TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POSIÇÃO DE MERCADO

Trabalho acadêmico: POSIÇÃO DE MERCADO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.657 Palavras (7 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.......................................................................... 04

2. EMPRESA...................................................................................05

3. POSIÇÃO DE MERCADO..........................................................05

4. PRINCIPAIS CONCORRENTES.................................................06

5. ANÁLISE SWOT.........................................................................06

6. ANÁLISE DE MELHORIAS DA EMPRESA...............................07

7. ASPECTOS FAVORÁVEIS DA EMPRESA.................................08

8. MIX DE MARKETING...................................................08

9. PRODUTO.......................................................................09

10. PREÇO.............................................................................09

11. PRAÇA.............................................................................10

12. PROMOÇÃO....................................................................10

13. CONCLUSÃO..................................................................11

14. BIBLIOGRAFIA...............................................................12

INTRODUÇÃO

O Marketing, desde sua aplicação no mercado, tem se especializado, cada vez mais para manter e criar relacionamentos de fidelidade entre empresa e cliente. Quando se desenvolve o marketing nas empresas, se trabalha com um conjunto de atividades que envolvem a vida do produto ou serviço, desde seu planejamento de sua produção até o momento que é adquirido pelo o consumidor.

Atualmente, a grande concorrência existente no mercado faz com que as empresas utilizem as ferramentas de marketing para ganhar a preferência dos consumidores. O marketing através de técnicas como definir e conhecer seu público alvo, praça, preço, promoções e divulgação, tem como objetivos: atender as necessidades e desejos das pessoas e satisfazê-las, obtendo valor para o cliente e lucro para a empresa; criar e manter clientes.

Por meio dele as empresas podem descobrir quem são os seus clientes, onde estão localizados, como se comportam, como eles enxergam a sua empresa, como chegar até eles, onde estão os pontos fortes e pontos fracos da sua empresa e dos seus concorrentes. De posse dessas informações, buscar um novo posicionamento no mercado.

Para a realização de um planejamento de marketing, é necessário que a empresa analise e conheça o comportamento de seus consumidores. Então, concluída a análise de mercado se elabora um plano de ação de marketing que visa auxiliar os administradores a acompanhar melhor as variações de mercado, bem como ter um bom posicionamento, já que a competitividade vem se apresentando cada dia maior.

EMPRESA

NOME – Maxxi Econômica Farmácias

SEGMENTO – Comércio

TIPO DE NEGÓCIO – Farmácia

LOCALIZAÇÃO – Rua Boqueirão, 3382 / Bairro-Estância Velha, Canoas - RS

MISSÃO

O grupo Rede Maxxi Econômica é uma empresa com foco em medicamentos e perfumaria que busca satisfazer as necessidades dos clientes e fidelizar o atendimento, comprometida com a realização das pessoas.

VISÃO

Ser uma empresa comprometida com a saúde das pessoas, expandindo nossas lojas para servirem a comunidade em todo o Rio Grande do sul.

VALORES

Ter a preferência do cliente, segurança das pessoas acima de tudo, pessoas respeitadas, comprometidas e realizadas, foco em resultados, inovação.

Produtos comercializados: Toda linha de medicamentos e perfumaria

Público Alvo: Classe C.

POSIÇÃO DE MERCADO

A empresa escolhida trabalha com atividades do ramo farmacêutico, e sabemos que nesse nicho de mercado tão concorrido na cidade de Canoas, pequenos fatores podem ser fatais para que o cliente procure outra empresa.

Constatou-se que a empresa atende clientes de todas as idades, a maior parte do sexo feminino com 57% e masculino com 43%. O foco da empresa é a classe social C, a maior parte de seus clientes tem preferência pelo baixo preço dos produtos, mas sem deixar de lado atendimento, rapidez e agilidade. A farmácia conta com uma clientela fiel de 54%.

O maior índice de divulgação se dá pela indicação de clientes 41%, outros meios, rádio 28%, revistas de ofertas 12%, site da empresa 19%.

A farmácia Maxxi Econômica encontra-se em 2° lugar como uma das mais lembradas na cidade de Canoas, e conta com 92 filiais em todo o Rio Grande do sul.

Sabe-se que, em média, custa cinco a seis vezes mais para uma empresa atrair um cliente novo do que desenvolver estratégias de retenção para manter um cliente atual. A farmácia deve continuar aprimorando suas estratégias de fidelização de clientes assim sendo, as atividades de marketing de relacionamento precisam estar regidas por metas de atendimento. Essas metas devem ser estabelecidas com o intuito que o serviço atenda a expectativa do cliente.

PRINCIPAIS CONCORRENTES

De acordo com pesquisas realizadas, indicam um mercado bem competitivo.

As que se destacam nessa concorrência que atuam no mercado do Rio Grande Do Sul são: Panvel Farmácias é a maior rede de farmácias da região Sul do Brasil, Mais Econômicas, Rede Agafarma De Farmácias, Farmácias Pague Menos, Droga Raia.

ANÁLISE SWOT

A palavra Swot é uma sigla em inglês originária das palavras Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses),

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com