TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROGRAMAS LIVRES EM GRANDES EMPRESAS

Projeto de pesquisa: PROGRAMAS LIVRES EM GRANDES EMPRESAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.353 Palavras (6 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 6

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR

“FREELANCERS ABREM ESPAÇO NAS GRANDES EMPRESAS”

Santa Cruz do Sul

2013 

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR

“FREELANCERS ABREM ESPAÇO NAS GRANDES EMPRESAS”

Trabalho apresentado ao Curso de Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Teoria Geral da Administração, Comunicação e Linguagem, Homem, cultura e socierade e comportamento organaizacional.

Profs.:Elisa Nantes, Fabiano Galão, Ivan Campos,

Mônica Silva e Wilson Sanches.

Sumário

1 QUESTÃO 4

2 QUESTÃO 5

3 QUESTÃO 7

4 QUESTÃO 9

5 QUESTÃO 11

REFERÊNCIAS 12

1 QUESTÃO

As organizações como a IBM, e outras citadas no texto, apresentam certa flexibilidade no que diz respeito à sua estrutura e organização interna para suportar a possibilidade de contratar profissionais sem vínculos formais. Baseado nessa constatação responda: Como esse tipo de organização se diferencia das chamadas organizações burocráticas?

Nas organizações burocráticas os funcionários trabalham em um escritório, recebem seus salários no final do mês, tem horários fixos e seguem uma linha de hierarquia. Neste novo modelo utilizado pela IBM e tantas outras empresas cada dia ganha novos adeptos, pois possui uma flexibilidade nos horários, na ideologia e incentivos. Neste segmento o importante é o resultado, ou seja, o funcionário ou o freelance pode elaborar os trabalhos em casa ou onde quiser, tendo um tempo específico para a entrega do projeto proposto pela empresa solicitante.

2 QUESTÃO

Consideradas como empresas de vanguarda, as empresas de tecnologia como a IBM, seguem uma tendência de maior flexibilidade e maior adaptação às necessidades do mercado. Facebook e o Google também são empresas que empregam modelos de gestão “diferentes”, e são tida como grandes exemplos de sucesso no que refere-se a extrair resultados de seus colaboradores. Faca uma pesquisa acerca destas empresas citadas, observem a teoria e os modelos clássico de gestão e comparem os modelos, deixando claro onde estão as diferenças.

As empresas citadas na questão são conhecidas por terem uma cultura corporativa informal. Os funcionários são incentivados a elaborar projetos, estimular a criatividade, assim criando os programas, aplicativos, e desta forma gerando renda para a empresa. São empresas onde o funcionário tem flexibilidade tanto no horário como local, e a forma remuneração. O facebook e o Google fazem os colaboradores criarem ao mesmo tempo em que se divertem nesta informalidade os funcionários se sentem mais livres e arriscam mais, muitas vezes nestes projetos e que acontecem os grandes lucros destas empresas.

A empresa Google destina 20% das horas de trabalho para o funcionário desenvolver projetos pessoais. Isso é dar espaço ao profissional para criar, experimentar e desenvolver novas ideias, estimulando a diversidade. Estes projetos já geraram cases famosos como Orkut e o Google Wave, entre tantos outros.

QUADRO 1 Diferenças entre empresas comuns e inovadoras

EMPRESA ATUAL EMPRESA INOVADORA

Ambiente formal Ambiente informal

Empresa voltada para controle Empresa voltada para resultados

Empresa focada em resultados passados Empresa focada em resultados futuros

Não há estimulo para criatividade Há estimulo para criatividade

Punição aos erros Tolerância a erros

Quadro elaborado pelo autor.

Estas são atitudes de empresas inovadoras, as quais definem recursos para projetos de inovação. Promovendo a busca de conhecimento e desenvolvendo reconhecimento e recompensa para os funcionários, tornando-os motivados a contribuir mais pela empresa.

3 QUESTÃO

Para responder a questão 03 leia os fragmentos a seguir que foram retirados do texto.

A) São Paulo – Mais de 430.000 funcionários trabalham nos escritório da gigante de tecnologia americana IBM em 170 países [...].

B) [...] Segundo a consultoria americana Elance, que conecta empresas a freelancers de mais de 150 países, a base de companhias que contratam esses profissionais passou de 850.000 para 1,3 milhão apenas no último ano.

C) [...] Mas só nos Estados Unidos estima-se que 40 milhões de pessoas – o equivalente a um treco da força de trabalho americana- dedicam-se a trabalhos independentes, segundo o Freelancers Union, sindicato desses profissionais no país. Na Alemanha, apenas metade das pessoas trabalha 8 ou 9 horas por dia e cinco dias por semana para o mesmo empregador.

D) [...] “Muitas empresas precisam de gente em pouco tempo para suprir a demanda de projetos de expansão”, afirma Carolina Azevedo, executiva da empresa de recrutamento Michael Page.

E) A americana Robert Half e a inglesa Michael Page trouxeram o serviço para o Brasil há cerca de três anos, e a procura só aumenta. “Esse segmento, que responde pela maior parte da receita global, já equivale a 20% de nosso faturamento no Brasil”, diz Fernando Mantovani, diretor do escritório brasileiro da Robert Halt, que hoje tem 200 profissionais contratados por empresas brasileiras nesse sistema.[...]

A construção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com