classicamente, a teoria econômica considera três fatores de produção:

Terra: são todos os recursos naturais estão incluídos no elemento terra, é o espaço físico necessário para a produção ou prestação de serviços;  

Trabalho: mão de obra física e intelectual e;

Capital: equivalente a bens de consumo, ele se refere ao conjunto de elementos materiais que apoiam a produção.

      Lidamos também com o problema econômico fundamental, que está relacionado com a dificuldade de recursos naturais. Eles exigem um processo seguro, relacionado a decisões e planejamentos quanto ao seu emprego. Ele se fundamenta entre demanda x produção, sendo que a demanda cresce exponencialmente e os fatores de produção não conseguem seguir o crescimento desejável junto com a demanda.

      A economia visa responder quatro perguntas essenciais para seu desenvolvimento:

  1. O que produzir? Estradas, hospitais, cigarros, alimentos, bens de capital, entre outros.
  2. Quanto produzir? Previsão de atender a uma determinada demanda = quantas quantidades?
  3. Como produzir? Uso de tecnologia, quem vai produzir, com que recursos ou fatores.
  4. Para quem produzir? Tipo de consumidor, categoria de renda.

 

      Essas perguntas serão respondidas pelos sistemas econômicos.

     

       Os sistemas econômicos são conjuntos de relações técnicas, básicas e institucionais que caracterizam a organização econômica de uma sociedade. Eles estudam, portanto, os elementos que permitem a produção, distribuição e consumo de bens e serviços de uma determinada sociedade.

      Os critérios básicos da forma de organização dos sistemas econômicos são:

- Sistema de Tradição,

- Sistema de Autoridade e,

- Sistema de Autonomia.

  • Sistema de Tradição:

     Visa produzir a reiteração dos padrões comportamentais antigamente estabelecidos. São formas de agir, usos e costumes que tendem a ser permanente na sociedade. Pode-se produzir alimentos, roupas, utensílios, armas, objetos de culto, serviço e etc., desde que estejam dentro dos padrões da sociedade. A permanência é muito importante para o sistema tradicional. A profissão, o tipo de trabalho, a forma de exerce-lo não tem padrão apenas econômicos, cada pessoa fará um tipo de produção diferente, dependendo do status de seu grupo.

  • Sistema de Autoridade:

   A característica principal desse sistema são os planos políticos e econômicos. Todas as decisões são tomadas pelo poder político nele centralizado.

   A primeira consequência da produção dentro do sistema de autoridade, se baseia a função de que os bens ou serviços prestados atenderão uma coletividade de pessoas.

   Sua produção irá depender do plano econômico traçado pelo Poder Estatal, porém sempre serão produzidos para interesse social e bem comum da população. O governo poderá determinar o aumento da produção agrícola e isto poderá acarretar outros fatores de produção, por exemplo as máquinas e ferramentas agrícolas, fertilizantes, corretivos de solo e fungicidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (54.9 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com