TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Princípios fundamentais da organização econômica moderna

Por:   •  26/5/2015  •  Abstract  •  2.511 Palavras (11 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 11

FACULDADE DELTA – CURSO DE ADMINISTRAÇÃO      [pic 1]

Disciplina: Fundamentos de Economia

Prof.: MSc Marcos Ferreira de Magalhães

Aluno(a): _________________________________________

QUESTÕES SUBJETIVAS DE FUNDAMENTOS DE ECONOMIA 

1ª) Dê a definição de Monopólio.

Monopólio é uma situação de concorrência imperfeita, quando uma empresa detém o mercado de um determinado produto ou serviço, impondo preços aos que comercializam e vem do grego monos, que significa um e polein, que significa vender. Monopólios surgem devido a características particulares de um determinado mercado, ou devido a regulamentação governamental. O monopólio coercivo significa que a curva de demanda do bem fica negativamente inclinada, na medida em que a demanda da firma e a demanda do mercado são as mesmas. Monopólio é quando há somente um vendedor no mercado para um bem precioso, para isso não ocorrer tanto, existe barreiras na entrada de empresas que mencionem vender o mesmo bem ou um bem substituto, protegendo o monopolista da concorrência. Na concorrência perfeita, os exemplos de monopólio na sua forma pura são raros, ter o poder de monopólio significa simplesmente que o vendedor ter algum controle sobre o preço do produto, sem uma curva de oferta.

2ª) Quais os princípios fundamentais da organização econômica moderna?

Monopolística é uma forma de concorrência imperfeita e corresponde a uma situação em que existem numerosas empresas no mercado, mas que oferecem produtos ou serviços não totalmente homogêneos e, por isso, não totalmente substituíveis. Numa situação deste tipo, cada uma das empresas possui algum poder de mercado para influenciar o preço dos seus próprios produtos ou serviços. De fato, no seu produto particular, diferenciado dos produtos dos restantes concorrentes, cada empresa funciona como um pequeno monopólio - a maior ou menor proximidade de uma situação de monopólio depende do grau de diferenciação (e portanto do grau de substituição) existente entre os diferentes produtos oferecidos: se esse grau de substituição é reduzido, a concorrência será maior e está-se mais próximo da concorrência perfeita; se o grau de substituição é elevado, a concorrência será mais reduzida e está-se mais próximo de uma situação de monopólio. A inclusão de uma característica específica, muitas vezes só é possível com uma matéria-prima conhecida pelo produtor, num produto comum.

3ª) Quais as hipóteses básicas que dão sustentação ao modelo de monopólio? Explique.

A curva de demanda com a qual a empresa monopolista se defronta tem a inclinação descendente, porque a empresa monopolista tem o poder de influenciar fortemente o preço do seu produto, se o monopolista diminuir a quantidade do seu produto, o preço do mesmo aumentará e se ele elevar o preço os seus consumidores comprarão menos, assim, a inclinação se torna constante.

4ª) Forneça o conceito de produção em sentido econômico.

O conceito de produção em sentido econômico está na eficiência econômica associada ao método de produção mais barato (isto é os custos de produção são menores) relativamente a outros métodos para  produzir uma mesma quantidade do produto.

5ª) Como é a curva de demanda com a qual a empresa monopolista se defronta? Por quê?

A empresa monopolista defronta com uma curva de demanda negatividade inclinada. Ou seja, nessa estrutura de mercado, a curva da demanda da empresa é a própria curva da demanda do mercado como um todo. Desse modo, a empresa monopolista determina o preço de equilíbrio de acordo com sua capacidade de produção: aumentando a oferta o preço diminui; reduzindo a oferta, o preço aumenta.

6ª) Qual o significado da Lei dos Rendimentos Decrescentes?

Essa lei eleva a quantidade do fator variável, porém mantêm fixa a quantidade dos outros fatores de produção. No início, aumentará as taxas crescentes, mais tarde após uma quantidade considerável do fator ser utilizada, as taxas continuarão a crescer, porém de forma decrescente (com acréscimos cada vez menores). Continuando o aumento da utilização do fator variável, a produção total chegará a um mínimo para depois decrescer. A causa geradora dos rendimentos decrescentes na economia de escala vem do fato de o poder de decisão e capacidade administrativa e de gestão serem “indivisíveis e incapazes de aumentar”, ou seja, pode ocorrer uma descentralização nas decisões que faça com que o aumento da produção realizado não compense o investimento na ampliação da empresa.

7ª) Resuma as relações existentes entre elasticidade-preço da demanda.

Elasticidade-Preço da demanda mede a variação percentual na quantidade demandada de um bem dado uma variação percentual no preço deste bem. Para cálculo de elasticidade, precisamos primeiramente de uma série histórica de dados. São necessários ao menos 2 períodos, mas quanto maior o número de dados, mais apurado poderá ser o cálculo, principalmente se utilizar técnicas econométricas. Aplicando-se a fórmula: Entendendo o resultado: para cada variação percentual de 1% no preço do produto, a quantidade variará em 0,8%. O sinal negativo da elasticidade indica que a variação na quantidade será em sentido contrário da variação de preço. Se o preço aumentar em 1% a quantidade demandada cairá em 0,8%. No nosso exemplo o preço aumentou em 5% (passou de R$10,00 para R$10,50) enquanto nossa quantidade caiu em 4% (passando de 500 para 480). Para verificar a quantidade demandada para as diferentes variações de preço basta multiplicar a variação de preço pela elasticidade. Se variássemos o preço em 15%, a variação na quantidade seria de 12% (15%*0,8).

8ª) O que é o Balanço de Pagamentos de uma nação?        

O balanço de pagamentos é o registro estatístico-contábil de todas as transações econômicas realizadas entre os residentes de um país co m os residentes dos demais países.

9ª) Quais os fatores que influenciam a elasticidade-preço da demanda?

Os fatores que influenciam a elasticidade-preço da demanda são a existência de bens substitutos; essencialidade do bem; importância do bem, quanto a seu gasto, no orçamento do consumidor.

10ª) Defina e dê exemplos dos seguintes termos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (158.8 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com