TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Politica Monetaria

Por:   •  9/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.951 Palavras (8 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 8

Politica Monetária: Experiência Brasileira

Monetary Policy: Experience Brazilian

Daiane Aparecida

Helenice Hessel

Barbara Ribeiro de Moraes

Rafael Real Neto

Graduandos em Gestão Financeira

Faculdade Ipanema

RESUMO

O objetivo deste trabalho é mostrar a política monetária por um meio de regra, onde se manipula a taxa de juros, com exclusividade de controlar a inflação. O modelo proposto salienta o papel da autoridade monetária com reflexo da hipótese de não-neutralidade da moeda e a influência da autoridade monetária sobre os resultados observados na economia.

Palavras-chave: crescimento econômico, inflação e política monetária.

ABSTRACT

The Purpose of this Work and Show a Monetary Policy Rule For A Medium , Where Interest Rate manipulations with EXCLUSIVITY of Control a INFLATION . The proposed model emphasizes the role of the Monetary Authority Reflection with the hypothesis Non- neutrality of Money and Influence of Monetary Authority Over the results observed in the economy

Keywords: economic growth, inflation and monetary policy

  1. INTRODUÇÃO

Desde os primórdios o homem tem a necessidade de trocar o que tem de excesso por algo que não possui, ou que possui em pouca quantidade. Com a evolução da humanidade, houve também a evolução dos meios de trocas para que a mesma fosse realizada de forma justa, sem perda de valores para alguma das partes.  Para quantificar o quanto uma mercadoria vale em relação a outra, foram utilizados vários métodos,  tais como a pesagem por sal, troca por especiarias, prata, ouro, até que por fim chega-se a criação da moeda.

Da mesma forma que as pessoas tinham excesso de produtos e procuravam outros para trocar e equilibrar seu poder aquisitivo, o excesso da moeda faz com que se crie a necessidade de se ter um local para guardar e investir essas moedas, afim que as mesmas estejam asseguradas de riscos e possam gerar lucro ao seu proprietário.

Com a evolução da moeda, surgem três tipos distintos da mesma: a moeda escritural, o papel moeda e as moedas metálicas. A partir do momento no qual se precisa de moedas para conseguir realizar trocas, compras, e vendas de produtos e serviços básicos, é necessária que em um determinado momento ocorra uma intervenção a fim de equilibrar a oferta e a demanda das mesmas.

        Atualmente, o Brasil passa por uma série de mudanças em seu cenário econômico e financeiro. Invariavelmente, têm-se constantemente notícias sobre a alta do dólar, nos preços dos produtos de consumo em geral, nas taxas de juros e, principalmente, na inflação. Essas notícias estão diretamente relacionadas ao Banco Central do Brasil, a política monetária vigente, juntamente com o regime cambial.

        Para entender melhor a dinâmica dessas alterações, as quais impactam diretamente na vida financeira dos brasileiros, deve-se remeter inicialmente aos primórdios da história do Banco Central do Brasil (BACEN), o qual intervém diretamente nesse panorama, e identificar como essa entidade interfere na política monetária financeira e altera nosso dia a dia.  

        Até o ano de 1964, o Brasil não tinha um banco central e, até essa época, o Banco do Brasil funcionava como um banco central e a Caixa de Amortização emitia moeda. Atualmente é de responsabilidade do Banco Central do Brasil fiscalizar e supervisionar as instituições do sistema financeiro nacional.

  1. Banco Central do Brasil

Até o ano de 1964, o Brasil não tinha um banco central e, até essa época, o Banco do Brasil funcionava como um banco central e a Caixa de Amortização emitia moeda. Atualmente é de responsabilidade do Banco Central do Brasil fiscalizar e supervisionar as instituições do sistema financeiro nacional.

        O BACEN tem a função de ser o banco dos bancos, tem total autonomia e pode interfere diariamente no regime cambial e política monetária brasileira. Desde sua criação, o regime de câmbio no país é de câmbio fixo, ou seja, a compra e venda da moeda estrangeira ocorre ao preço fixado. Também intervém diariamente no de reservas bancárias para fixar a taxa de juros básica da economia, a taxa SELIC/overnight.

        Ao ser banco dos bancos, o BACEN tem como tarefa emprestar dinheiro para o sistema bancário, e uma das formar de realizar essa tarefa é através do redesconto. Na política de redesconto, é estabelecido que sua taxa apresenta  caráter punitiva, visto que é o custo do redesconto tem um acréscimo sobre o percentual da taxa de juros do mercado aplicada nessa transação.

        Uma das formas de intervenção do BACEN na economia é a fixação da taxa de juros ou ajuste de nível de reserva bancária pelas operações de mercado aberto. Ao comprar títulos públicos, ele pode alterar a taxa de juros. Pois dessa forma ocorre o aumento no nível das reversas bancárias, e assim, a taxa de juros é reduzida.

        Também é possível aumentar a taxa de juros das reservas bancárias através do aumento na taxa de redesconto, diminuindo consequentemente o volume de reservas e as operações de redesconto utilizadas pelos bancos. Outra forma de alterar a taxa é através da alteração na alíquota dos depósitos compulsórios. Com o aumento na alíquota, há um aumento da demanda de reservas bancárias, aumentando assim a taxa de juros.

De forma sucinta, o BACEN utiliza a política monetária afim de equilibrar a economia, ou seja, se o nível de preços subir acima da meta estabelecida,  aumenta-se a taxa de juros em uma política contracionista; e caso o nível de preços estiver abaixo da meta, há a redução  da taxa de juros, utilizando uma política expansionista.

  1. Política Monetária e Regime Cambial

Para que o governo possa interferir diretamente na economia, controlando as condições de liquidez, utiliza-se a política monetária. Dessa forma, o governo atua interferindo na quantidade da moeda em circulação na economia, nas concessões de empréstimos para os bancos e, por consequência, nas taxas de juros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (192.6 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com