TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRINCIPAIS PAÍSES INTEGRANTES DO PACTO DE VARSÓVIA

Por:   •  29/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.412 Palavras (10 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 10

       SUMÁRIO

INTRODUÇÃO............................................................................................................5

  1. PACTO DE VARSÓVIA........................................................................................6

  2. PRINCIPAIS PAÍSES INTEGRANTES DO PACTO DE VARSÓVIA...................9

  1. UNIÃO SOVIÉTICA.........................................................................................9

  2. POLÔNIA.......................................................................................................10

  3. HUNGRIA.......................................................................................................12

  1. A PARTICIPAÇÃO DO BRASIL NO TRATADO.................................................15

CONCLUSÃO............................................................................................................16

BIBLIOGRAFIA..........................................................................................................17


INTRODUÇÃO

O Pacto de Varsóvia teve inicio em 1955 e foi um acordoo cooperação entre os países do Leste Europeu que teve como principal objetivo se proteger contra os países integrantes da OTAN.

O Pacto nasceu durante a Guerra Fria- uma guerra indireta entre Estados Unidos e União Soviética que teve inicio após o final da Segunda Guerra mundial e teve como principal símbolo a divisão da Alemanha em duas(Ocidental e Oriental).

As relações entre os países integrantes se fortaleceu quando o acordo foi assinado, porém começou a se desgastar devido a políticas de comando que partiram principalmente do líder do acordo- A URSS.

  1. PACTO DE VARSÓVIA

[pic 1]

Figura 1 - OTAN (em azul) e países integrantes do Pacto de Varsóvia (WarsawPact)

Com o fim da Segunda Guerra Mundial em 1945, os países que a venceram entravam em contraponto. Os Estados Unidos eram uma potência fortemente capitalista e a União Soviética era socialista desde a Revolução Russa ocorrida em 1917 e essas duas formas econômicas desenfrearam no mundo a bipolaridade- onde cada país do mundo optou e/ou foi influenciado a seguir uma dessas formas econômicas/ideológicas.

Apesar das duas potências se diferirem entre seus ideais nunca houve confronto direto entre as mesmas, algo que era possível, pois as duas tinham condições para se destruírem. O conflito entre as potências era apenas algo ideológico e o mundo entrou na chamada Guerra Fria – uma Guerra indireta em que as duas maiores potências tentavam ser melhores do que a outra, tendo dentre principais pilares a procura por ser melhor militarmente, politicamente, economicamente e em qualquer eventos que pudessem demonstrar a hegemonia desses países(como as Olimpíadas).[pic 2][pic 3]

Com o confronto indireto com a União Soviética, os Estados Unidos buscaram aliados para continuar defendendo o capitalismo e se protegendo militarmente, nasceu assim em 1949 a OTAN.

Com isso, a União Soviética viu que precisaria de aliados também para seguir comunista e se defender de possíveis conturbações que o bloco capitalista viesse a trazer. Foi então que em 1955 surgiu o Pacto de Varsóvia, conhecido também como Tratado de Varsóvia.

O Pacto de Varsóvia firmou um acordo militar de cooperação, seu líder era Ivan Konev. Foi criado em 14 de maio 1955 na Polônia, na cidade de Varsóvia, e, por isso o nome. Atuava tanto no cenário militar como no econômico.

Foi uma ação iniciada pela União Soviética que trouxe mais os países comunistas do Leste da Europa - Alemanha OrientalBulgáriaHungria, Polônia, Tchecoslováquia e Romênia. O único país se recusou a integrar foi a Iugoslávia.

Apesar da criação do Pacto ter sido na Polônia, a sede militar era instalada na cidade de Moscou, porque a Rússia era a capital da União Soviética.

As ações de maior destaque do Pacto de Varsóvia foram participações em jogos(dentre eles os Olímpicos e em qualquer competição que envolve-se os países integrantes da OTAN), A guerra da Coréia e do Vietnã e em guerras internas, ou seja, guerras civis e manifestações internas que buscavam acabar com o Tratado.

A guerra da Coréia foi caracterizada pela separação entre as Coreias do Norte e do Sul que buscavam cada uma um tipo de economia- sendo a Coreia do Sul capitalista e a do Norte Comunista. A guerra começou após a Revolução Maiosta na China que acabou influenciando fortemente a Coréia a ser completamente socialista, porém teve grande resistência da Coréia do Sul – que era patrocinada pelos Estados Unidos. A URSS cedeu apenas auxilio militar enquanto os Estados Unidos através da ONU tiveram um confronto direto. Essa guerra não só marcou o mundo como uma quase 3ª Guerra Mundial como também demonstrou que a China já estava se fortalecendo militarmente –uma características de super potencias. Essa guerra só termina em 1953 com a assinatura do Armistício de Panmunjon.

Já na Guerra do Vietnã, tanto os Estados Unidos quanto a União Soviética tiveram participação efetiva na Guerra. Os soviéticos apoiavam o Vietnã do Norte enquanto os americanos, o Vietnã do Sul e esse confronto ocorreu após Ngo Diem deu um golpe de Estado – tornando –se ditador em 1955. Esse golpe teve grande participação americana, que cedeu dinheiro, armamento e soldados para o golpe. Porém os Vietnamitas do Sul(vietcongs) se revoltaram e atacaram o exército do ditador. Esse conflito teve também a participação direta dos Estados Unidos que em 1964 entraram na Guerra. Esse conflito teve fim em 30/04/1975 e foi marcado principalmente por ser o confronto mais violento da segunda metade do século XX e pela perda da Guerra pelos Estados Unidos.[pic 4][pic 5]

Em 1956 na Hungria e Polônia uma minoria revoltosa contra o Tratado, onde as ações militares entraram em confronto e reprimiram os pequenos grupos. Em 1968 houve o evento conhecido até hoje como Primavera de Praga, na Tchecoslováquia. Esta foi uma ação em prol de reformas liberalizantes que buscava fugir de dogmas do socialismo centralizador, porém o movimento foi fortemente combatido pelos países integrantes do Pacto de Varsóvia, já que este era formado pelos países socialistas da Europa.

A partir da década de 80 o socialismo começou a ter complicações. O muro de Berlim foi derrubado e já fez com que o Pacto perdesse um de seus aliados, a União Soviética estava em crise e a Europa em um contexto geral passava por mudanças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (231.3 Kb)   docx (144.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com