TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO

Por:   •  27/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.537 Palavras (11 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO

ROBERTA MIRANDA XAVIER DE BARROS









O USO DE APLICATIVOS NO TRANSPORTE

 INDIVIDUAL PRIVADO















SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

2018

ROBERTA MIRANDA XAVIER DE BARROS










O USO DE APLICATIVOS NO TRANSPORTE

 INDIVIDUAL PRIVADO



Relatório Técnico realizado para a disciplina de Metodologia da Pesquisa e Comunicação Científica do Bacharelado de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de São Paulo.

Orientador: Prof. Dr. Presley Serejo


SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

2018

RESUMO

     Juntamente com a chegada do século XXI houve uma verdadeira revolução tecnológica proporcionada por smartphones e seus aplicativos, com impactos em diversos aspectos da vida em sociedade.              

       A inovação da tecnologia ampliou as interações, impactando de diferentes formas o cotidiano, trazendo à tona um novo paradigma que, como qualquer mudança, cria conflitos com as formas tradicionais.

       Entre esses impactos está a realização do serviço de transporte de passageiros por meio de aplicativos destinados a essa finalidade. O presente artigo possui como propósito discutir os impactos dessa nova modalidade de transporte, analisando se essa comodidade é vista como positiva, segura, além de entender mais sobre os serviços e como impactam os serviços tradicionais.

Para a elaboração do relatório, foram analisados artigos já existentes sobre o assunto e, também, houve a realização de uma pesquisa de campo por meio de redes sociais, a fim de obter o conhecimento sobre a faixa etária com maior frequência de utilização e o quão frequente é, além de obter informações sobre a garantia de segurança dos aplicativos e a substituição do táxi tradicional pelos novos meios.












Sumário

Objetivos5

Introdução6

Transporte público e particular8

Desenvolvimento9

Metodologia9

Análise e Resultados10

Faixa etária e frequência de uso10

Escolha do aplicativo e razões11

Substituição do meio tradicional13

   Conclusão15

   Referências16

OBJETIVOS

  • Realizar pesquisa de opinião a fim de caracterizar a visão dos usuários dos aplicativos de transporte individual privado no Brasil;
  • Comparar o perfil dos usuários dos aplicativos para transporte individual 9e entender os motivos de uso e preferência entre um e outro.
  •  Identificar o nível de satisfação dos usuários pelo serviço prestado por cada aplicativo.
  • Levantar dados sobre seus principais usuários, como idade, frequência de uso e opinião;
  • Analisar o efeito que os ridesharings causaram no mercado de transportes por meio de taxis;
  • Discutir se esses transportes podem trazer algum risco à segurança das pessoas;














  1. Introdução

  Diariamente milhões de pessoas se deslocam-se em destino a seus compromissos e o excesso de automóveis geram problemas diversos como altos níveis de congestionamentos, acidentes e conflito com pedestres, dificuldade para estacionar o veículo, aumento de consumo de combustíveis fósseis e da emissão de poluentes, entre outros.

  Em paralelo, o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na sociedade tem sido caracterizado como revolucionário na ajuda de solução desses problemas. A partir delas, novos modelos de negócios ou serviço permitem novas oportunidades de organização e desenvolvimento das cidades. Além disso, suas aplicações são inúmeras e diversificam-se por praticamente todos os setores da economia e são utilizadas como ferramentas para solucionar problemas complexos na administração das cidades. Atualmente, nota-se uma nova tendência de uso das TICs por modelos de negócios inovadores com foco no cidadão também na área de mobilidade, por meio da oferta de serviços de transporte individual remunerado em veículos particulares intermediada por aplicativos de empresas de tecnologia. Por exemplo, a empresa estadunidense Uber que surgiu em 2009 a qual permite que qualquer pessoa possa se cadastrar e passar a oferecer serviços de táxi via aplicativo instalados em aparelhos celulares.

  No Brasil, observa-se um ritmo acelerado na demanda destes serviços, como mostram os dados divulgados na mídia sobre o Uber: atuação em mais de 27 cidades e 4 milhões de usuários ativos ao final de 2016. Esse aumento da base de clientes representa um crescimento de 7 vezes em um ano. O aumento também se deu na oferta: o número de motoristas do Uber também aumentou significativamente, cerca de 10 vezes no mesmo período. Atraídas por esse movimento, outras empresas do ramo aproveitam para se estabeleceram no mercado. Em São Paulo, quatro empresas estão cadastradas para operar - Uber, Cabify, 99POP e EasyGo -, além de outras quatro em processo de credenciamento (O Estado de S. Paulo, 2017).    

  Todos os aplicativos que oferecem o serviço de transporte individuais

funcionam de maneira semelhante, ambos têm a vantagem de passageiro e motorista avaliarem um ao outro, uma maneira de se ter alguma referência atualizada sobre ambas as pessoas, o que faz com que gere mais segurança na hora da utilização do aplicativo. Os condutores passam por avaliação

de antecedentes criminais, em âmbito municipal, estadual e federal, e precisam

ter um seguro que também ofereça cobertura para o passageiro. Melhorias na

segurança do aplicativo são constantes, como poder compartilhar sua

localização com um amigo, chamar a polícia através de um botão no próprio

aplicativo e o acesso a contatos de emergência no próprio aplicativo também. A

flexibilidade no pagamento é um quesito também interessante, tendo em vista

que, o usuário não precisa andar com dinheiro, pois o cartão pode estar

cadastrado no aplicativo, o que resulta na cobrança automática ao fim da

corrida.

   Porém há muita polêmica acerca desses novos aplicativos já que a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)   pdf (218.6 Kb)   docx (93.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com