TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Pesquisa do Curso de Tecnologia gestão ambiental da Faculdade Universidade Metodista de São Paulo.

Por:   •  5/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.861 Palavras (8 Páginas)  •  510 Visualizações

Página 1 de 8

IGARAPÉ BATE ESTACAS

JOSINETE DE SOUZA LOPES ALVES

PAULO PEREIRA

SILVIO RAMIREZ JORIN

Projeto de Pesquisa do Curso de Tecnologia gestão ambiental da Faculdade Universidade Metodista de São Paulo.

Pólo porto velho

DEZEMBRO 2015

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 05

2 JUSTIFICATIVA 06

3 OBJETIVOS 06

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 07

5 CONCLUSÃO 15

6 REFERÊNCIAS 16

RESUMO

O presente projeto de pesquisa tem como objetivo, auxiliar e contribuir para o processo da Revitalização do Igarapé Bate Estaca.

É de suma importância na vida dos moradores da cidade de Porto Velho, o Igarapé que escolhemos pra realizar nosso projeto Proporcionou-nos uma pesquisa abordando todos os temas que nos foram relatados em sala de aula, tornando mais fácil a compreensão do tema abordado, levando ha uma melhor reflexão. Foram realizadas pesquisas in loco. A pesquisa foi realizada por meio de um levantamento de dados e por pesquisa documental relevante para alcançar o objetivo dos trabalhos direcionados a todos os envolvidos no processo de realização do estudo. O Igarapé Bate Estaca, encontra-se localizado no sentido norte da cidade de Porto Velho, com o cumprimento de 110,58KM; é de fundamental importância a cidade de Porto Velho. Um dos maiores Igarapés urbanos de Porto Velho ainda resiste à morte. Em meio ao crescimento desenfreado da capital de Rondônia o Igarapé Bate Estaca sofre degradação desde a nascente até o desaguar no rio Madeira. Esgoto, aterramento, retirada da mata ciliar, desvio do curso d’água, assoreamento são algumas das deteriorações que estão impactando sobre os 110 quilômetros quadrados de área da bacia hidrográfica do igarapé, que vai da nascente ate a foz no rio Madeira.

Palavras Chaves: Bate Estacas, Recursos Hídricos, Saneamento Ambiental, Políticas Públicas, Recuperação e Sustentabilidade.

INTRODUÇÃO

O Igarapé Bate Estaca é um dos maiores Igarapés Urbanos do município de Porto Velho está sendo degradado desde a nascente até o desaguar no rio madeira devido o mau uso do solo, desmatamento, lançamento de resíduos sólidos, efluentes residenciais e industriais, assoreamento, retirada da mata ciliar e desvio do curso da água ocasionando o desequilíbrio da qualidade ambiental. Destaca-se a importância de recuperar a área degradada uma vez que serve de abastecimento de água para sociedade local.

Para tanto, existem o processo de licenciamento ambiental que são procedimentos fundamentados no princípio da legalidade que tem como objetivo disciplinar a construção, instalação, ampliação e funcionamento de estabelecimentos e atividades utilizando os recursos ambientais, consideradas efetivamente ou potencialmente poluidoras bem como aquelas capazes de causar degradação ambiental. Somando-se a isto tem se a Política Nacional do Meio Ambiente que determina por meio da lei n° 6938/81 a responsabilidade pela recuperação das áreas degradadas. Certamente deve ser elaborado um zoneamento ambiental da bacia do Igarapé Bate-Estacas, visando fornecer subsídios ao planejamento para o uso adequado dos seus recursos naturais.

A limpeza a revitalização do Igarapé Bate Estaca e de fundamental importância a sociedade Porto Velho.

Nosso Projeto visa à revitalização do Igarapé Bate Estaca com estudos e pesquisas in loco, demonstrando o estudo a órgãos competentes a sociedade em geral afim que possamos juntos implantar ações sustentáveis que contribuirão para obter a resiliência programada do Igarapé Bate Estacas.

.

1 JUSTIFICATIVA

Através deste venho apresentar a importância de um trabalho especifico para o igarapé bate estacas, que se trata de um afluente do rio madeira com enorme potencial hídrico, e ainda com pouco a ser feito, em vista dos demais, segundo estudos feitos denominado projeto bacias urbanas. No decorrer dos estudos e pesquisa sobre o referido vimos que, no trecho denominado rural ha o interesse da comunidade em recuperar as áreas degradadas, tornando viável o projeto, já que é a maior área e com menos o que fazer, mas para isso acontecer todos devem se conscientizar, e através deste projeto, apresento a solução viável e pratica para que a revitalização do igarapé bate estacas aconteça, e assim podermos desfrutar das belezas que um dia foi vista as margens do mesmo.

2 OBJETIVOS

O Objetivo principal do Projeto é contribuir para a revitalização do Igarapé Bata Estacas importância que tem o Igarapé Bate Estacas junto à comunidade de Porto Velho, sua preservação e conservação e necessária pra atual população como também pra futura geração.

De certo que a recuperação do Igarapé Bate Estacas Necessita de investimento do poder Público, como obras de esgotamento sanitário e desocupação de áreas consideradas de preservação ambiental, ou seja, uma problemática sócio-ambiental. Infelizmente o Igarapé com sua degradação acabam virando um esgoto a céu aberto tomado pelo lixo com uma geração consumista que se tornou a nossa atual sociedade.

Há ações que é irrelevante em sua recuperação coletar, afastar e tratar os esgotos antes de lançá-los no rio. Devemos nos Unir e conscientizarmos que isso não é um trabalho só do poder publico mais da população em geral. Se não cuidarmos da água potável não terá mais, precisamos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (96.2 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com