TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema de Vendas de Produtos Online

Por:   •  13/10/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.165 Palavras (9 Páginas)  •  862 Visualizações

Página 1 de 9

Sistema de Vendas de Produtos Online

  1. Objetivo

Descrever as principais funcionalidade de um Sistema de Vendas de Produtos.

  1. Componentes

 

  1. Descrição do Problema

O fornecimento de materiais para clínicas e hospitais é um processo complexo e que requer um amplo conhecimento da demanda, das tendências de uso de novos materiais, dos fabricantes nacionais e do exterior, bem como da legislação em todas suas esferas. Devido à criticidade do atendimento médico na hora certa e com todos os materiais necessários, a logística é outro fator de vital importância para esse negócio.

Outro aspecto de grande relevância diz respeito ao controle de prazos de entrega e de faturamento, uma vez que é comum os compradores solicitarem parcelamento tanto da entrega quanto do pagamento, sendo que, além disso, em alguns casos o comprador representa um grupo de empresas e requer que o fornecimento seja distribuído geográfica e financeiramente.

Soma-se a essas características o fato de que esse mercado é fortemente concorrido. Diante desse cenário, para que uma empresa tenha capacidade de competir nesse mercado é de suma importância que seus processos sejam eficientes. E para que tal eficiência seja alcançada suas atividades precisam ser apoiadas por sistemas computacionais igualmente eficientes.

[pic 1]

Figura 1 - Diagrama de Arquitetura


  1. Dificuldades acidentais

Os dados inerente ao negócio estão atualmente armazenados no ambiente interno da empresa, sendo utilizado principalmente através da intranet pelos próprios funcionários da Organização. Com a implantação do site, será necessário acessar os dados de clientes, produtos e estoque diretamente da base de dados da empresa, através do barramento de serviços ainda não desenvolvido.

  1. Dificuldades essenciais

  1. Complexidade

Pela necessidade de fornecer uma camada de aplicação para os usuários externos poderem efetuar compras de produtos oferecidos pela empresa, o sistema de vendas de produtos online será hospedado em um servidor público com capacidade de fornecer tais serviços e um desempenho aceitável para os clientes.

Entretanto, os principais dados de produtos, clientes, vendas, estoque e outros aspectos relacionados ao negócio serão armazenados internamente no ERP da empresa, principalmente por questões de segurança da informação. Nesse contexto, os seguintes aspectos de complexidade podem ser enumerados:

  • Necessidade de comunicação do site com o ERP da empresa de forma rápida, segura e confiável, seja enviando, seja consultando dados;
  • Garantia de sincronização das informações disponibilizadas no site com os estoques e produtos disponíveis nos sistemas internos, impedindo que informações desatualizadas sejam exibidas ao usuário.

Devido a natureza do negócio, é importante garantir que somente usuários aprovados pela equipe especializada tenha acesso aos produtos oferecidos. Nesse contexto, o seguinte aspecto de complexidade pode ser enumerado:

  • Necessidade de garantir que o processo de negócio do cadastro e aprovação do primeiro cadastro seja executado sem falhas e que impeça o acesso do possível usuário ao sistema.

  1. Conformidade

O sistema deve estar preparado para ser executado exclusivamente em ambiente Web, rodando em linguagem Java em webserver Jboss para o sistema operacional Linux e utilizando banco de dados Oracle.

A aplicação deve ser capaz de descobrir e acessar o provedor de Serviços da empresa de forma a acessar e transmitir as informações de clientes, produtos, vendas e estoque.

  1. Flexibilidade

As normas que regem a área de negócio ao qual o site atende mudam com relativa frequencia. As mudanças na legislação sobre o assunto são, por vezes, pequenas e não geram grandes impactos no negócio. Entretanto, algumas alterações podem gerar impactos significativos que afetam não toda a cadeia de processos. O site deve ser capaz de refletir as mais recentes alterações na legislação que rege o setor de produtos hospitalares.

  1. Intangibilidade

Devido a natureza dos serviços oferecidos pelo site, é necessário garantir a disponibilidade do sistema. É conhecido que em períodos que antecedem grandes eventos populares, principalmente o Carnaval, a demanda por produtos e serviços hospitalares e médicos aumenta, gerando consequentemente uma maior carga de acesso ao sistema.

  1. Solução Proposta

O Sistema de Vendas de Produtos online é uma aplicação voltada para o segmento hospitalar onde profissionais da área de compra podem adquirir produtos relacionadas às áreas de especialização dos hospitais tais como, materiais e medicamentos.

No sistema, um usuário realiza um cadastro prévio contendo seus dados pessoais como nome, CPF, email e telefone de contato, e os dados do hospital em que trabalha ou da rede de hospitais que representa, informando a razão social, nome fantasia, CNPJ e endereço completo do(s) hospital(is). A conta de usuário é cadastrada para a pessoa física, representante dos hospitais.

Os hospitais cadastrados no sistema e associados a um usuário poderão ser públicos ou privados. NÃO é permitido que um mesmo hospital possua mais de um representante cadastrado no sistema.

O cadastro deste usuário passa por uma avaliação de profissionais especializados e é aprovado ou não. Os clientes com cadastro aprovado, recebem um login e senha através do email informado, tendo a partir de então, acesso ao ambiente privado do site.

Após a aprovação do cadastro, o usuário poderá incluir novos hospitais em sua lista de representação, sendo necessária aprovação de cada um deles pela equipe de profissionais do site. O usuário não poderá realizar qualquer compra no site ou solicitar entrega de produtos a hospitais ainda não aprovados pela equipe do site.

O site deve exibir uma listagem de produtos disponíveis de acordo com todos os estoques. Produtos não existentes nos estoques devem ser exibidos porém sem a possibilidade de inclusão no carrinho de compras.

Após a seleção dos produtos, o cliente pode optar pela entrega ser realizada em um único endereço especificado ou nos diversos endereços (incidência de ICMS de cada região) dos hospitais cadastrados, especificando quantidade (em valores absolutos ou relativos) e/ou por períodos de distribuição (a cada mês, a cada semestre), processo este denominado entrega por demanda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (278.8 Kb)   docx (266 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com