TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Perfis de Investidores

Por:   •  14/10/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.878 Palavras (8 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 8

Faculdade de Horizontina – FAHOR

Ciências Econômicas

História Econômica Geral

Gilson Braz do Amaral

Alunos: Bernardo Raach e Róger Link Soares

Questões de Revisão

1. De modo geral, segundo o meinstream do pensamento econômico, qual o principal problema abordado pelas Ciências Econômicas?

A economia trabalha na difícil solução de alguns problemas fundamentais como da escassez de recursos no qual é também é uma ciência que estuda como alocar recursos limitados para satisfazer necessidades ilimitadas.

2. O que é produção? Qual a sua função para com as necessidades humanas? À que se referem às relações econômicas?

Produção se refere a qualquer tipo de atividade destinada a fabricação, elaboração ou obtenção de bens e serviços. Pois os humanos têm necessidades ilimitadas, mesmo a produção sendo limitada, assim tem que se alocar recursos produtivos limitados para satisfazer todas as necessidades da população.

3. O que foi a Revolução Neolítica e após ela, como passou a funcionar o Sistema Econômico?

A observância da própria natureza permitiu que as primeiras técnicas de cultivo agrícola fossem pioneiramente desenvolvidas. Com isso, a garantia de alimento se tornava cada vez mais acessível e a constante necessidade de deslocamento se tornou cada vez menor. Essa transformação, que se difundiu ao longo dos próximos seis mil anos, após a Revolução Neolítica se seguiu uma segunda fase de descoberta a que ele se refere como a revolução dos produtos secundários. Aparentemente, os animais foram domesticados pela primeira vez, puramente como fonte de carne. A revolução ocorreu quando se reconheceu que os animais também forneciam uma série de outros produtos úteis.

4. Como surge a atividade comercial das antigas civilizações?

Historicamente, tem-se o conhecimento que o processo de trocas de produtos foi o início do desenvolvimento da atividade comercial nas civilizações que se desenvolviam na antiguidade. Depois foi criada a moeda como referência de valor para a realização das operações comerciais que se desenvolveram de tal forma que passou a existir o acúmulo de riquezas e o desenvolvimento dos grandes impérios comerciais existentes nos dias atuais.

5. Explique por que os Romanos têm uma notória relevância na história do Ocidente.

O legado romano é uma marca fortemente presente nas culturas ocidentais da atualidade, principalmente nas áreas jurídica e linguística. A civilização romana antiga contribuiu grandemente para o desenvolvimento do direito, arte, literatura, arquitetura, tecnologia, religião, governo, e da linguagem no mundo ocidental e sua história continua a ter uma grande influência sobre o mundo de hoje. Os romanos assimilaram muitos aspectos da cultura dos povos vencidos, principalmente dos gregos.

6. Qual a relação do fim do Império Romano com o surgimento do sistema Feudal no Ocidente?

 A população das cidades caiu por todo império devido ao colapso comercial e industrial. Enquanto o número de cidadãos (homens adultos e livres) durante o Principado em Roma era de 320 mil, em Constantinopla no século V haviam apenas oitenta mil cidadãos (25% do número de cidadãos em Roma). Considerando que em Constantinopla existia um número menor de escravos, isso poderia resultar em uma população total cinco vezes menor. Os trabalhadores desempregados se fixaram no campo e tentaram produzir eles mesmos os bens que queriam, desmonetizando a economia e acabando com a divisão de trabalho, ocorrendo uma drástica redução da produtividade da economia. Esses fenômenos resultaram na criação do primitivo sistema feudal baseado na autossuficiência de pequenos territórios economicamente independentes. Com seu sistema econômico destruído, a produção de armas e a manutenção de uma força militar defensiva se tornaram inafiançáveis, o que facilitou enormemente as invasões dos bárbaros.

7. De modo geral, como se organizava o sistema feudal (ou funcional)?

A sociedade feudal era aquela que se formou durante o feudalismo na Idade Média europeia. Tinha como origem, portanto, a mistura de elementos do Império Romano e dos povos germânicos invasores. Esta sociedade tinha como ponto principal de organização o feudo (principal unidade de produção e organização territorial da Idade Média). A sociedade feudal era hierarquizada e estamental. Hierarquizada, pois era muito difícil para uma pessoa passar de uma posição social para outra. Estamental, pois cada pessoa assumia um papel muito bem definido na sociedade, geralmente de acordo com o grupo em que nasceu.

        8. O que foi a contradição interna ocorrida no seio na organização da sociedade feudal?

O processo de decadência do sistema feudal tem origem nas próprias contradições inerentes a qualquer modo de produção. No século XI, com a necessidade de aumentar a produção de alimentos, os senhores feudais aumentaram a exploração sobre os servos, que iniciaram uma série de revoltas e fugas, agravando a crise já existente.

        9. Como surgiram mais comerciantes (e outros autônomos) no final do período feudal? Qual sua relação com o reflorescimento das atividades comercial?

Com o fim do feudalismo o comércio tornou-se a principal fonte de riqueza no mundo europeu naquele momento, deixando para trás um modelo econômico baseado exclusivamente na agricultura de consumo próprio ou de circulação restrita. Isso significa que, durante o período medieval, a maior parte da população vivia encastelada dentro de fortificações ou feudos. Esse foi um período em que as rotas comerciais do passado haviam deixado de existir. Uma relação de servidão entre camponeses e senhores feudal indicava o quanto à população pobre vivia preso a terra.

        10. A partir do século X, como surgiram as primeiras cidades europeias?

A partir do século X, várias aglomerações urbanas fortificadas foram criadas - por meio da construção de muralhas em torno de cidades já existentes ou novas aglomerações em si. A maioria da população urbana europeia viveria dentro de muralhas até o século XV. Avanços na tecnologia militar - especialmente canhões - tornaram muralhas obsoletas. Em várias cidades, muralhas e/ou bairros possuindo passagens estreitas foram demolidas para dar lugar à boulevards espaçosos, processo que começou em Paris. A acumulação de fundos financeiros pela elite também possibilitou a criação de grandiosos palácios e outras estruturas em várias cidades. A maior cidade do continente durante as primeiras décadas da Idade Média foi Veneza, com seus 70 mil habitantes, que cresceram para os 100 mil em 1200. Paris, então, já ultrapassa Veneza, tendo alcançado os 150 mil habitantes. Londres tornar-se-ia a maior cidade europeia no Renascimento. Em 1500, cerca de 12 cidades na Europa possuíam mais de 50 mil habitantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (114.1 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com