TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ECONOMIA - PIB - PRODUTO INTERNO BRUTO

Por:   •  13/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.089 Palavras (5 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 5

O PIB como medida de bem estar social

INTRODUÇÃO

O PIB (produto interno bruto) foi criado para medir o crescimento econômico de uma região, seja ela uma cidade, um estado, um país ou mesmo um grupo de nações. Representa todas as riquezas produzidas, independentemente do destino desta renda. Também descarta a entrada de verbas do exterior. O que é levado em consideração é simplesmente aquilo que é produzido dentro das fronteiras da região ou país. O método PIB foi modificado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) diversas vezes, tais mudanças ocorreram para uma melhora no desenvolvimento do programa.

O método moderno de avaliação do desempenho dos diversos setores da economia foi criado pelo economista britânico Richard Stone (1913-1991). Ele formulou o cálculo na década de 40.

O presente trabalho tem por finalidade abordar as vertentes que o PIB possui, relacionados à maneira de como ele age como medida de bem estar nacional.

O que é PIB?

O produto interno bruto (PIB) é o indicador econômico utilizado para medir a riqueza criada em um país, durante um período determinado. Representa a soma em valores monetários (relativo a dinheiro) de todos os bens e serviços produzidos, é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia com o objetivo de apresentar as dimensões das atividades econômicas, consideram-se no PIB apenas os bens e serviços finais, excluindo da conta os bens de consumo intermediários (insumos, elementos essenciais). Estes são excluídos para que não haja dupla contagem, quando valores gerados na produção parecem contados duas vezes na soma do PIB.

PIB per capita, é o produto interno bruto dividido pelo número de habitantes de um país. É possível que o PIB aumente enquanto os cidadãos ficam mais pobres, e isso ocorre, pois não é considerado o nível de desigualdade de renda das sociedades.

VERTENTES DO PIB

O PIB possui duas vertentes (respectivo ao que se trata), conhecidas como nominal e real:

O PIB Nominal é relacionado ao valor a preços correntes, ou seja, no ano em que o produto foi produzido e comercializado.

Já o PIB Real é calculado sobre o valor constante, ou seja, de acordo com o ano-base escolhido para análise.

CALCULO DO PIB

PIB = consumo privado + investimentos totais feitos na região + gastos do governo + exportações - importações.

Ou

PIB = C + I + G + (X – M)

Os setores responsáveis pela produção do país são: setores industriais; setores agropecuários e setores de serviços.

No Brasil o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), instituição federal subordinada ao Ministério do Planejamento é responsável pelo PIB, o resultado dos cálculos são divulgados pelo IBGE em até 90 dias, mas os valores definitivos só saem depois de dois anos, quando ficam disponíveis dados mais completos sobre a renda do país. De acordo com Cláudia Dionísio, economista da Coordenação de Contas Nacionais do IBGE, muitos dados utilizados para a apuração do PIB são sigilosos. Isso porque algumas empresas privadas não divulgam seus resultados e manda seus dados para o IBGE para a garantia de sigilo.

Cada país tem seu próprio órgão ou metodologia para calculo do PIB. O método foi modificado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) no mundo diversas vezes. É necessário adequar os cálculos para obtenção do PIB aos padrões internacionais, países que seguem as orientações propostas pela ONU, obtêm dados mais próximos da realidade e com muito mais credibilidade.

PIB E O BEM ESTAR NACIONAL

Há controversas em relação ao PIB e o bem estar. Alguns economistas afirmam que o PIB é um ótimo indicador de potencial, ele eleva o valor da economia do país. Quanto mais as pessoas gastam, mais o PIB cresce. Se o consumo é menor, o PIB cai. O consumo depende dos salários e dos juros. Se as pessoas ganham mais e pagam menos juros nas prestações, o consumo é maior e o PIB cresce. Com salário baixo e juro alto, o gasto pessoal cai e o PIB também. Por isso os juros atrapalham o crescimento do país.

Os investimentos das empresas também influenciam no PIB. Se as empresas crescem, compram máquinas, expandem atividades, contratam trabalhadores, elas movimentam a economia. Os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (52.7 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com