TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POLÍTICA DE EDUCAÇÃO: REFLEXÕES E APONTAMENTOS PARA O DEBATE TEÓRICO

Por:   •  18/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.586 Palavras (19 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1]

POLÍTICA DE EDUCAÇÃO: REFLEXÕES E APONTAMENTOS PARA O

DEBATE TEÓRICO

ALINE VIERO KOWALSKI

Resumo - O presente artigo discute a concepção teórica sobre política de educaçãp e suas repercussões na reforma do ensino superior. Neste intento buscou-se destacar alguns eventos históricos ocorridos no mundo no final das últimas décadas do século XX, o que trouxe várias conseqüências na reformulação de políticas públicas para educação. Para este artigo delimitou-se como reflexão teórica os anos a partir de 1970, os quais corresponde um período de grandes crises, inclusive do Estado de Bem-Estar Social. A menção sobre a reforma do Estado brasileiro nos anos de 1980-90 representou a adequação da sua estrutura às exigências ao mercado internacional o que também levou uma (re)demodelagem da educação, materializada em legislações que redimensionam o ensino superior e rebatem na garantia do acesso ao direito à educação no Brasil.

Palavras-Chave: Política de Educação; Reforma do Estado; Educação.

INTRODUÇÃO

A política pública de educação nunca foi tão difundida como nos últimos anos, sendo essa associada aos conceitos de necessidades sociais e direitos de cidadania. Há várias explicações e discussões sobre essa categoria, mas, o que se chama atenção para o desenvolvimento desse artigo é a complexidade conceitual sobre política pública de educação, assim como, a reforma do Estado e seus rebatimentos na reforma universitária e sua repercussão na educação superior.

Para tanto, num primeiro momento desta reflexão que compõe este artigo foi abordada uma concepção teórica sobre política pública de educação, a qual foi desenvolvida na ótica da organização estratégica do Estado de intervenção nas relações sociais, onde  essas intervenções devem estar de acordo ao interesse comum e, ainda, é através destas estratégicas governamentais de intervenção, que as diretrizes contidas em planos e programas visam o ordenamento para concretizar e garantir direitos.

Num segundo momento deste artigo, destaca-se alguns dos principais acontecimentos da década 1970 do século XX e suas conseqüências na (re)formulação das políticas públicas de educação. Dentre os acontecimentos deste período, aborda-se a crise do Estado de Bem- Estar Social, o encaminhamento das teses liberais em defesa da liberdade do mercado e da redução do Estado interventor, regulador e financiador na economia e no social. Também, ainda, destaca-se as políticas públicas relacionadas às determinações da reforma do Estado postas no percurso dos anos de 1980, decorrente da passagem de democratização do Brasil. No final, desenvolvem-se algumas reflexões teóricas sobre a reforma do Estado, o redimensionamento das políticas públicas e os impactos para educação superior no Brasil.

  1. APONTAMENTOS TEÓRICOS E CONCEITUAIS SOBRE A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO


A política social é associada aos conceitos de necessidades sociais e direitos de cidadania. Essa afirmação remete a uma análise na literatura sobre esse tema, com objetivo de buscar subsídio teórico/ conceitual para compreensão dessa categoria tão difundida na sociedade contemporânea.

O conceito clássico de política vem da origem grega e romana, que era associada à polis, ou seja, estava ligada a cidade e a atividade humana que tinha como referência a esfera social pública e cidadã. Sendo assim, a política representava o exercício da coletividade e não a vontade pessoal de um governante. Desta forma, tanto a política como a liberdade se encontravam na esfera pública, onde todos eram iguais independentemente de ocupação social e/ou cargos de chefias, significava, ainda “(...) ser livre, ser isento da desigualdade presente no ato de comandar, e mover-se numa esfera onde não existam governos e nem governados”. (ARENDT, 1997, p. 42).

Os gregos e romanos além de definirem os direitos e deveres dos cidadãos, também, “criaram as instituições públicas para a aplicação das leis e garantia de direitos, isto é, os tribunais e os magistrados”. (CHAUI, 1999, p. 376). Portanto, a política inventada por esses povos foi de certa maneira uma tentativa de dirimir as diferenças, conflitos e contradições existentes entre o público e o privado (família), assim como, uma forma de organizar e estruturar um sistema político e social, no qual caracterizou essa sociedade num determinado momento histórico.

O intento de buscar na literatura esse breve subsídio conceitual sobre política tornou- se imperioso para adentrar a discussão sobre política pública, uma vez que se compreende a existência da relação entre a mesma, o Estado e a sociedade civil. Já que para a existência da política pública há necessidade de demandas sociais provenientes da sociedade, assim a sociedade exerce um papel decisivo na existência e na formulação de políticas públicas.

A palavra pública, que sucede a palavra política, não tem identificação exclusiva com o Estado. Sua maior identificação é com o que em latim se denomina de res publica, isto é, res (coisa), pública (de todos) e, por isso, constitui algo que compromete tanto o Estado quanto a sociedade. É em outras palavras, ação pública, na qual, além do Estado, a sociedade se faz presente, ganhando representatividade, poder de decisão e condições de exercer o controle sobre a sua própria reprodução e sobre os atos de decisão do governo (PEREIRA, 2008, p. 94).

Nesta dimensão, a política pública de educação esta pautada na organização estratégica do Estado de intervenção nas relações sociais, onde essas intervenções devem ser pautadas nos interesses comuns. Podem-se traduzir essas estratégicas governamentais de intervenção, às diretrizes contidas em planos e programas que visam o ordenamento para concretizar e garantir direitos. E, ainda, a política pública de educação forma um conjunto de diretrizes afiançados por leis que possibilitam a promoção e a garantia dos direitos dos cidadãos, sendo, geralmente, promovida pelo Poder Público, com o objetivo de desenvolver e promover determinado aspecto social.

A política pública tem seus fundamentos nos interesses da comunidade e o atendimento básico as necessidades demandas pela mesma, assim sendo, a política é composta de um conjunto de decisões e ações que envolve tanto o Estado, como a sociedade civil. O Estado é incumbido de alocar e administrar recursos bens públicos, como por exemplo, as políticas voltadas a saúde, a assistência e a educação, já a sociedade possui um


papel fundamental de “controle”1 desses recursos públicos, os quais poderão ser apresentados na forma implantação de novas políticas ou de reestruturação das já existentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.7 Kb)   pdf (255.6 Kb)   docx (54 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com