TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os novos desafios da Gestão de Pessoas

Tese: Os novos desafios da Gestão de Pessoas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  Tese  •  1.854 Palavras (8 Páginas)  •  499 Visualizações

Página 1 de 8

Faculdade Anhanguera I – Administração – Administração de Recursos Humanos.

Os novos desafios da Gestão de Pessoas.

Agregando Pessoas. Aplicando Pessoas.

Marina Carvalho de Oliveira 2547465962

Mayara Carvalho de Oliveira 2547465986

Campinas –SP

Introdução

Neste trabalho apresentaremos o conceito de gestão de pessoas diante das transformações e inovações, relatando a relação dos filmes “Tempos Modernos” e “A moderna gestão de pessoas”. Explicando como será realizado o projeto, suas ações, recursos, o valor e o tempo determinado para elaboração do mesmo. Elaboração de um Plano de Ação, apontando suas estratégias, através das pesquisas realizadas sobre a Empresa Loja de Calçados Cinderela, contendo questionários, missão, visão, formas de recrutamento de seus funcionários, surgimento e localização da Empresas

Segundo Chiavenato (2008), é uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas, com o objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano nas organizações.

Hoje em dia, o profissional de gestão de pessoas busca melhorar cada vez mais o seu setor, buscando dentro das organizações e fora no mercado pessoas capacitadas, procurando capacitar e desenvolver pilares para bom desenvolvimento humano, pois as formas antigas os profissionais buscavam somente o capital econômico, com as novas diretrizes a valorização passou-se para a valorização do capital humano. Os aspectos fundamentais das mudanças organizacionais foram às pessoas serem valorizadas como seres humanos, como ativadores inteligentes de recursos organizacionais e como parceiros da empresa capazes de conduzi-la a excelência e ao sucesso.

As mudanças estão relacionadas com processo de mudanças ou resistentes de modo geral com conceitos velhos ou ultrapassados.

É indispensável nas organizações a aplicação destas mudanças de acordo com a contingência e situação de cada empresa, podendo ser alterado por um modelo de estrutura organizacional adotada.

O setor de gestão de pessoas possui uma grande responsabilidade na formação dos profissionais que a instituição deseja, com o objetivo de desenvolver e colaborar para o crescimento da instituição como e do próprio profissional.

O Filme

O filme conta a história de um trabalhador industrial e uma jovem que fica órfã. O operário trabalhava em uma fábrica na função de apertar parafusos repetidamente. Passa a sofrer de transtornos causados pelo stress e cansaço e chega a ser hospitalizado para tratamento, como também é despedido.

Após sua saída do hospital, tentava devolver um pano vermelho que caíra de um caminhão. Ao tentar devolver, acenando para o veículo acabou atraindo um grupo de manifestantes que passavam por ali. Sendo mal interpretado pela polícia local, terminou sendo levado à prisão como um líder revolucionário.

Foi ao sair da prisão que então passou a conhecer a jovem órfã que roubava alimentos para comer e vive com suas duas irmãs menores, seu pai desempregado. Numa de suas investidas, ela conhece o operário: depois de roubar o pão de uma senhora, a polícia vai prendê-la e o operário assume a autoria do assalto. A polícia o prende, mas o solta em seguida após descobrir o engano.

Durante uma greve na fábrica, Carlitos é preso mais uma vez, agora por "desacato à autoridade policial". Alguns dias depois, ele é liberado e a jovem o espera na saída da prisão para levá-lo a nova casa – um barraco de madeira perto de um lago. A jovem consegue, então, emprego em um café com dançarina e arruma outro para Carlitos, só que como garçom e cantor. Os dois são um sucesso, principalmente Carlitos que, durante uma improvisação de uma música, arranca milhares de aplausos dos presentes ao café. Para estragar a festa, no entanto, surge novamente a polícia, desta vez com uma caderneta com os dados da moça e uma ordem para prender a jovem num orfanato. O filme termina com a dupla tendo que fugir da polícia que queria prender a jovem e levá-la para o orfanato. Assim eles seguem em sua fuga em busca de um novo recomeço para suas vidas em outro lugar.

Após assistirmos o filme e compararmos em relação à gestão de pessoas, conseguimos compreender melhor a dinâmica dos modelos ‘fordista’ e ‘taylorista’, pois na maioria das cenas, mostra uma energização do ritmo de trabalho, racionalização do tempo, hierarquização, fragmentação do processo de trabalho, que geram o trabalho como fator de negação da potencialidade humana e consequentemente causa manifestações de loucura.

O filme deixa claras as manifestações de alienação dentro de uma fábrica e a precariedade do trabalho que nela ocorre de forma generalizada, à exigência do perfil de um operário padrão que cumpre cotas, um ritmo de trabalho enlouquecido; a influência negativa do trabalho na vida dos operários, que afeta até mesmo suas relações íntimas e interpessoais.

Através dos princípios do ‘taylorismo’, como a produção em massa e em série, consolidação do operário-massa, onde o trabalho de um depende do outro, padronização do processo de trabalho e também do produto.

Chaplin demonstra entre outras coisas, o comportamento de liderança, quando o personagem levanta uma bandeira e as pessoas que vinham atrás dele acham que ele estava chamando para uma passeata...

O personagem de Chaplin por estar desempregado e sem dinheiro para comer acaba deixando de pagar a conta em um bar e acaba sendo preso, contrário ao comportamento de honestidade ao manter a ordem no presídio que se encontrava.

Nos dias de hoje, observamos isso também, talvez de uma forma mais agressiva, intensa ao procurar a realização, obediência, liderança em suas vidas afetiva, profissional, interpessoal, social. Procuramos constantemente a realização da nossa felicidade interior num mundo capitalista e isso causa divergências, desconforto para muitos.

Descrição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com