TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os três principais compartimentos da Economia

Artigo: Os três principais compartimentos da Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  Artigo  •  274 Palavras (2 Páginas)  •  1.138 Visualizações

Página 1 de 2

7 - Os três principais compartimentos da Economia:

Este ponto da matéria necessita do texto complementar 1 que está no site www.aulalivre.com.br, juntamente com o que foi passado no caderno.

8 - Funcionamento de uma economia de mercado (Fluxos Reais e Monetários):

Vamos supor um sistema econômico, onde a economia de mercado não sofra a interferência do governo e não tenha relações comerciais com o exterior (um tipo de Economia Fechada). Nessa economia fechada, as unidades de consumo (famílias), são proprietárias dos fatores de produção, e os fornecem às unidades produtoras (empresas), no Mercado de Fatores de Produção. As empresas combinam esses fatores de produção e produzem bens e serviços, fornecendo-os para as famílias no Mercado de Bens e Serviços.

O Fluxo Real da Economia é denominado a partir dessa movimentação de fatores de produção, bens e serviços. No Mercado de Bens e Serviços as famílias demandam bens e serviços, enquanto as empresas os oferecem, e no Mercado de Fatores de Produção as famílias oferecem os serviços ou fatores de produção (que são de sua propriedade) para as empresas (as quais demandam esses fatores de produção para depois transformá-los em produtos ou serviços).

No entanto, o Fluxo Monetário da Economia funciona paralelamente ao fluxo real da economia e só se torna possível com a presença de moeda, que é utilizada para remunerar os fatores de produção e para o pagamento dos bens e serviços. Nesses mercados operam as forças da oferta e da demanda, determinando o preço. Ou seja, no mercado de bens e serviços formam-se os preços dos bens e serviços enquanto no mercado de fatores de produção são determinados os preços dos fatores de produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com