TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUTOS LIVRES GRANDES EMPRESAS

Relatório de pesquisa: PRODUTOS LIVRES GRANDES EMPRESAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.523 Palavras (7 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 7

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

FREELANCERS ABREM ESPAÇO NAS

GRANDES EMPRESAS

Parintins

2013

FREELANCERS ABREM ESPAÇO NAS

GRANDES EMPRESAS

Trabalho apresentado ao Curso Bacharelado em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como requisito para obtenção de média interdisciplinar referente ao 1º simestre de 2013.

Professores: Fabiano Galão, Ivan Campos, Elisa Nantes, Wilson Sanches e Mônica Silva

Parintins

2013

01. Organizações como a IBM, e outras citadas no texto, apresentam certa flexibilidade no que diz respeito à sua estrutura e organização interna para suportar a possibilidade de contratar profissionais sem vínculos formais. Baseado nessa constatação responda: Como esse tipo de organização se diferencia das chamadas organizações burocráticas?

Burocracia é uma organização ou estrutura organizativa caracterizada por regras e procedimentos explícitos e regularizados, divisão de responsabilidades e especialização do trabalho, hierarquia e relações impessoais, segundo Claudio Borges. Se tratando de empresas formais, visualizamos muito bem este estilo de trabalho e a grande maioria preferem ser Burocráticas. Quando nos referimos a empresas como IBM e Facebook, que possuem um estilos de trabalho digamos “alternativo”, com uma proposta de que para produzir com criatividade é necessário liberdade e informalidade, percebemos um novo estilo de trabalho, onde o objetivo é produzir e produzir com qualidade sem regras rígidas que possam atrapalhar o processo. Como e onde será realizado este trabalho, fica por conta do profissional que tem a liberdade de fazer seus horários, da sua casa muitas vezes mas, com a responsabilidade de trazer resultados positivos no prazo estipulado. Enfim, enquanto a burocracia trata de regras rígidas para se ter resutados, o outro prioriza resultados sem a formalidade da Burocracia.

02. Consideradas como empresas de vanguarda, as empresas de tecnologia como a IBM, seguem uma tendência de maior flexibilidade e maior adaptação às necessidades do mercado. Facebook e Google também são empresas que empregam modelos de gestão “diferentes”, e são tidas como grandes exemplos de sucesso no que refere-se a extrair resultados de seus colaboradores. Faça uma pesquisa acerca destas empresas citadas, observem a teoria e os modelos clássicos de gestão e comparem os modelos, deixando claro onde estão as diferenças.

Conforme a pesquisa, as três empresas possuem algo em comum: Tecnologia, e quando falamos em tecnologia nos referimos a mudanças rápidas e globalizadas. Empresas como o Facebook, IBM e Google para manterem-se nesse mercado competitivo e cheio de mudanças, precisam de idéias inovadoras e para isso, precisam de pessoas com espírito empreendedor. E isso é outro fator muito parecido entre elas, o fato de valorizarem seu capital intectual, ou seja, pessoas, muito mais que bens materiais. Uma das formas de valorizarem as pessoas é tratando esse profissional como parte da empresa, como responsável pelo o crescimento, pelos resultados, pelo sucesso. Uma das formas que essas empresas tentam reter essas mentes criativas é fazendo que eles se sintam em “casa”. Ambiente informal na empresa, jogos, salas de descanso, academia de ginastica, flexibilidade de horários, realizar seu trabalho em casa ou em outro lugar da preferencia do profissional, bonificações, viagens, são algumas ferramentas que essas empresas utilizam para reter seus talentos estimulando esse profissional cada vez mais a ter suas melhores idéias. Em comparação aos modelos clássicos de gestão muita coisa mudou. Taylor, com sua teória da adminstração científica, criou alguns princípios como:

• Tempo-padrão - a chefia estipulava seu tempo para produzir, não levando em consideração fatores pessoais. Esse estilo de liderança nas empresas citadas não funcionaria, pois elas tratam seu profissional como um ser individual e que cada um tem seu ritmo de trabalho, de aprendizado e experiência.

• Divisão do trabalho- cada funcionário tinha sua atividade específica e individualizada para que houvesse uma superespecialização deste na atividade, tranformando a tarefa repetitiva e enfadonia. Hoje os profissionais destas empresas são conhecidos com “multifuncionais”, todos tem a habilidade de realizar uma ou mais tarefas sem comprometer a qualidade da mesma.

• Gerentes planejam operários executam- Esse princípio não cabe dentro dos novos modelos de organizações, pois sabem que quanto mais idéias seus colaboradores geram, mais opções de sucesso terão. E mais, os profissionais se sentem valorizados quando a empresa leva em consideração suas idéias.

• Incentivos salariais - Taylor dizia na sua teoria que todo funcionário só dava o seu máximo quando havia incentivos monetários. Quanto mais se trabalha mais se ganha. Hoje sabemos que o funcionário não só se incentiva com dinheiro, mas principalmete com incentivos não monetários, como no exemplo das empresas citadas.

Paralelamente, Fayol com sua teoria Clássica, enfatizou principalmente:

• Hierarquia, Unidade de Comando, Unidade de Direção – Criaram-se os departamento e setores, os cargos de cada um. Percebemos por exemplo na empresa Facebook que os setores existem, os gestores também, mas não há rigidez em se seguir escalas hierárquicas. Se precisar falar com o presidente, terá toda a liberdade de passa pelo gestor imediato e ir até ele.

Percebemos que ainda muitas empresas utilizam desses modelos clássicos de gestão mas, empresas como IBM, Facebook e Google preferem moldes mais modernos e flexíveis, dando ao seu colaborador a chance de fazer a diferença não só na empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com