TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO ECONÔMICO E FINANCEIRO: DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

Por:   •  5/8/2022  •  Resenha  •  427 Palavras (2 Páginas)  •  90 Visualizações

Página 1 de 2

PLANEJAMENTO ECONÔMICO E FINANCEIRO:

DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

Os principais relatórios das demonstrações contábeis são o Balanço Patrimonial (BP), Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), Demonstração do Resultado Abrangente Total (DRA), Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL), Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC), Demonstração do Valor Adicionado (DVA) e as Notas Explicativas (NE).

O balanço patrimonial apresenta a posição financeira e econômica da organização, listando todos os elementos do ATIVO (bens – subdividido em tangíveis e intangíveis – e direitos – o poder de receber ou exigir algo, como vendas a receber), do PASSIVO (origens ou obrigações com terceiros) e do PATRIMÔNIO LÍQUIDO (capital próprio). A partir deste relatório é possível ter uma visão sistêmica sobre toda a empresa.

A demonstração do resultado apresenta a situação econômica da entidade para fins de análise de lucratividade ou de prejuízo, ela apresenta de forma dedutível o fluxo de receitas, despesas e deduções tributárias que resultam no aumento ou na redução do patrimônio líquido.

A demonstração do resultado abrangente apresenta as entradas, despesas ou outros eventos que alteram o patrimônio líquido, mas ainda não entraram na demonstração do resultado.

A partir da demonstração das mutações pode-se identificar as alterações (origens e destinos) ocorridas no patrimônio líquido durante o período do exercício contábil. As informações são organizadas em uma tabela onde se apresenta as contas do patrimônio líquido (colunas) e os eventos que promoveram a mudança (linhas), portanto, é possível identificar as mutações analisando horizontalmente o relatório.

A demonstração dos fluxos de caixa apresenta as movimentações do caixa ou equivalente de caixa (ativos de disponibilidades imediatas como depósitos bancários, aplicações de curto prazo ou de alta liquidez) da entidade. A partir deste relatório é possível gerenciar as entradas e saídas do capital relacionado as atividades operacionais, de investimentos ou de financiamentos.

A demonstração do valor adicionado apresenta a geração de riqueza da organização em benefício à sociedade e também apresenta a distribuição destes bens entre os sócios, os colaboradores e o governo.

As notas explicativas apresentam informações complementares àquelas contidas nos relatórios das demonstrações contábeis.

A partir das demonstrações contábeis é possível obter indicadores capazes de orientar as decisões de investimentos (ativo), de financiamento (passivo) e o planejamento e controle das decisões estratégicas para consolidar o empreendimento. Elas são fundamentais também para a transparência da situação patrimonial e econômica da entidade.

Referências Bibliográficas

LIMEIRA, André Luis Fernandes. et al. Estrutura das Demonstrações Contábeis. In: LIMEIRA, André Luis Fernandes. et al. Gestão contábil financeira. Em colaboração com Carlos Alberto dos Santos Silva, Carlos Vieira, Raimundo Nonato Souza Silva. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2015. (Gestão empresarial (FGV Management). p. 40-74.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (79.5 Kb)   docx (714.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com