TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AULA TEMA 03 PLANEJAMENTO DA PRODUÇÃO: CONCEITO, FASES E PLANO DE PRODUÇÃO

Dissertações: AULA TEMA 03 PLANEJAMENTO DA PRODUÇÃO: CONCEITO, FASES E PLANO DE PRODUÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  677 Palavras (3 Páginas)  •  1.077 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Será descrito os conceitos sobre os três níveis hierárquicos das atividades do PCP, ou seja, níveis estratégico, tático e operacional. E para melhor compreensão iremos construir um quadro comparativo incluindo as definições; atividade que desenvolve e participação no processo da Produção.

As atividades do Planejamento e Controle da Produção

Quadro comparativo dos três níveis hierárquicos:

Níveis Hierárquicos das Atividades de Planejamento e Controle da Produção (PCP)

Nível Definição Atividade que exerce Participação no processo produtivo

Estratégico

Longo prazo; Por que e quanto produzir? Empresário;

Atende objetivos globais da empresa como as tendências de mercado e comportamento do consumido. Nível mais elevado da hierarquia; buscam

Qual serão as estratégias políticas e financeiras para adaptarem-se as adversidades encontradas.

Tático

Médio prazo; Onde e como produzir? Administrador; atividades desempenhadas na área organizacional como o financeiro e o recursos humanos.

Faz o papel de mediação entre os dois níveis. Responsável pela implementação das decisões estratégicas tomadas no nível acima.

Operacional

Curto prazo; O quê produzir? Técnico; Os administradores devem extrair o máximo das potencialidades do colaborador através das ferramentas administrativas que lhe são concedidas.

Executor;

Seu papel é aperfeiçoar a produção de bens e serviços de maneiras satisfatórias em curto prazo, sempre seguindo as diretrizes estabelecidas no nível tático.

Fazem parte do planejamento e controle de produção os níveis:

Nível estratégico

Estratégia de longo prazo que trabalha com incertezas, onde buscam e geram recursos e informações necessárias e de acordo com os interesses dos sócios e com o que está sendo planejado para serem estudados no nível tático e que posteriormente serão desenvolvidos no nível operacional com a devida eficiência e eficácia. Essa fase inicial é um planejamento de tudo o que se espera para um resultado positivo. Segundo o dicionário Online de português, “Estratégia” é uma arte de planejar ou combinar certas operações, onde precisamos ter curiosidade, habilidade, conhecimento, astúcia, esperteza e atitude. Nesse nível são geradas e colhidas informações precisas de como e onde colocar em prática certa atividade ou lançar um novo produto no mercado, é materializado em forma de um documento chamado plano estratégico como definição do negócio, Análise interna, Análise interna e Valores éticos.

Nível tático

Planos estabelecidos em médio prazo, esse nível faz o papel da mediação entre o nível estratégico e o nível tático. Esse nível se faz a geração do desdobramento da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com