TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO PÚBLICO SEMPRE É TEMPO DE APRENDER

Por:   •  16/1/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.965 Palavras (16 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI – URCA

CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS – CESA

DEPARTAMENTO DE ECONOMIA

PROJETO PÚBLICO

SEMPRE É TEMPO DE APRENDER

ANDERSON FRANCELINO LIMA

CÍCERO GOMES LOPES

LUZIANA PEREIRA DE SOUZA

ROSIVAM NELO VIEIRA

CRATO – CE

2016

ANDERSON FRANCELINO LIMA

CÍCERO GOMES LOPES

LUZIANA PEREIRA DE SOUZA

ROSIVAM NELO VIEIRA

PROJETO PÚBLICO

SEMPRE É TEMPO DE APRENDER

        

Projeto Público apresentado como requisito para obtenção de nota na disciplina de Elaboração e Avaliação de projetos, realizado sob orientação da professora Mrs. Valéria Feitosa Pinheiro.

CRATO – CE

2016[pic 3]

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        JUSTIFICATIVA / PROBLEMÁTICA        5

3.        OBJETIVOS        6

3.1.        Objetivo Geral        6

3.2.        Objetivos Específicos        6

4.        ESTUDO DO OBJETO        7

4.1.        Descrição do Projeto        7

4.2.        Público Alvo        7

4.3.        Metas        7

5.        BREVE CONSIDERAÇÃO SOBRE A EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE CARIRIENSE        8

6.        SENAI        9

6.1.        Política da Qualidade        9

6.2.        Missão        9

6.3.        Visão        10

7.        SENAC        10

7.1.        Missão        11

7.2.        Visão        11

7.3.        Valores e Crenças        11

8.        CURSOS PROFISSIONAIS COMO FORMA DE PROPENSÃO        11

9.        METODOLOGIA        12

10.ESTUDO DA LOCALIZAÇÃO        13

11.CUSTEIO        14

11.1.        Entrevista com os moradores        14

12.FINANCIADORES        15

13.CRONOGRAMA        16

14.   PARECER TÉCNICO        17

15.REFERÊNCIAS        18


  1. INTRODUÇÃO

Atualmente, considera-se a educação um dos setores mais importantes para o desenvolvimento de uma nação. É através da produção de conhecimentos que um país cresce, aumentando sua renda e a qualidade de vida das pessoas. Embora o Brasil tenha avançado neste campo nas últimas décadas, ainda há muito para ser feito. A escola (Ensino Fundamental e Médio) ou a universidade tornaram-se locais de grande importância para a ascensão social e muitas famílias tem investido muito neste setor. 

Esta queda no índice de analfabetismo deve-se, principalmente, aos maiores investimentos feitos em educação no Brasil nos últimos anos. Governos municipais, estaduais e federais têm dedicado uma atenção especial a esta área. Programas de bolsa educação tem tirado milhares de crianças do trabalho infantil para ingressarem nos bancos escolares. Programas de Educação de Jovens e Adultos (EJAs) também tem favorecido este avanço educacional. Tudo isto, aliado a políticas de valorização dos professores, principalmente em regiões carentes, tem resultado nos dados positivos. Outro dado importante é a queda no índice de repetência escolar, que tem diminuído nos últimos anos. A repetência acaba tirando muitos jovens da escola, pois estes desistem. Este quadro tem mudado com reformas no sistema de ensino, que está valorizando cada vez mais o aluno e dando oportunidades de recuperação. As classes de aceleração também estão dando resultados positivos neste sentido.

No ensino médio, por exemplo, o percentual de alunos concludentes, aumentou consideravelmente. Esse é um avanço importante porque as pesquisas mostram que alunos que repetem têm maiores chances de abandonar os estudos. Além disso, os alunos que cursam um ano diferente do ideal podem se sentir deslocados e isolados o que dificulta ainda mais a aprendizagem.Apesar de todos esses avanços, ainda estamos distantes do ideal. Em uma sociedade tão desigual como a brasileira, nem todas as crianças e jovens têm acesso à educação com a devida qualidade. Este é apenas um dos muitos exemplos da desigualdade que compromete o direito à educação no país.

Nesse contexto, o foco principal não é somente um olhar para os jovens de hoje, mas sim voltar no tempo daqueles que não tiveram oportunidades de ingressar nas salas de aula e que hoje estão a mercê de uma sociedade capitalista sem estrutura educacional para ingressar no mercado de trabalho.

  1. JUSTIFICATIVA / PROBLEMÁTICA

Nesse contexto, a problemática em questão refere-se à inserção de jovens e adultos, que outrora abandonaram o ensino de base, em muitos casos por questões de subsistências,numa tentativa de buscar o tempo perdido onde esses jovens tiveram que escolherem entre a formação educacional ou ingressar no mercado de trabalho informal para adquirir seu sustento e de seus familiares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.6 Kb)   pdf (228.3 Kb)   docx (36.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com