TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa de conceitos relacionados à logística Fabricantes de automóveis chineses Lifan motors

Relatório de pesquisa: Pesquisa de conceitos relacionados à logística Fabricantes de automóveis chineses Lifan motors. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  Relatório de pesquisa  •  2.912 Palavras (12 Páginas)  •  427 Visualizações

Página 1 de 12

LOGÍSTICA INTERNACIONAL

1 – Realizem uma pesquisa sobre os conceitos relacionados à Logística, definindo o que é e como ela se aplica à indústria automotiva, pesquisando acerca da montadora chinesa LIFAN MOTORS e de seu processo logístico de produção e distribuição nacional.

Logística é a organização que trata do planejamento e realização de vários projetos, surgiu como parte da arte dos militares, era utilizada na guerra como a área que cuidava do planejamento de vários itens importantes, armazenamento, distribuição e manutenção de vários tipos de materiais, como armas, roupas, além de alimentos, saúde, transportes e etc.

Atualmente, a logística tornou parte essencial nas empresas, pois é responsável pela administração dos recursos financeiros e materiais, para planejar a produção, o armazenamento, transporte e distribuição desses materiais.

A logística está presente em diversos tipos de empresa e possui diversas funções. No setor automotivo devido à complexidade ligada ao elevado número de componentes é preciso uma profunda pesquisa para promover um gerenciamento eficiente da cadeia de suprimentos e da utilização de maquinário e mão-de-obra para que os resultados operacionais sejam satisfatórios.

Podemos afirmar que a especialização é o grande diferencial entre as empresas que se dispõem a atuar em mercados com constantes e aceleradas mudanças e que ainda carece de padrões de desempenho para cada um dos seus segmentos. Então há necessidade de adaptação de modelos, ajustes em conceitos e comparações entre unidades de medida de desempenho de modo a se estabelecerem padrões locais de desempenho buscando a logística ótima.

Um dos ramos da logística onde estes fatores são claramente observados é o setor da “logística automotiva”. Se analisarmos o “produto” das atividades de atuação no setor da logística automotiva iremos observar que muito mais do que cumprir o chavão “a peça certa, na hora certa, no lugar certo” os “players” deste segmento tem recebido cada vez mais novas especificações tais como: na sequência correta, na cor exigida, na posição correta de montagem, na qualidade especificada, no kit especificado, na pré-montagem exigida e por aí vai. As exigências crescendo constantemente estando intimamente ligadas ao produto, a sua filosofia de produção e a cultura do fabricante, e a chave para o diferencial é entender as continuas mudanças pela qual o produto resultante deste negócio vem passando e buscar através da integração e do desenvolvimento continuo dos processos e das soluções logística o estabelecimento de soluções customizadas e diferenciadas perfeitamente integradas ao ambiente onde a unidade de produção se encontra e ao produto final.

A complexidade deste cenário esta cada vez mais exigente e a busca por produtos customizados têm sido cada vez maiores. Isso traz como resultado o aumento de variantes de produto ligados diretamente ao numero de opcionais que podem ser agregados ao produto básico criando com isso produtos distintos e com isso aumentando no mesmo nível a complexidade da gestão dos estoques e mais importante ainda do fluxo de abastecimento destes componentes para as linhas de montagem.

A necessidade de adaptabilidade para estas condições é premente e vem sendo observada e praticada aos poucos na medida em que os produtos se desenvolvem e a atividade logística se integra cada vez mais com a produção.

Mesmo os componentes considerados como os mais “brutos” no processo de montagem de veículo e normalmente utilizados na montagem da carroçaria ou chassis, estão em continua evolução, chapas e materiais hidro conformados, uso de ligas nobres e alumínio, chapas coladas e não mais soldadas, abolição total dos óleos utilizados nos processos de estampagem e conservação obrigam alterações continuas no transporte, armazenagem e manuseio destes componentes.

Esta realidade já bate a nossa porta, ou seja, o desenvolvimento e a fabricação de soluções de transporte, deixando a atividade logística de suporte a cargo de operadores logísticos devidamente preparados para tal atividade. Este preparo deve ser continuo, pois para cada novo produto, cada mudança de ano modelo, a solução momentânea, o que acarretará mudanças na estrutura do produto que afetam toda a cadeia logística.

Não devemos nos esquecer de que além dos produtos, com a globalização das bases de fornecimento temos um fator importante na modelagem e na complexidade da cadeia logística que é por exemplo um carro elétrico que será montado no Rio de Janeiro, mas que tem seus motores produzidos na China, baterias no interior de São Paulo e um sistema de transmissão proveniente da Republica Tcheca. São itens que deverão estar numa mesma linha de montagem, mas que tem atrelados a si, requerimentos de qualidade diferenciados, condições de manuseio diferentes, podem ter validade diferente. É isso o que vem por aí com a mesma velocidade com que teremos os novos produtos fazendo parte da nossa realidade seremos forçados a nos adaptar e a desenvolver soluções factíveis, economicamente viáveis e com alto padrão de qualidade para nos mantermos e assegurarmos uma posição neste mercado altamente seletivo e exigente.ices)

Solução inovadora, software de reconhecimento

A chinesa Lifan passará a montar motores em sua fábrica uruguaia em 2014, que está isenta do aumento do IPI e que está conseguindo atender bem o mercado brasileiro. A empresa já consolidou um investimento de 15 milhões para implantar um armazém para distribuição de peças que inclui o que há de mais moderno em termos de gestão de inventário, com leitores de código para a estocagem inicial de mais de 10 mil itens. Outra área que recebe forte incremento na operação da Lifan no Brasil é a rede de concessionárias em todo o Brasil, que está em desenvolvimento e tem como objetivo atender as principais cidades brasileiras com 60 lojas.

Em 2015 até o fim do ano a empresa investirá US$ 200 milhões de reais e passaram a montar e pintar as carrocerias no Uruguai, com essas mudanças, a empresa poderá valer-se do regime tributário do MERCOSUL, com exportações ao mercado brasileiro livres do imposto de importação de 35% e dos 30 pontos porcentuais extras de IPI. A montagem dos motores será feita em uma área ampliada da planta de San José, ao lado de Montevidéu.

A Delphi seria uma parceira certa nessa nova etapa da Lifan no MERCOSUL, inclusive no desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com