TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Política Econômica Brasileira de Collor a Lula: 1990-2007

Por:   •  23/11/2019  •  Exam  •  557 Palavras (3 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 3

Política Econômica Brasileira de Collor a Lula: 1990-2007

1º. A crise brasileira dos anos 1980 foi fruto do que?

A crise brasileira dos anos 1980 foi fruto do esgotamento do processo de substituição de importações e da exaustão das fontes de financiamento do Estado, com a eclosão da crise da dívida externa provocada pelo aumento brutal das taxas de juros pelo Federal Reserve System (FED), em 1979/1980.

2º. Como essa crise se manifestou?

A crise do início dos anos 1980 manifestou-se pela aceleração da inflação.

3º. Como estava o Brasil quando Collor assumiu a presidência?

 Quando Collor assumiu a presidência, o processo inflacionário brasileiro havia passado de 50,0% em dezembro de 1989 para mais de 70,0%, em janeiro e fevereiro de 1990, e para 80,0% em março, segundo o IGP-DI.

4º. Qual o ponto central e mais polêmico do plano Brasil Novo?

 O ponto central e mais polêmico desse plano foi o diagnóstico monetarista da inflação, que seria combatida com o brutal bloqueio dos ativos financeiros do setor privado.

5º. Quais foram os acertos do plano Real?

 Entre os acertos do plano, podem ser apontados:

a) diagnóstico correto das raízes do processo inflacionário, enfatizando-se, na sua origem, a necessidade de construção de uma âncora fiscal para garantir o seu êxito;

b) engenhosa terapia prescrita para dar cabo do fantasma da hiperinflação que rondava o País desde os anos 1980 por meio da criação da URV;

c) resultados obtidos no campo da estabilidade monetária, com a redução da taxa de inflação de 40% ao mês para níveis moderados, abaixo de um dígito;

d) compromisso assumido com a modernização da economia e a realização de reformas necessárias para o aumento de sua produtividade, principalmente com a redução do “custo-Brasil”.

6º. Quais foram as exigências do acordo com o FMI para o triênio 1999-2001?

O fechamento do acordo com o FMI para o triênio 1999-2001, com a implementação de programas de conteúdo fortemente recessivo, colocou como exigência o compromisso do País com a geração de superávits primários do setor público de 3,5% do PIB para controlar/estancar o crescimento da relação dívida-PIB.

7º. Na sua segunda fase, quais os pilares que o Plano Real passou a se apoiar?

 Na sua segunda fase, o Plano Real, passou a se apoiar nos seguintes pilares: a) câmbio flutuante; b) regime de metas inflacionárias; c) estabelecimento de metas para os superávits fiscais primários.

8º. Como caracterizou-se o primeiro mandato do Governo Lula?

Após as turbulências decorrentes da transição em 2003, navegando em águas e com ventos favoráveis do cenário internacional, o governo Lula obteve em 2004 o maior crescimento desde 1994, quando o PIB conheceu uma variação positiva de 5,3%.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (85.8 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com