TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUTOS LIVRES EM GRANDES EMPRESAS

Tese: PRODUTOS LIVRES EM GRANDES EMPRESAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/4/2014  •  Tese  •  1.515 Palavras (7 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 7

CURSO SUPERIOR DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

1º SEMESTRE

Taubaté - SP

2013

FREELANCERS ABREM ESPAÇO NAS GRANDES EMPRESAS

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Bacharelado em Administração da UNOPAR Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de: Teoria Geral da Administração, Comunicação e Linguagem, Homem, Cultura e Sociedade, Comportamento Organizacional dos Professores: Fabiano Galão, Ivan Campos, Elisa Nantes, Wilson Sanches e Mônica Silva.

Taubaté -SP

2013

OBJETIVO

Aprofundar os conhecimentos teóricos adquiridos nas disciplinas do primeiro semestre por meio da reportagem “Freelancers abrem espaço nas grandes empresa”.

RESPOSTA QUESTÃO 1:

O termo “Burocracia” trás várias concepções como:

• Excesso de normas e regulamentos,

• Limitação da iniciativa,

• Desperdício de recursos e

• Ineficiência generalizada dos organismos estatais e privados.

Segundo Max Weber, Burocracia é um tipo de poder suficiente para a funcionalidade eficaz das estruturas organizacionais. A Característica principal reside racionalidade do ponto de vista das atividades desempenhadas na organização. Na Burocracia, a liderança se dá através de regras impessoais e escritas numa estrutura hierárquica.

Dentre as várias características da Teoria da Burocracia, destacam-se:

- Para desenvolver o modelo burocrático, é necessário que haja economia monetária para o pagamento em favor do trabalho;

- No desempenho de cada cargo ou função tem que existir normas impessoais e escritas;

- Divisão do trabalho e especialização das tarefas e competências;

- Ausência de controle externo à organização;

- Previsão de comportamento dos funcionários e da organização.

Em resumo a Burocracia busca amenizar as conseqüências das influências externas à organização e harmonizar a especialização dos seus colaboradores e o controle das suas atividades de modo a se atingir os objetivos através da competência e eficiência.

Existem fatores que desviam a Burocracia, tornando mais um obstáculo que um instrumento administrativo. Dentre esses fatores destacam-se:

- Individualismo;

- Impedimento de desenvolvimento criativo dos funcionários;

- Incapacidade dos indivíduos compreenderem seu papel dentro do todo organizacional, pois está focado em normas que objetivos etc.

Quando abordam o tema motivação, muitos líderes pensam em recompensas financeiras para impulsionar uma produtividade e melhorar a qualidade do trabalho. Infelizmente, essas decisões são tomadas sem a preparação e o conhecimento administrativo e a mudança cultural em termos de valorização do ser humano.

Um líder deve-se aculturar e se enriquecer de conhecimentos científicos que o permitam transformar a liderança da arbitrariedade na liderança da consciência e da ciência. Os processos motivacional e de liderança requerem comprometimento com o próximo, com sua vida, dentro ou fora da organização.

Baseando nas informações já citadas, pode-se dividir as organizações burocráticas em duas categorias:

1ª Organização burocrática rotineira – possui atividades repetitivas e são praticamente imutáveis, tende a seguir as regras estabelecidas, a qual corrompe o nível de motivação dos colaboradores;

2ª Organização burocrática complexa – o problema se agrava na liderança e motivação, pois falta liberdade à inovação e à criatividade.

Atualmente, diante das transformações sociais e tecnológicas levam a busca por modelos administrativos eficazes, tendo regras adequadas ou não, que cabe ao administrador conhecer os seus colaboradores, fazendo um mix de suas atitudes, tendendo para a parcialidade ou para a imparcialidade em função da situação abordada e de cada pessoa individualmente considerada.

Ao administrador resta a opção única de armar de conhecimentos científicos capazes de guiá-lo e capacitá-lo na busca das melhores soluções através de todos os esquemas administrativos desenvolvidos no decorrer dos tempos, permitindo-o desenvolver o seu próprio.

Pode-se concluir que as organizações modernas que querem manter competitivas nesse mercado acirrado terão que adotar novos modelos de gestão, em que haja flexibilidade nas normas e que considerem as pessoas como parceiras e não como meros recursos é o caso dos freelancers que executam tarefas específicas e pronto, trabalham por conta própria, tem liberdade para trabalhar em casa em horários alternativos.

RESPOSTA QUESTÃO 2:

Facebook e Google são empresas inovadoras, tem um monte de funcionários criativos com um monte de ideias. Algumas dessas ideias ainda são relevantes para as necessidades das empresas.

A empresa inovadora fornece aos seus funcionários um ambiente de confiança e liberdade. Há um monte de risco envolvido em inovação. Ideias altamente criativas, muitas vezes podem parecer estúpidas, inicialmente. Se os empregados temem o ridículo para compartilhar idéias extravagantes, eles não irão compartilhar essas idéias. Da mesma forma, se os funcionários temem repreensão por participar de projetos mal sucedidos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com