TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO

Por:   •  19/8/2021  •  Projeto de pesquisa  •  630 Palavras (3 Páginas)  •  70 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS – UEA

PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES – PARFOR

CURSO DE LETRAS

DISCIPLINA: LATIM  I

PROFESSOR: ALEXANDRE  FIGUEIREDO

ACADÊMICA: Mª DO PERPETUO SOCORRO NEVES DE ALMEIDA

ITACOATIARA

2019

PROVA FINAL DE LATIM

Na Idade Média, variável segundo a região em que o latim deixou de ser compreendido por todo o povo, seu uso passou a ser limitado a uma camada exclusiva da população. O latim já não era uma língua materna, mas uma língua escolar, cujos segredos eram inacessíveis a maior parte da sociedade.

        1) Comente o trecho acima.

O latim deixou de ser a língua falada apenas por camponeses, pastores, e passou a ser incorporado nas igrejas e escolas , foi considerado a língua do Cristianismo Ocidental e seu uso  foi atribuído aos sacerdotes e sábios que se serviam do latim, oralmente e por escrito, no ensino, nas diversas funções da vida política e administrativa , e nos conventos e igrejas, passou a incorporar vocábulos que poderiam ser compreendidos somente por pessoas letradas. Passou a servir como “ língua de poder”, foi a língua oficial do exército romano até meados do século VI e permaneceu a língua mais comum para uso militar.

        2) Como podemos distinguir os gêneros latinos dos gêneros portugueses?

No latim há três gêneros gramaticais: masculino, feminino e neutro. O gênero de um nome depende da declinação que o nome segue, mas a associação não é completamente rígida. Os substantivos têm dois números (singular e plural) e seis casos (Nominativo, vocativo, acusativo, genitivo, dativo e ablativo), organizam-se em cinco declinações, que se distinguem pela terminação da forma de genitivo. No português a função sintática é indicada pela posição (rígida) que o nome ocupa na frase. Seguindo a estrutura ( sujeito + verbo + objeto direto + adjunto adverbial) as terminações variam apenas em gênero e número.

        3) Quais as diferenças e as vantagens entre uma língua analítica e uma língua sintética?

A língua analítica é mais compreensível tanto na escrita quanto na fala, pois tem a mesma estrutura sintática. Enquanto que na língua sintética como o latim, como a função sintática vai ser dada pela terminação da palavra, não importa qual seja a posição das palavras nas frases, elas vão continuar com a mesma função sintática e com o mesmo significado. As vantagens da língua sintética é que você pode modificar o quanto quiser a frase, você continua com a mesma estrutura, na língua analítica isso não acontece, você mudou as posições, você muda a estrutura.

        4) Disserte em poucas linhas sobre a expansão e o declínio do latim como língua materna.

O latim surgiu no centro da Itália, na região do Lácio (Roma), foi influenciado pelos etruscos, oscos, umbros e também o grego, entretanto o latim prevaleceu sobre os demais. Com a decadência do Império Romano, outras influências encorajavam a formação lenta de outros dialetos, e as línguas românicas suplantavam o latim. No século XVI, o Renascimento valorizou as artes, a racionalidade, o individualismo e a lógica, o latim deixa de ser uma língua viva, pois, ninguém usava mais, chega o momento em que o latim deixa de ser operativo, como identidade cultural e como língua de referência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (45.6 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com