TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PENSANDO COM FLORESTAM FERNANDES

Por:   •  29/8/2017  •  Relatório de pesquisa  •  973 Palavras (4 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 4

PENSANDO COM FLORESTAM FERNANDES

Florestam nasce em 1920 em uma casa de gente com poder financeiro na qual sua mãe trabalhava. Florestan dizia que iniciou seu aprendizado como se fosse um adulto aos seis anos de idade sem pisar na escola. Ele dia que não seria sociólogo não fosse seu passado e suas duras lições de vida. Florestam é um dos filhos do povo brasileiro que jamais abandonou um firme compromisso com os seus, os deserdados da terra.

Florestam não aceitou os desígnios do destino e consegui ascender por seu próprio esforço enfrentando as barreiras impostas pelas elites aos debaixo. Foi um grande pensador e sociólogo. Ele retornou à escola aos dezessete anos para concluir sua formação. Florestam dá nome a uma universidade dos trabalhadores onde se forma militantes e simpatizantes e apoiadores do movimento social do brasil e da américa Latina. A educação é ponto fundamental na obra de Florestam.

Sua principal obra emblemática é seu livro (A Revolução Burguesa no Brasil). Este livro desvenda a realidade brasileira ancorada nos clássicos. Na segunda parte do livro fica marcada pela influência marxista. Ele formou militantes e intelectuais que não foram diretamente seus alunos mas foram marcados por sua obra.

Ele pensava os setores subalternos da sociedade brasileira, o negro o índio desprezados pelos elitistas da sociedade. Ele procurou entender como ocorre as lutas pelo poder e para onde essas lutas encaminham. Para ele, no Brasil existe um padrão de dominação de classe caracterizada pela intolerância da classe dominante que nunca permitiu que povo entrasse na sena política.

Ele chega a uma fórmula contra esse tipo de dominação elitista e percebe que no contexto histórico a classe dominante mudou para não mudar ela sempre procurou se manter nos espaços de poder ela nunca permitiu que a classe trabalhadora entrasse na história.

Florestan percebe que a própria burguesias que em outros países havia cumprido uma papel de trazer transformações para própria sociedade que seriam a incorporação da população nos benefícios e desenvolvimento das forças produtivas. Ele vai perceber que no Brasil a burguesia não concluiu essas mudanças democráticas por isso se manteve uma sociedade fraturada uma separação social de um lado uma pequeno grupo que domina e controla as mudanças e por outro lado a uma grande parcela da população que foi excluída.

Por isso ele vai pensar duas revoluções (a revolução dentro da ordem e a revolução contra ordem). A revolução dentro da ordem compete a classe trabalhadora que vai levar adiante transformações que vai incorporar a parcela do povo brasileiro excluído, ela será incluída na sociedade. Essa revolução significa reforma agraria reforma urbana reforma educacional, mudança que a burguesia deveria ter feito como foi em outros países no desenvolvimento do capitalismo. A revolução contra a ordem é quando as classes trabalhadoras organizadas em luta consigam tomar o poder e construir uma sociedade diferente, que na concepção de Florestan é uma sociedade socialista.

Para Florestan o caráter da revolução brasileira será, como desfecho, socialista. Enfrentando o imperialismo, mas o ponto de partida é a revolução democrática, a incorporação do povo na política brasileira.

Para florestam um revolucionário deveria trazer vitorias ao seu povo não deixar se liquidar ou corromper-se. Foi deputado da constituinte e apoiador do movimento dos trabalhadores sem-terra. Para ele a classe trabalhadora precisa ter as suas formas de organização própria, autônomas.

Ele vai dizer que na sociedade brasileira existem duas barreiras social muito forte: quando o homem brando rico consegue vencer ao ter oportunidade de se escolarizar de se profissionalizar de subir socialmente, já

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (46.7 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com