TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Padroes de des Capitista, EUA x alemanha

Por:   •  9/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.556 Palavras (7 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 7

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO

BACHARELADO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS

GABRIEL BERTHOLDO

CONDIÇÕES HISTÓRICAS DO DESENVOLVIMENTO CAPISTALISTA AMERICANO E ALEMÃO: O capitalismo moderno contra o capitalismo organizado.

São Paulo - SP

2015

GABRIEL BERTHOLDO

CONDIÇÕES HISTÓRICAS DO DESENVOLVIMENTO CAPISTALISTA AMERICANO E ALEMÃO: O capitalismo moderno contra o capitalismo organizado.

[pic 1]

São Paulo – SP

2015

RESUMO

        O trabalho aqui apresentado é uma análise das condições históricas que levaram a Alemanha a ser reconhecida como a Via Prussiana de desenvolvimento capitalista, bem como os Estados Unidos como a via do Capitalismo Moderno.

ABSTRACT

        The work presented here is an analisys of the historic conditions which took Germany to become recognized as Prussian way of capitalism development, and United states as the way of Modern Capilism.

Sumário

1.0        INTRODUÇÃO        

2.0 A GRANDE HERDEIRA DO CAPITALISMO ORGANIZADO PRUSSIANO: ALEMANHA, A NAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INEXORÁVEL        

2.1 A construção da base do desenvolvimento        

2.2 A senóide do desenvolvimento alemão: As Grandes Guerras Mundiais        

3.0 ESTADOS UNIDOS, A COMBINAÇÃO PUJANTE ENTRE O CAPITALISMO MODERNO E O OPORTUNISMO.        

  1. INTRODUÇÃO

2.0 A GRANDE HERDEIRA DO CAPITALISMO ORGANIZADO PRUSSIANO: ALEMANHA, A NAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INEXORÁVEL

        2.1 A construção da base do desenvolvimento

        O modo de desenvolvimento capitalista alemão é muito peculiar, haja visto que para chegar onde encontra-se hoje, passou por situações tão complicadas, como a destruição que o país sofreu após as primeira e segunda guerras mundiais, que serviriam perfeitamente de justificativas para uma situação de miséria absoluta. Porém , como sabemos, não foi isso que ocorreu, pois hoje o país ocupa a posição de quarta maior economia do mundo.

Ao estudar as fontes históricas do desenvolvimento alemão podemos destacar a base que o país herdou do reino da Prússia após a unificação dos estados germânicos (exceto a Áustria) que ocorreu em 1871 com o fim da guerra franco-prussiana.

A Prússia vinha construindo desde o fim do século XVIII um processo de expansão econômica baseado na teoria do Cameralismo, teoria essa que inovou a maneira como o império era governado. Antes dos Cameralistas o governo era composto das pessoas que tinham o dom de governar, ou em outras palavras, daquelas que sabiam a “arte de governar” .Os Cameralistas deram início, na Prússia, ao que se chama de Ciência do Estado, ou seja , governar agora deixa de ser um simples dom passa a ter cunho e orientação cientifica.

“Os Cameralistas desenvolveram entre os fins do século XVI e o final do século XVIII, uma “concepção administrativa” do estado: fusão articulada da ciência da administração, da economia, das finanças, das técnicas agrária e manufatureira, buscando transformar-se numa nova ciência do estado. O Cameralismo fez na Alemanha a transição da arte de governar para a ciência do Estado(...).” (BRAGA,1999,p.194)

        Com o início do Cameralismo , inicia também um forte movimento de centralização de poder no Estado, dando origem ao Estado de polícia ( orientado pela politica de potência e bem-estar), característica muito marcante em todo o processo de desenvolvimento capitalista alemão.  A politica de potência e bem-estar é uma politica autoritária que visava o desenvolvimento da Prússia a partir dos interesses pessoais do estado por um lado, estado esse que acreditava que o bem estar da população traria uma maior produtividade ao país.

”Promover o bem-estar implicava em orientar a economia, praticar o mercantilismo, gerir eficientemente os impostos, intervir com os instrumentos apropriados, técnicos administradores e experts setoriais.” (BRAGA,1999, p.195)

        Em 1834 com a criação da Zollverein, a Prússia deu um passo importantíssimo para seu processo de desenvolvimento, haja visto que esta união aduaneira proporcionou um elevado grau de de evolução em seu mercado interno com uma alavancagem  do comércio e da indústria nacional. A Zollverein era uma união aduaneira que consistia na livre circulação de mercadorias com tarifa alfandegária única entre os estados .

        Após a criação da Zollverein a Alemanha passa por um período de constante evolução, sempre com o estado comandando a economia, seja controlando a moeda, seja investindo em infraestrutura. Isso fica notável  a partir de 1840, quando ocorre o “Boom Ferroviário” que elevou o nível de produtividade alemão a níveis absurdos.
        “A Zollverein e as estradas de ferro colocaram a Alemanha no caminho do sucesso” (HENDERSON,1975,p.179).

Durante as décadas de 1850 e 1860 ocorreram muitas mudanças que eleveram o grau de desenvolvimento da Europa, sobretudo na Prússia, como ficará claro na citação abaixo:
“ Durante as décadas de 1850 e 1860 ocorreram importantes mudanças no continenti europeu, aí incluindo a Alemanha, e que abriram novas perspectivas para o crescimento econômico desse país : melhoria das condições de transporte, liberação comercial, simplificação monetária( via eliminação da então existente profusão de moedas), ordenamento jurídico e inovações financeiras. Todas essas mudanças desatavam as forças propulsoras do capitalismo.” (BRAGA,1999,p.197)

Além das mudanças citadas acima, a Prússia também passou por duas guerras importantíssimas para o processo de unificação alemã o em 1871, Na primeira delas ocorrida em 1866 a Prússia derrota, na guerra das sete semanas, a Áustria e alguns outros estados da Confederação Germânica do norte  expulsando-os da confederação, passando dessa forma a deter a maior influência dentre todos os países da confederação . O segundo episódio ocorreu em 1870 e ficou conhecido como guerra Franco-Prussiana na qual a Prussia derrotou a França e anexou Alsácia e Lorena( zona esta muito importante para o processo de desenvolvimento alemão por conter muitos minérios).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (158 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com