TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os privilégios a que e referido acima são chamados também de "bens sociais"

Por:   •  16/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.058 Palavras (5 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade Federal do Piaui

   Campus Ministro Reis Veloso        

Sociologia

Resumo

Doscente: Samia Nagle

Dupla: Rafael de Araujo Lima;

 Marilia Costa.

Parnaiba- 2016

     Em relacao a quem ocupa posicoes inferiores, esses privilegios a que e referido acima sao chamados tambem de "bens sociais". A sociologia distingue 4 tipos de bens sociais: poder, propriedade, valorizacao social e satisfacao psicologica.

    Uma das primeiras sociedades foram os nomades e ja existiam formas de desigualdade como poder, prestigio, propriedades e satisfacao psicologica que desde entao ja era distribuido desigualmente entre a sociedade.

    Desigualdade na vida social e algo muito complexo e que autores como weber r marx dao tratamento teorico divergente, isto e, tem pontos de vista diferentes um do outro, mas independente da opniao de ambos e de todo e evidente que a desigualdade produz consequencias em pelo menos dois aspectos de vida social sendo eles a oportunidade de vida e o estilo de vida dos individuos.                        

     Para marx a sociedade se divide em duas classes antagonicas ligadas por uma relacao de exploracao, mas a divisao de classes segundo ele nao e uma fatalidade a que todas as sociedades estariam condenadas.

    Para marx uma forma especifica de desigualdade e a divisao em classes. Classe social para ele e portanto, antes de tudo uma categoria historica, em outras palavras, a divisao em classes e resultado da evolucao historica da sociedade.

   Quando marx fala de "proletariado" e "burguesia" por exemplo, tem um sentido especifico e concreto conferido pela relacao estrutural dessas duas classes dentro da sociedade.                        

     Para marx, a propriedade ou nao-propriedade dos meios de producao e o criterio decisivo a partir do qual se concebe a oposicao entre exploradores e explorados.

     Para weber classes sao " grupos de renda" que se definem a patir de sua situacao no mercado de bens e servicos.

     Como se pode ver o conceito de weber se afasta do de marx em dois pontos considerados principais, o primeiro e que weber encara as diferencas de classes como um de 3 planos da diferenciacao social, e segundo e que embora adote um modelo dicotomico da diferenciacao social em relacao a alguns objetivos, sua analise enfatiza mt mais uma concepcao pluralista das classes sociais.Para weber, classe e um agrupamento que se define por interesses comuns no mercado.

   Segundo weber, classe e status sao formas possiveis e concorrentes de diferenciacao dos grupos sociais. Tanto classe quanto status sao para ele fenomenos de distribuicao de poder na sociedade, ao contrario de marx ele considera que a distribuicao do poder nao esta ligada a dominacao economica.Weber se refere tambem a classe, status e partido como "dimensoes da estratificacao social".

    O sociologo mexicano rodolf stavenhagen, tem procurado aplicar as categorias de weber ao estudo do desenvolvimento economico da america latina e ele afirma que se entende por estratificacao social geralmente, o processo mediante o qual os indivíduos.Individuos, as familias ou os grupos sociais sao hierarquizados numa escala, superiores e outros inferiores.

      Marx e weber sao do msm seculo, mas de geracoes diferentes, a sociedade europeia estudada por weber foi na passagem do seculo XIX, a de marx foi em meados do msm seculo, dito acima para explicar, em partes, as diferencas entre esses dois autores, mas nao as diminui em absoluto.

     Os pontos divergentes entre os dois esta no que um e outro consideram o elemento mais essencial do capitalismos. Marx considera que e seu carater de classe, isto e, o fato de a sociedade capitalista se constituir num sistema de exploracao e opressao do proletariado pela burguesia. Quanto a weber, para ele o elemento essencial e o carater racionalizado da empresa produtiva capitalista.                        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (60.9 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com