TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PESQUISA DE VIABILIDADE DE IMPLANTAÇÃO DE UM SUPERMERCADO

Trabalho Universitário: PESQUISA DE VIABILIDADE DE IMPLANTAÇÃO DE UM SUPERMERCADO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  1.041 Palavras (5 Páginas)  •  477 Visualizações

Página 1 de 5

APRESENTAÇÃO DO TRABALHO

O presente trabalho visa por meio de estudos aplicados demonstrar em um contexto acadêmico a viabilidade da implantação de um supermercado. Este é um exercício para por em prática todos os conteúdos aprendidos nas aulas até então ministradas no curso de Tecnologia em Gestão Comercial.

Como já dito, se trata de um estudo sobre a viabilidade da implantação de um supermercado que será realizado mediante um projeto que deverá conter um levantamento de dados primários, como por exemplo, a localização do empreendimento, uma pesquisa de publico alvo, fornecedores e concorrentes.

Além disso, são os dados secundários a serem analisados o nome que o negócio terá, os produtos e serviços que será oferecido, os fundamentos da empresa e seus aspectos estratégicos e tecnológicos, bem como um visão micro e macro do ambiente a ser trabalhado.

Sendo assim, os objetivos gerais deste projeto de estudo serão as viabilidades técnicas, operacionais, administrativas, mercadológica e econômica para a implantação de um supermercado. Para isso serão usados os conceitos e conhecimentos desenvolvidos anteriormente em classe sobre tecnologia de gestão, de marketing e pesquisa de mercado, bem como empreendedorismo e negociações. Tudo isso servirá para validar as ideias e critérios estabelecidos, na pesquisa de campo e na realização do diagnostico sobre a permanência e sustentação do empreendimento.

CRONOGRAMA

CRONOGRAMA

ATIVIDADES Mar 38 h Abr = 78 h Mai = 74 h Total = 190 h

1ª Quinz 2ª Quinz 1ª Quinz 2ª Quinz 1ª Quinz 2ª Quinz

Pesquisas bibliográficas 10h

Pesquisas de campo 16h

Entrevistas 14h

Verificação in loco

Reunião do grupo 30h

Análise dos dados 15h

Análise Documental 15h

Análise Comparativa 15h

Elaboração do Relatório 30h

Revisão do Relatório 15h

Redação Final e Postagem do Relatório no AVA 30h

TOTAL GERAL 190h

1. DIAGNÓSTICO

1.1. SUPERMERCADO CONFIANÇA

O supermercado que será estudo neste projeto será o Supermercado Confiança. Este nome foi dado criteriosamente a este empreendimento, pois o Supermercado Confiança visa atender a demanda da vizinhança de maneira plena, oferecendo os melhores produtos do mercado, com diversidade de marcas e gosto, prestando um serviço de qualidade para conquistar a confiança de todos.

A idealização do projeto de montar um supermercado nesta região foi de um grupo de amigos estudantes em gestão comercial, com know how de mercado para a abertura e administração dessa empreitada. Márcio José Felix será responsável pelas atividades financeiras do supermercado. Já Marcio Tadeu da Silva Reis será o responsável pela pesquisa de mercado de macro e micro ambiente bem como pelas propostas de marketing a serem utilizadas. Milton de Maria Junior terá como responsabilidade a logística de suprimentos, contato com fornecedores e toda a parte de abastecimento do supermercado e Sylvio Eduardo Martins Cardillo será o responsável pela contratação, treinamento e organização do quadro de funcionários.

1.2. CONSOLIDAÇÃO DOS DADOS

Para a implementação deste supermercado foi feita minuciosa pesquisa de mercado sobre a região e sobre a instalação de um supermercado.

O supermercado se localiza no bairro Vila São Paulo, na Zona Leste da cidade de São Paulo. O supermercado se localiza em uma das principais vias do bairro. O Confiança será um supermercado que visará na distribuição de produtos de qualidade e serviços diferenciados ao cliente, fazendo com que este se sinta a vontade durante sua compra.

O ponto forte do Supermercado Confiança é, em primeiro lugar, a localização privilegiada em que se encontra, na principal avenida do bairro, próximo a outros pontos comerciais importantes, como farmácias, lan houses, locadoras de filmes e restaurantes.

Além disso, o Confiança oferece uma gama maior de produtos que os supermercados da região. O Confiança conta ainda com promoções semanais em diversos produtos em determinados dias para garantir melhores preços e condições para sua clientela. E tudo isso com uma equipe bem treinada, para que todos se sintam a vontade no nossos supermercado.

Em contraposição, o Confiança

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com