TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Novos Desafios da Gestão de Pessoas

Tese: Os Novos Desafios da Gestão de Pessoas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  Tese  •  1.012 Palavras (5 Páginas)  •  567 Visualizações

Página 1 de 5

ATIVIDADES PRPÁTICAS SUPERVISIONADAS

ETAPA 1 – Aula tema: Os Novos Desafios da Gestão de Pessoas

PASSO 1 – Pesquisamos no livro PLT sobre a definição de Gestão de Pessoas e Mudanças Organizacionais:

1.1 Todos do grupo leram o artigo Gestão de Pessoas.

1.2 Todos da equipe também leram o artigo Resumo da Introdução à Moderna Gestão de Pessoas.

PASSO 2 – Assistido o filme de Charles Chaplin “Tempos Modernos” e também foi lido o contexto histórico do filme.

PASSO 3 – Paralelos entre o filme Tempos Modernos e A Moderna Gestão de Pessoas.

Relatório:

Foi visto no Filme Tempos Modernos como era o trabalho dentro das organizações naquela época na década de 30 “1929”. Em que consistia na visão de lucro e não por um anglo de trabalho saudável, no entanto que podemos ver claramente cenas que havia a falta de segurança tanto em seus vestuários quanto nas máquinas em que operavam tempo correto para alimentações, situação precária em estado de saúde para com os colaboradores.

Havia também muito trabalho intercalado um com o outro, até tentaram métodos para que o colaborador não parasse a produção como aquela máquina de refeição. E nisso tudo deu para ver o quanto eles tinham em seus rostos o cansaço e desgaste de serem usados como uma máquina e não como um ser humano que também necessita de suas necessidades como funcionário para realizar um trabalho bem feito e dignamente correto. Com isso fica claro como poderia ter ocorrido as crises daquele tempo, pois as organizações também administravam de uma forma muito arcaica.

O estresse da classe social desencadeou as graves e uma crise financeira no país, além de evidenciar o grande contraste social existente em seu país. O filme demonstra como as fábricas se preocupavam somente com o lucro, e quantidade de produção, sem se atentar para a Gestão de Pessoas.

O filme pode ser utilizado como um excelente exemplo do que pode acorrer em uma empresa na qual não existe uma boa gestão de pessoas.

Se não há o cuidado da organização de proporcionar para o colaborador uma boa infraestrutura social, acompanhada de boas condições de trabalho, remunerações justas, tempo de descanso adequado, e alternativas para combater a fadiga e o estresse, o mesmo não irá produzir de maneira eficiente e eficaz, minimizando a produção e o lucro da empresa.

A importância da gestão está em captar as necessidades e expectativas dos seres humanos que compõe a organização, treinando e orientando seu desempenho e aumentando seu conhecimento para que o mesmo possa cada vez mais aprimorar suas atividades, estando feliz e satisfeito com o seu serviço.

A gestão de pessoas bem aplicada faz com que o colaborador se sinta parte da empresa, consecutivamente o mesmo adquire um sentimento de orgulho pela organização, estando assim feliz com o seu trabalho, gerando mais produtividade e lucro para o que ele acredita fazer parte, e realmente faz.

ETAPA 2 – Aula Tema: Agregando Pessoas. Aplicando Pessoas.

PASSO 1 – Junto com a equipe lemos o artigo Recrutamento e Seleção de Pessoal.

PASSO 2 – A organização escolhida.

Organização escolhida foi a Tankpool Reciclagem do Brasil onde a integrante do grupo Francielle Caroline Souza Pires trabalha.

PASSO 3 – Questionário respondido pela a administradora da empresa Tankpool Reciclagem do Brasil.

Sistema de Recrutamento

A Política de Recrutamento da Tankpool estabelece:

Na análise de um novo candidato, deverão ser consideradas suas experiências em empregos anteriores, porém não é necessária carta de recomendação. Deverá ser analisada a experiência relevante do candidato, o grau de instrução e a formação específica para a função desejada conforme Descrição de cargo; para contratações deve ser encaminhada ao setor RH a aprovação do candidato para que seja efetuada a sua contratação. Itens desta política também

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com