TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRINCÍPIO DA OPERAÇÃO

Tese: PRINCÍPIO DA OPERAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  Tese  •  356 Palavras (2 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 2

O 555 é produzido por inúmeros fabricantes, os quais agregam características próprias ao CI, tais como, diferentes encapsulamentos, frequências, tensões e correntes de trabalho. Os fabricantes disponibilizam componentes com tensões de alimentação na faixa de 0,9 até 18 V, frequências de trabalho de até 5 MHz e correntes de saída que podem chegar a 200 mA. Como pode operar com tensões baixas, o 555 é adequado para o trabalho com baterias e modernos circuitos digitais. Isso também é balizado pelos modernos 555 que necessitam de correntes na ordem de μA para operação.

O 555 pode ser utilizado em circuitos monoestáveis ou astáveis (osciladores), com períodos que podem variar de microssegundos até vários minutos. Por sua capacidade no fornecimento de corrente, pode acionar diretamente cargas, tais como: relés, pequenos motores e LEDs de potência.

2. PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO

O 555 possui 8 pinos como pode ser observado na Figura 3, sendo composto basicamente por dois comparadores, um Flip-Flop SR (Set-Reset), um estágio de saída e uma rede resistiva com três resistores iguais de 5 kΩ (daí o nome de 555).

FIGURA 3 – Pinagem do 555.

Um diagrama simplificado é apresentado na Figura 4. Um diagrama completo, o NE555 da ST Microelectronics, é composto por 24 transistores, 17 resistores e 2 diodos, como pode ser visto na Figura 5. Nesta, pode-se notar a simplicidade interna do 555. O 555 é o resultado de uma combinação de comparadores lineares (Amplificadores Operacionais – AMPOPs) (PERTENCE JR, 2003) e um Flip-Flop SR (TOCCI, 2008), conforme mostrado na Figura 4. Uma conexão em série de três resistores determina os valores das tensões de referência para os dois comparadores (2/3 VCC e 1/3 VCC). A saída desses comparadores habilita ou desabilita o Flip-Flop. A saída deste é aplicada a um estágio amplificador de saída (AMPOP de ganho unitário). O Flip-Flop também opera um transistor dentro do CI, que tem a função de descarregar o capacitor de temporização.

Como será visto, o processo de temporização é baseado no tempo de carga e descarga de um capacitor externo, adequadamente conectado ao 555.

FIGURA 4 – Diagrama esquemático simplificado do 555.

FIGURA 5 – Diagrama esquemático completo do 555

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com