TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Sistemas Econômicos

Por:   •  18/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  380 Palavras (2 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 2

1 – O autor cita duas versões sobre os sistemas econômicos, cite-as.

O sistema econômico tem o inter-relacionamento técnico estrutural, em que respeita a armação lógica dos setores econômicos, e a versão ideológica do problema; pois, conceitua-se sistema econômico quanto à forma de apropriação do capital e exploração do trabalho humano e na versão estrutural da questão, que um sistema econômico são os variados elementos que participam da vida econômica de uma nação.

2 – Segundo o texto existem duas versões para os sistemas econômicos, e na versão ideológica é citado: “não se consideram as implicações das trocas internacionais”. Sendo assim, qual a consequência natural da frase?

        Mostra que a economia é fechada e o estado tem a sua participação assegurada como organizador do sistema econômico e político nacional.

3 – O autor cita a visão política e de relações sociais dos sistemas econômicos, dividindo-a em duas correntes. Cite-as.

        O sistema econômico é um conjunto coerente de instituições jurídicas e sociais, a fim de assegurar a realização do equilíbrio econômico, certos meios técnicos organizados na junção de certos móveis dominantes.

Porém, o aspecto ideológico é o regime que rege o país, porque a organização econômica rege suas atividades, seus atos e suas ações em matéria de câmbio e produção nacional.

4 – No texto é citado que:  “Como é notório, qualquer distúrbio na circulação dos diversos setores do sistema econômico, tende a si concluir que a economia não vai se dinamizar bem...”. Qual o resultado desse distúrbio?

        Todo tipo de convulsão social aparece, tirando a inflação que atrapalha todo processo de saída de uma crise.

5 – O texto faz um comentário do sistema socialista e capitalista. Faça uma comparação desses sistemas, emitindo sua opinião sobre eles.

        Sistema socialista – O socialismo é um conjunto de coletividade dos instrumentos de produção, pois não tem lucros, porém, as rendas podem ser adiadas pelas habilidades de cada um.

        Sistema capitalista – tem uma convocação forte na formação de uma situação de mercado em que poucas empresas detêm o controle da maior parcela do mercado, mas os monopólios buscam excessivos lucros no prejuízo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (68.1 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com