TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa Mensal de Serviço Na Economia

Por:   •  6/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.316 Palavras (6 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 6

Tarefa 01

[pic 1]

        Pesquisa mensal de serviço ou PMS é o nome dado para a pesquisa que produz indicadores que acompanham a evolução do setor de serviços empresariais que não sejam financeiros e de seus principais segmentos que são: serviços prestados para as famílias, serviço de informações e comunicação, serviços profissionais, administrativos e complementares, transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio, entre outros serviços.

        A PMS estuda empresas com 20 ou mais pessoas ocupadas a qual a receita venha predominantemente da atividade de prestação de serviços e esteja localizada no território brasileiro. Porém na região norte do nosso país são consideradas apenas as localizadas nas capitais com exceção do Pará, onde também são consideradas as que estão nos municípios da região metropolitana de Belém.

        Os resultados dessa pesquisa é essencial para o acompanhamento das atividades econômicas. Os resultados servem como subsídios para a tomada de decisão nos setores privados e governamental. Os indicadores possibilita quantificar as mudanças que ocorreram em curto espaço de tempo em nível estadual ou nacional, assim tornando possível avaliações de desempenho setorial das tendências das atividades no médio ou longo prazo.

        Tem como objetivo produzir indicadores que nos facilite e nos permita acompanhar o comportamento conjuntural dos principais segmentos do setor de serviços do Brasil.

        A PMS é uma pesquisa por amostragem probabilística, ou seja todos os elementos da minha população apresentam uma probabilidade maior que zero para ser selecionado para a pesquisa e também é necessário conhecer precisamente a probabilidade para cada elemento.

        A Pesquisa Mensal de Serviços divulga, a partir da variável investigada, índices de receita nominal e de volume. De volume como resultado da deflação dos valores nominais correntes por índices de preços específicos para cada área de atividade, e para cara unidade da federação.

        Os cálculos feitos para que as séries da PMS sejam ajustadas sazonalmente considerando os feriados, são feitos com o software X-13 ARIMA, do U.S. Census Bureau.

        A técnica de coleta utilizada para fazer acontecer a Pesquisa Mensal de Serviços é a PAPI que significa entrevista pessoal com questionário em papel, e a CASI que é questionário eletrônico autopreenchido.

        A amostra da pesquisa estratifica o cadastro por Unidade da Federação e trinta e três atividades, chamados de estratos naturais. Para cada um desses estratos são criados mais três estratos, o Gerencial que é o estrato composto pelas empresas que atuam em mais de uma Unidade da Federação, o estrato Certo o qual é composto por grandes empresas que atuam em apenas uma UF e o estrato Amostrado o qual é composto pelas empresas não consideradas grandes e que atuam em apenas uma UF.

As empresas dos estratos certo ou gerencial foram todas colocadas na amostra, enquanto em cada estrato final amostrado as empresas da amostra são selecionadas usando a técnica de amostragem aleatória simples sem reposição.

        O objetivo no desenho da amostra é obter estimativas dos totais populacionais referentes à variável receita bruta de serviços, por atividade PMS e por UF, utilizadas para fazer os indicadores de pesquisa que são divulgados mensalmente.

        A empresa é a unidade de investigação da PMS, ou seja a unidade  utilizada para a seleção e expansão da amostra.

        Para cada cruzamento de Unidade da Federação e atividade PMS, são feitas e dimensionadas amostras independentes e selecionadas. Esse procedimento torna possível atender aos objetivos específicos da pesquisa, conseguindo um nível de precisão adequado das estimativas para um plano amostral simplificado.

O tamanho da amostra em cada estrato amostrado é calculado de forma que o estimador do total da variável receita bruta de serviços em cada estrato natural tenha um coeficiente de variação de 10%.

Tarefa 02

[pic 2]

PERSPECTIVAS PARA O SETOR DE SERVIÇOS 2018/2019

Com o objetivo de mostrar um futuro a curto prazo para o setor de serviços no Brasil, serviços esse que o IBGE abrange como serviços de administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais; informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas; os serviços domésticos; alojamento e alimentação; transporte, armazenagem e correios; e outros serviços. Após o último semestre de 2018, baseando em gráficos para ajudar a contextualização dos dados, pode se notar que nos gráficos como o volume de serviços, variação percentual do volume, assim como mais específicos exemplo do gráfico variação de serviço no Nordeste.

A metodologia apresentada, pelo BNB, foi por meio de análise de dados, postados IBGE, entidade responsável pelo lançamento dos dados coletados pelo Brasil, durante o artigo foram traçados diversos gráficos para contextualizar os números.

Diante do apresentado durante o artigo, pode ser considerado, o possível crescimento modesto em 2019, com  a boa visão sobre o futuro da economia para o Brasil, com este otimismo e uma baixa na inflação os serviços podem ser beneficiados e ter uma alta.

ANÁLISE DAPERCEPÇÃO DE QUALIDADE EM SERVIÇOS DE BELEZA E CUIDADOS PESSOAIS: UMA APLICAÇÃO DA ESCALASERVPERF EM UM SALÃODE BELEZA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (109.6 Kb)   docx (45.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com