TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Papel estratégico e objetivos da produção

Artigo: Papel estratégico e objetivos da produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/1/2015  •  Artigo  •  1.143 Palavras (5 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 5

Papel estratégico e objetivos da produção

Débora Fernanda / Fev 2010

Atualmente o desejo de qualquer empreendedor é garantir a satisfação de seus clientes, assim, fidelizá-los é a ideia-chave para o sucesso de uma organização independentemente do ramo de atividade em que está inserida. Por esta razão é necessário por em prática dois assuntos de extrema importância às atividades de produção de uma empresa, são elas: o papel da função produção e a implantação dos objetivos de desempenho.

O papel da função produção é dito como a produção de serviços e bens demandados pelos consumidores. Este conceito está intimamente ligado em como a contribuição desta função pode justificar a sua existência dentro de uma empresa e consequentemente avaliar sua competitividade frente a seus concorrentes. Com isso, pode-se considerar a existência de outros três papéis, que são: de apoio, de implementação e de impulsão da estratégia empresarial. A primeira é caracterizada pelo apoio que a produção deve ter diante das estratégias que vão desenvolver os objetivos e as políticas apropriadas à organização. Já a segunda afirma que a produção deve “fazer a estratégia acontecer”, transformando as decisões estratégicas em realidade operacional. E por último, a terceira diz que, a produção é quem deve fornecer os meios para a obtenção de uma vantagem competitiva a longo prazo.

O propósito destes papéis, independente do que está sendo oferecido, é fazer com que haja uma ampla variedade nos serviços e que estes atendam as necessidades de seus consumidores. Através disso, pode-se dizer que a função produção contribui para se atingir a ideia de vantagem baseada em produção, mas isso só é possível através dos cinco objetivos de desempenho (vantagens) da função de produção: qualidade, rapidez, confiabilidade, flexibilidade e custo. Bem como os benefícios internos e externos que uma operação pode obter a partir do atingimento de cada um dos objetivos de desempenho citados.

O objetivo qualidade significa “fazer certo as coisas”, ou seja, não cometer erros e realizar uma produção bem sucedida, com isso essa característica proporciona uma vantagem de qualidade para a empresa. No entanto, o que a produção precisa fazer certo irá variar de acordo com o tipo de operação da organização. Um exemplo que pode ser mais abrangente é o fato de os funcionários serem corteses, amigáveis e solícitos com os clientes; sempre mantê-los informados do que está sendo feito e a garantia do produto e/ ou serviço que está sendo oferecido. Outro ponto importante que o objetivo qualidade desempenha é o de envolver o aspecto externo que lida com a satisfação do consumidor e também o aspecto interno que lida com a estabilidade e a eficiência da organização, através da redução de custos e do aumento da confiabilidade por parte dos consumidores.

O objetivo rapidez significa quanto tempo os consumidores precisam esperar para receber seus produtos ou serviços. Um exemplo é o tempo entre o pedido e a entrega de um produto ou tempo de espera em uma assistência técnica. Mas, para que essa agilidade aconteça é necessária também uma rapidez na operação interna, pois dela depende a resposta rápida aos consumidores externos. Essa resposta rápida é auxiliada pela agilidade na tomada de decisão, movimentação de materiais e das informações internas da operação que está sendo gerada. Outras características no aspecto interno são a rapidez que gera redução de estoques (maior rotatividade de produtos e menor tempo na linha de produção) e redução de risco (prever eventos).

O objetivo confiabilidade significa fazer as coisas em tempo para os consumidores receberem seus bens ou serviços quando foram prometidos. A confiabilidade pode significar: agendamento de serviços; entregas no tempo previsto; reposição de estoque no tempo certo e etc. A confiabilidade para os consumidores externos só pode ser julgada após o produto ou serviço ser entregue, para a partir daí se estabelecer um grau de confiança. Já no âmbito interno a confiabilidade é caracterizada pelo julgamento de desempenho uns dos outros, analisando o nível de confiança entre as operações de entrega feitas com pontualidade. As operações internas também economizam tempo de serviços a serem executados; economiza de dinheiro no que se refere a custos extras com produtos para ser entregues rapidamente e proporciona estabilidade, pois o serviço com a devida qualidade ao longo do tempo se torna mais previsível.

O objetivo flexibilidade significa ser capaz de mudar a operação de alguma forma. Pode ser alterar o que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com