TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO

Por:   •  18/10/2018  •  Bibliografia  •  2.455 Palavras (10 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 10

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO[pic 1]

ALEXANDRE POTENZA CUSTODIO – RA00210941

LUIZ CARLOS NETO – RA00208267

CIÊNCIAS ECONÔMICAS (MATUTINO) – MC2

PROF. JOSÉ GERALDO PORTUGAL

PESQUISA BIOGRÁFICA DE ALFRED MARSHALL

SÃO PAULO

2018

Alexandre Potenza Custodio – RA00210941[pic 2]

Luiz Carlos Neto – RA00208267

PESQUISA BIOGRÁFICA DE ALFRED MARSHALL

Trabalho apresentado à disciplina de Introdução à Economia do curso de Ciências Econômicas da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo como requisito para compor a nota do 2º semestre.

Orientador: Prof. José Geraldo Portugal.

SÃO PAULO

2018

SUMÁRIO[pic 3]

1. INTRODUÇÃO .......................................................................................................04

2. VIDA ......................................................................................................................05

3. CONTEXTO HISTÓRICO.......................................................................................07

4. INFLUÊNCIAS.......................................................................................................08

5. TEORIAS................................................................................................................09

5.1. LEI DA DEMANDA..............................................................................................09

5.2. EXCEDENTE DE CONSUMIDOR.......................................................................09

5.3. ELASTICIDADE DA DEMANDA.........................................................................09

5.4. OFERTA..............................................................................................................10

6. PRINCIPAIS OBRAS.............................................................................................11

6.1. PRINCÍPIOS DE ECONOMIA..............................................................................11

6.2. INDÚSTRIA E COMÉRCIO.................................................................................11

7. CRÍTICAS...............................................................................................................12

8. CONCLUSÃO........................................................................................................13

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..........................................................................14

1. INTRODUÇÃO

A pesquisa, que tem como tema a Biografia de Alfred Marshall, tem por objetivo contribuir com a disciplina Introdução à Economia e demonstrar a vida e o pensamento teórico de Alfred Marshall, um matemático e um dos principais economistas da Escola Neoclássica que tem na teoria econômica uma posição central e dominante, devido a forma como utilizou a matemática para trazer alcance e profundidade a economia e como transformou metodologicamente a abordagem desta ciência.

A pesquisa irá apresentar uma breve biografia contando os fatos mais relevantes de sua história e o contexto histórico que está inserido além das principais influências filosóficas e teóricas e principais obras, ideias, categorias e métodos com os quais trabalhou. Por último a pesquisa revelara controvérsias, polêmicas, tensões e debates em que esteve envolvido e as principais críticas destinadas ao próprio.

2. VIDA

Alfred Marshall, filho de William Marshall e Rebeca Oliver, nasceu em 26 de julho de 1842 em um cativante bairro em Londres, chamado Clapham. A formação do jovem Alfred foi marcada pelos traços anglicano, severo, ascético e antifeminista, pronunciados em seu pai, orientando-o a princípio para a ordenação clerical. Mas Marshall não se ordenou e a vida o levou a casar-se com umas das primeiras mulheres da Inglaterra a obter grau universitário, Mary Paley Marshall. O controle e a repressão paternal tiveram um efeito marcante e duradouro sobre Marshall, uma vez que é possível encontrar traços disso na sua infância e juventude.

Graças a uma bolsa que seu pai obteve de um diretor do Banco da Inglaterra, aos nove anos de idade, fez seus estudos de letras e línguas clássicas num reputado estabelecimento de ensino. Após esse curso Alfred ganhou uma bolsa de estudos clássicos na Universidade de Oxford, porém, rejeitou o desígnio paterno e foi fazer um curso superior de Matemática na Universidade de         Cambridge, lá foi um dos mais brilhantes estudantes da matéria de sua geração. A Matemática foi a vocação básica e já como economista seu principal instrumento analítico e metodológico, além de ter sido seu caminho de acesso à Economia.

Ao concluir o curso de Matemática em 1865, passou imediatamente a dar aulas dessa ciência como professor titular no Clifton College e em seguida como preparador para os cursos regulares de Matemática em Cambridge, ao mesmo tempo que estudava Filosofia. Foi se afastando gradualmente da Metafísica, da Ética e da Psicologia e abandonou definitivamente a religião, tornando-se agnóstico, e passou então a preocupar-se com a questão social, o que acabou conduzindo-o ao estudo da Economia, matéria essa que nunca fez curso universitário regular e especializado.

Em 1868, ainda com resquícios da metafísica, foi aperfeiçoar seu conhecimento da língua na Alemanha, onde entrou em contato com economistas alemães. Na mesma época cessou o professorado de Matemática e passou a exercer a livre-docência de uma nova cadeira no currículo de Ciências Morais, criada para que ele pudesse dar aulas de Economia Política e Lógica.

Durante os nove anos seguintes Marshall continuo em Cambridge lecionando Economia Política e Lógica e elaborando as bases de seu pensamento econômico. Mais tarde, ingressado no campo da economia, começou a desenvolver suas teorias sobre Comércio Interno e Exterior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)   pdf (135.7 Kb)   docx (20.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com