TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pontos-chave de sistemas de informação na empresa Gol

Artigo: Pontos-chave de sistemas de informação na empresa Gol. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  Artigo  •  771 Palavras (4 Páginas)  •  491 Visualizações

Página 1 de 4

GOL AEREA

É muito importante os Sistemas de Informação na Empresa Gol porque é possível criar uma vantagem em cima da concorrência. Um exemplo é o SI que avalia diariamente a situação mecânica e operacional de cada aeronave. O que resulta em 12 meses de vôo durante o ano, enquanto a concorrência tem apenas 11 meses de vôo. [Quebra Suave]Ela também cria uma melhora na tomada de decisões, custos, produtividade e uma melhora contínua na empresa. A Gol conseguiu, de maneira incrívelmente rápida, uma participação crescente no mercado de transporte aéreo no Brasil e agora também no mercado latino-americano. Sem querer entrar em detalhes sobre isso, vale frisar que seu sucesso foi obtido com base em 4 pontos chave:

1) frota completamente nova,

2) bilhetagem simplificada,

3) preço sobre demanda, e

3) venda direta, primeiro via telefone e hoje fundamentalmete na Web.

No entanto, se esse sistema não estiver bem sintonizado aos objetivos da empresa ele não será uma arma de competição. No caso específico a TI foi fundamental para o sucesso da Gol.Entendemos que é possível classificar sistemas de informação segundo diferentes pontos de vista. Um dessespontos de vista é o ponto de vista do consumidor, isto é das pessoas que estarão utilizando a informação se são bem orientadas sobre a empresa que estão voando(esclarecer passageiros e agentes de que, mesmo com tarifas baixas, oferecia qualidade por meio de aeronaves novas, pontualidade e tecnologia). sistema da gol ficou mais importante quando comprou a empresa varig , ex-empresa líder, e abriu caminho para novas possibilidades de crescimento.

Com o desenvolvimento de buscar competências alternativas, pesquisar as empresas estratégicas que estão se saindo bem no mercado, inclusive em outras áreas, examinar sua cadeia de clientes, pois seu futuro cliente pode estar atualmente em um mercado complementar ao seu. Examinar a oferta de produtos e competências complementares e observar as tendências de mercado e não apenas os modismos .

A empresa Gol com importante sistema e avançado , como citado no começo, a informação gerenciada permite saber diariamente a condição de manutenção operacional da aeronave. A venda de bilhetes on-line, por sua vez, permite não manter custos fixos com agências físicas e disponibiliza a qualquer momento, para qualquerfuncionário, a quantidade de passageiros em uma aeronave, possibilitando adequação de combustível e alimentação a serem gastos e sem importando na segurança contra fraudes e vários outros tecnologias .

Como desenvolvimento do sistema de informação da gol em 2002 com o dólar em alta e tensões da eleição presidencial, a Gol lançou a venda faturada pela internet, juntamente com a campanha “A Gol de braços abertos para você”. Investiu ainda em equipes enxutas, no ar e na terra. O preço da passagem caiu entre 10 e 15% sobre a concorrência, e chegou a 30% nas compras pela WEB, sem alteração do dia da viagem e lançando também seu cartão Gol Smart Club em parceria com o Smart Club, Bradesco e Visa do Brasil. Oferece desde 2003 a condição de pagar em 10 vezes, sem juros assim mantendo seus clientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com