TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM I - Gestão Financeira

Por:   •  2/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.642 Palavras (15 Páginas)  •  850 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP INTERATIVA

ANNELY JOENI DO NASCIMENTO PERES

RA 1304248

        

O BOTICÁRIO

PIM I

Polo UNIP Brasília - Sudoeste (DF)

2016

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP INTERATIVA

ANNELY JOENI DO NASCIMENTO PERES

RA 1304248

O BOTICÁRIO

PIM I

Projeto Integrado Multidisciplinar I

para obtenção de título em

Gestão Financeira, apresentado à

Universidade Paulista – UNIP

Polo UNIP Brasília - Sudoeste (DF)

2016


RESUMO.

A empresa tema deste projeto, O BOTICÁRIO, é uma das maiores empresa nacional no ramo de perfumaria e cosméticos, que atua em todo o Brasil por modo de franquias estando presente inclusive em outros países. Tendo como objetivo relatar e observar como a empresa comporta-se nas áreas de comunicação, administração e tecnologia aplicada, a coleta de dados se deu por meio de pesquisas no site da empresa, relatório anual divulgado pela empresa e dados bibliográficos.

Segundo os dados apresentados podemos verificar que na área Administrativa O BOTICARIO tem uma estrutura organizacional bem complexa, contando com mais de 6 mil funcionários diretos, com funções e níveis hierárquicos bem definidos, possibilitando assim que as responsabilidades sejam delegadas e executadas com sucesso, fazendo com que as orientações sempre estejam de acordo com a visão e missão da empresa, e não deixando que aspectos pessoais interfiram no processo de gestão. Com reuniões periódicas são discutidas se a estratégica da empresa esta sendo cumprida, avaliando-a todos os processos produtivos. Além disso, a empresa conta com uma equipe de 7 mil funcionários indiretos, através de suas franqueadas.  

Como forma de Comunicação interna com sua equipe, a empresa disponibiliza canais como: intranet e um canal de televisão que tem o objetivo de que todos seus funcionários estejam sempre bem informados sobre as decisões e metas da empresa, além das tradicionais atas, ofícios e memorandos. Para seus clientes externos mantém um site e paginas em redes sociais, com a finalidade de se comunicar com colaboradores e seu público alvo que são pessoas físicas em geral. A empresa tem mostrado eficiência na gestão de comunicação

A empresa tem uma preocupação em sempre estar utilizando tecnologias novas e mais eficientes, adquiriu recentemente programa Microsoft Lync, solução de Comunicação Unificada que permitiu ao Grupo aumentar a produtividade e eficiência da comunicação, além de contribuir para reduzir custos de deslocamento de pessoas entre sites. Com uma rede própria mantém seu canal de intranet, além de sistemas de produção modernos e automatizados que fazem com que a produção seja feita de maneira mais sustentável, sem grandes perdas de matéria-prima e energia.

 Preocupada com o processo de produção e o bom relacionamento da equipe, os funcionários são treinados em sala de aula durante um curso de capacitação, e periodicamente passam por reciclagens.

Contudo, o segredo do sucesso da empresa “O Boticário” e do seu crescimento ao longo dos anos, se deu por uma boa organização interna, sua ousadia em investir em seus negócios, baseando-se em um planejamento organizacional apoiado nas teorias da Comunicação, Administração e Tecnologias, que são requisitos básicos para todas as empresas.

        

Palavras-chave: Comunicação, Administração, Tecnologia.


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        

1.1        Objetivo Geral        

1.2        Objetivos Específicos        

1.3        Metodologia        

2.        A EMPRESA O BOTICÁRIO        

3.        COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL        

3.1        Conceito da comunicação empresarial        

3.2        Recursos utilizados pela comunicação empresarial O Boticário        

3.3        Diagnóstico, conclusões e recomendações sobre o assunto.        

4.        FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO        

4.1        Teoria da Administração        

4.2        A forma de Administrar a empresa Boticario.        

4.3        Diagnóstico, conclusões e recomendações sobre o assunto.        

5.        TÉCNICAS DE INFORMÁTICA        

5.1        Programas tecnológicos da empresa.        

5.2        Os recursos tecnológicos aplicados no Boticário.        

5.3        Diagnóstico, conclusões e recomendações sobre o assunto.        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        

  1. INTRODUÇÃO

A pesquisa desenvolvida na empresa O Boticário, do setor de cosmético, teve a finalidade de buscar e atender aos objetivos gerais e específicos nas seguintes áreas disciplinares: Comunicação Empresarial, Fundamentos da Administração e Técnicas de Informática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.4 Kb)   pdf (169 Kb)   docx (358.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com