TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Grandes Beneficiários da Globalização .

Por:   •  4/4/2015  •  Resenha  •  1.153 Palavras (5 Páginas)  •  639 Visualizações

Página 1 de 5

Hoje em dia o Mundo vem sofrendo de várias crises econômicas, que tem afetado o mercado de trabalho, um exemplo forte de indústria é a General Motors, essas crises podem ser resultado de atos passados, por isso iremos voltar até o início da globalização. Ela vem de processos de aprofundamento internacional da integração econômicasocialculturalpolítica. Diversas pessoas tentam procurar o início da globalização mais tem se acho dados de tempos muito passado. A globalização vem crescendo muito desde 1990. Os traços iniciais dela aparecem em 1941, assim deu se que o inicio dela foi no fim da segunda guerra mundial. Devido a muitas percas houve se a necessidade dos mercadores de expandir seus mercados levou as nações a aos poucos começarem a se abrir para produtos de outros países, marcando o crescimento da ideologia econômica do liberalismo.

Atualmente os grandes beneficiários da globalização são os grandes países emergentes, incluindo o BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), com grandes economias de exportação, grande mercado interno e cada vez maior presença mundial.

A globalização afeta todos os setores da sociedade, principalmente comunicação, comércio internacional e liberdade de movimentação, com diferente intensidade dependendo do nível de desenvolvimento e integração das nações ao redor do planeta.

O acesso instantâneo de tecnologias, principalmente novos medicamentos, novos equipamentos cirúrgicos e técnicas, aumento na produção de alimentos e barateamento no custo dos mesmos, tem causado nas últimas décadas um aumento generalizado da longevidade dos países emergentes e desenvolvidos.

Os efeitos no mercado de trabalho da globalização são evidentes, com a criação da modalidade de outsourcing, ou seja, terceirização de empregos para países com mão-de-obra mais baratas para execução de serviços que não é necessário alta qualificação, com a produção distribuída entre vários países, seja para criação de um único produto, onde cada empresa cria uma parte, seja para criação do mesmo produto em vários países para redução de custos e ganhar vantagens competitivas no acesso de mercados regionais. Temos alguns exemplos de grandes marcas que aderiram a terceirização, tais como, Samsung, o que levou a mesma a sofreu muitas acusações de exploração do trabalho infantil, além das péssimas condições dos demais trabalhadores. Para resolver essa situação, resolveu fazer uma operação em suas próprias fábricas e também em suas terceirizadas. Inclusive, a dona da linha Galaxy desfez acordos comerciais com algumas empresas que exploravam o trabalho de crianças. Ainda assim, uma nova parceira da Samsung foi descoberta cometendo o mesmo crime.

Assim como a Samsung temos também a Nike que segue os mesmos preceitos da Samsung também passando por acusações semelhantes. E por fim a mais falada nos últimos tempos, a Petrobras que usa serviços terceirizados como, operação de perfuração, serviços de manutenção, combate a incêndio, segurança de trabalho, serviços de enfermagem entre outros. Porem ultimamente seus funcionários tem lutado para se obter uma primeirização, além disso, várias iniciativas estão sendo desenvolvidas no âmbito dos sindicatos, já são mais de 40 acordos assinados com empresas prestadoras de serviços em âmbito nacional e os avanços mais significativos dizem respeito às condições de trabalho. Por fim vamos

No geral a globalização é vista por alguns cientistas políticos como o movimento sob o qual se constrói o processo de ampliação da hegemonia econômica, política e cultural ocidental sobre as demais nações. Isso pode causar o aumento dos riscos globais de transações financeiras, perda de parte da soberania dos Estados, aumento do volume e velocidade como os recursos vêm sendo transacionados pelo mundo, através do desenvolvimento tecnológico etc.

Tanto podemos encontrar pessoas que se posicionam a favor como contra. Um dos maiores eventos do movimento antiglobalização é o Fórum Social Mundial, que serve como ponto de encontro para movimentos sociais de todo o mundo propondo a globalização alternativa, não baseada nas dinâmicas reguladas pelo capitalismo,

Outro dos aspectos negativos é a grande instabilidade econômica que se cria no mundo, pois qualquer fenômeno que acontece num determinado país atinge rapidamente outros países criando-se contágios que tal como as epidemias se alastram a todos os pontos do globo como se de um único ponto se tratasse. Assim chegamos à nossa frase inicial, a globalização realmente tem influência sobre a crise econômica atual.

No início as empresas ganhavam com isso e os trabalhados eram os mais afetados, mais agora devido a crises, ambos estão gravemente afetados, assim gera um efeito dominó, que começa nos grandes empresários e vai até as casas dos funcionários, afetando indiretamente todos os seus familiares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (115.4 Kb)   docx (32.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com