TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PREÇOS E QUANTIDADES MERCADOS NÃO CONCENTRADOS

Por:   •  20/4/2016  •  Dissertação  •  505 Palavras (3 Páginas)  •  663 Visualizações

Página 1 de 3

DINÂMICA DO MERCADO E SEUS IMPACTOS NAS ORGANIZAÇÕES:

Demanda: manifestação de um desejo, pedido ou necessidade.

Falamos nesta introdução sobre bem econômico. Trata-se da produção de determinados bens e serviços, que são produzidos a partir da chamada Demanda, ou a necessidade, desejo do ser humano de ter ou adquirir um bem.

Por isso além da necessidade de se produzir bens também é fazer com que estes bens cheguem a quem os deseja.

Na antiguidade a maneira de se produzir bens era feita de forma escravizada, já na Idade Média o trabalho era feito de forma servil, por um servo que aprendeu a fazer com seu pai e ensinara aos seus filhos. Mas o que se há de ver é que para que exista um modo de produção sempre haverá um indivíduo que ganha com o suor do rosto de outros.

Cada modo de produção tem suas próprias regras, podendo ser:

Aquilo que deve ser produzido,

Quem deve produzir

Quantidade de produção

E quem será o alvo do produto a ser produzido.

A Economia de mercado procura considerar que o mercado para existir é necessário o agente de demandante e o agente ofertante, ou seja, há um objeto de desejo chamado de objeto de transação ou mercadoria.

O agente demandante (consumidor) e o agente ofertante (empresa) configuram os elementos básicos para definição dos preços e quantidade de mercado.

Lembrando que entram nas economias de mercado como objeto de oferta as divisas internacionais, moeda, força de trabalho e outras.

Os preços são definidos a partir da lei de oferta e procura entre empresas e consumidores, e só existira o lucro se a procura for maior que a oferta e levando em consideração também, os custos envolvidos na produção e distribuição do produto.

É necessário que o consumido tenha além de desejos e necessidades dinheiro para comprar. Quanto maior o poder aquisitivo maior a demanda e maior o lucro. Já a concorrência ou a substituição de um produto estabiliza os preços tornando-os mais baratos, o preço pode ser um estimulo negativo e positivo, uma vez q para o consumidor há uma compra maior quando se está baixo o preço, e a empresa precisa maximizar seu lucro.

PREÇOS E QUANTIDADES DE MERCADOS NÃO CONCENTRADOS

Em mercados competitivos, os preços e as quantidades são chamados de ‘Lei de oferta e da demanda’.

No caso especifico da ampliação da quantidade ofertada, será acompanhada pela redução de custo e de preço, com essa redução o consumidor reage positivamente ampliando a quantidade demandada. Nesse mercado os preços são variáveis devido a alta competitividade e fica difícil para a empresa obter preços mais elevados onde a concorrêncoa é acirrada.

“ Assim sendo, nestes mercados competitivos ocorre uma natural tendência à queda de preços ao consumidor, na medida em que fatores diversos contribuem para uma ampliação da oferta sem prejuízo da nargen de comercialização do ofertante. Aquele que não puder acompanhar a redução de custos se verá forçado a diminuir sua margem, com reflexos sobre a própria permanência na indústria em questão”. (FÁBIO e FAUZI, 1998, P 51)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (82.2 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com