TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUTOS E SERVIÇOS - SISTEMAS ECONÓMICOS

Projeto de pesquisa: PRODUTOS E SERVIÇOS - SISTEMAS ECONÓMICOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  755 Palavras (4 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 4

BENS E SERVIÇOS - SISTEMAS ECONÔMICOS

Continuação da 1 aula .... SE

Bens e Serviços

Bem: É tudo aquilo que satisfaz direta ou indiretamente os desejos e necessidades dos seres humanos.

Bens materiais ou tangíveis: São aqueles que podemos tocar. Ex: água, alimento, máquina, veículos etc.

Bens imateriais ou intangíveis: São aqueles que não têm existência física.constituem-se na propriedade imaterial da empresas Ex: software, direitos autorais, marca, patente, tecnologia, Know- How

Bens livres: São os que existem em grande quantidade, podem suprir de maneira satisfatória as necessidades de todos os indivíduos e, consequentemente, não possuem valor econômico. A chuva, o vento, o sol e o ar são exemplos de bens livres.

Bens econômicos: São aqueles que têm utilidade para a vida humana, mas são de certa forma escassos, limitados, e sua obtenção custa trabalho.

Bens de capital: São aqueles que não satisfazem às necessidades humanas de forma direta, ou seja, aqueles que são utilizados na produção dos bens de consumo. Ex: fábricas, máquina, ferramentas, matéria prima.

Bens de Consumo: São aqueles que satisfazem de forma direta e imediata as necessidades humanas. Estão classificados em duráveis (móveis, veículos, imóveis) e não duráveis (alimentos, jornais, perfumes).

Bens intermediários: São aqueles que sofrem transformações antes de se converterem em bem de consumo ou de capital.

Serviços

O trabalho, quando não é destinado à criação de bens, isto é, de objetos materiais, tal como o realizado por um agricultor ou um pedreiro, visa à produção de serviços.

Os serviços são aquelas atividades que, sem criar objetos materiais, se destinam direta ou indiretamente a satisfazer necessidades humanas.

Teoria das Necessidades Humanas

Tal teoria foi desenvolvida por Abraham H. Maslow. Segundo ele, o homem é motivado por necessidades organizadas numa hierarquia de relativa prepotência. Isto quer significar que uma necessidade de ordem superior surge somente quando a de ordem inferior foi relativamente satisfeita.

As necessidades do ser humano são ilimitadas, ou seja, ele não se satisfaz com o que consegue, estando sempre em busca de novas conquistas, realizações e experiências.

As necessidades humanas estão divididas em dois tipos: as necessidades fisiológicas ou materiais, que dizem respeito à vida sadia do nosso corpo como alimentação. O homem é um animal dotado de necessidades; assim que uma de suas necessidades é satisfeita, surge outra em seu lugar. E Esse processo não tem fim: é contínuo, desde o nascimento até a morte. O homem só busca o pão quando não há pão.

As necessidades psicológicas ou imateriais, que estão relacionadas á vida do espírito ou da mente.

Para a satisfação das necessidades as pessoas recorrem à obtenção de bens.

As necessidades dão lugar ao desejo, que ocasionas tensões, que dão lugar as ações, que dão com resultado a satisfação.

O PROBLEMA FUNDAMENTAL DA ECONOMIA- A ESCASSEZ

Em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com