TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Título do Projeto Interventivo Entre o aprender e o brincar

Por:   •  7/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.138 Palavras (5 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 5

Instituto Federal de Brasília – IFB[pic 1][pic 2]

Rede E-Tec - Brasil

Curso Técnico de Formação para os Funcionários da Educação - Profuncionário

Título do Projeto Interventivo

Entre o aprender e o brincar

Autores

Luciano Siqueira Ribeiro

Brasília

2013

Autores

LUCIANO SIQUEIRA RIBEIRO

Título do Projeto Interventivo

Entre o aprender e o brincar

Projeto Interventivo apresentado ao curso de Técnico em Secretariado, do eixo Prática Profissional Supervisionada, como requisito parcial para avaliação.

Tutor:Andreia Roberta Muniz de Aguiar

BRASÍLIA

2013

1.   Identificação

  1. Curso: Profuncionário
  2. Título: Entre o aprender e o brincar
  3. Autor(es): Luciano Siqueira Ribeiro
  4. Público-alvo:Alunos da EC 44
  5. Local de execução:Escola Classe 44
  6. Período de execução:Junho e Julho
  7. Carga horária:100 h
  8. Colaboradores: funcionários da EC 44
  1. Diagnóstico/Justificativa

A educação moderna volta-se cada vez mais para encerrar o ciclo do ensino por adestramento, pela aprendizagem consciente, onde o aluno é estimulado continuamente a aprimorar a sua capacidade de pensar. Neste particular, o Xadrez é uma atividade primordial por excelência, não só por atender às características de desporto estimulando entre outros o espírito competitivo e a autoconfiança, como adequando-se sobremaneira às exigências da Educação moderna” (Rezende, 2002).

        Devido à necessidade de dinamizar a proposta de Reforço Escolar, frente à baixa frequência dos alunos às atividades desenvolvidas pelo professor e a participação, por muitos anos, desses alunos nas atividades extraclasses é que houve a necessidade de redimensionar esse espaço, favorecendo uma atividade com cunho mais lúdico a fim de despertar o interesse do estudante participante do projeto.

        De modo a contemplar essa proposta e tendo como ponto de partida a junção entre a formação pontual, realizada nas atividades de Reforço Escolar e a necessidade de se fazer com que o estudante participe dos momentos propostos nesse ambiente e a fim de que a criança tenha a oportunidade de desenvolvimento a partir da necessidade percebida pelo professor, a fim de que alcance o crescimento acadêmico esperado.

        Esse primeiro momento será dinamizado com as atividades de Xadrez, visando proporcionar uma alternativa extracurricular, bem como o desenvolvimento do raciocínio, a concentração, a formação da moral através do respeito às regras e ao adversário, o espírito competitivo responsável, a disciplina e, ainda, a auto estima e a capacidade de aceitação dos limites.

        Assim, a criança vai mais do que aprender; ela vai desenvolver habilidades mentais, como tomar decisões no momento certo, ter um pensamento crítico a cerca dos fatos, traçar metas e objetivos a curto e médio prazos. A atividade também permitirá que a criança visualize, modifique e reafirme o pensamento, facilitando a relação do enxadrista com o mundo abstrato, melhorando sua percepção da realidade.

        Existe ainda o fato de se aprender a partir dos erros, o que permite que a criança tenha um pensamento hipotético, ou seja, que analise o fato partindo de suposições e criando hipóteses. A capacidade de memorização não pode ser esquecida, bem como a de codificar e decodificar que se pretende como aspecto para melhorar seu desenvolvimento nas atividade de Reforço com o professor regente e, igualmente, seu desenvolvimento acadêmico em sala de aula.

        Quanto aos valores que este jogo – e demais atividades em grupos estimulam – pode-se citar o respeito, a responsabilidade, o acatar normas, a cortesia, o aprender a ganhar e a perder, a humildade, a perseverança, a disciplina, a tenacidade, a paciência, o autocontrole, a tolerância e a amizade tão necessários em qualquer ambiente em que o estudante fizer parte.

        Considera-se que o projeto atende às perspectivas da proposta pedagógica da escola, uma vez que possibilita o aprender a aprender, o aprender a conviver, o aprender a fazer e o aprender a ser.

  1. Objetivos
  1. Objetivo geral

Desenvolver no estudante o gosto pelo jogo e a participação efetiva nas atividades extracurriculares desenvolvidas pela escola, para seu enriquecimento humano e pedagógico, tendo como foco as crianças com níveis inferiores de alfabetização e letramento (do Pré-silábico ao Alfabetizado I e alguns Alfabetizados II).

  1. Objetivos específicos

  1. Desenvolver estratégias mentais através da prática do jogo;
  2. Estimular a participação das crianças para efetivação do projeto;
  3. Possibilitar momentos de resgate da auto estima e de auto aceitação;
  4. Desenvolver o espírito esportivo com responsabilidade;
  5. Favorecer atividade extraclasse para enriquecimento pedagógico.
  1. Metodologia

No primeiro momento os participantes aprenderão as regras do jogo por meio de sua apresentação pelo servidor da educação responsável. Serão realizados estudos através do material disponibilizado pelo Ministério do Esporte, os quais vieram juntamente com os jogos de Xadrez recebidos pela escola.

Os participantes se encontrarão todas as quintas-feiras durante uma hora para conhecer e/ou aprimorar as regras do jogo aprendidas pelo servidor da educação tanto em sala com os jogos quanto nos computadores com programas específicos e jogos on-line – disponível na plataforma do Linux Educacional no laboratório de informática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (357.4 Kb)   docx (594.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com