TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Por que estudar a economia?

Tese: Por que estudar a economia?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  Tese  •  5.489 Palavras (22 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 22

Por que estudar Economia?

O conhecimento sobre assuntos econômicos se faz necessário, uma vez que a Economia esta atrelada à maior parte dos complexos problemas das sociedades modernas, tais como desemprego, a inflação, a pobreza, a questão do meio ambiente e o papel do governo no controle da atividade econômica.

Somos solicitados a dar opinião sobre fatos econômicos, quer por meio de voto, quer participando de discussões nas escolas, lares e no trabalho. Fazemos parte da Economia e ela também faz parte da nossa vida, nada melhor do que ser consciente e poder formar opiniões sobre os problemas de nosso tempo, tornando-nos cidadãos de fato em nossa sociedade.

Conceito

A Economia é a ciência social, que estuda as formas de comportamento humano resultantes da relação entre as necessidades dos homens e os recursos disponíveis para satisfação por meio da produção, distribuição e consumo de bens e serviços.

Em termos etimológicos a palavra OIKONOMIA do grego, que significa “administração de uma casa”, ou por analogia “administração da coisa pública”, de um Estado.

oikos nomos

CASA NORMA, LEI

O problema central econômico de qualquer sociedade é a ESCASSEZ .

A escassez existe porque as necessidades humanas a serem satisfeitas através do consumo dos mais diversos tipos de bens (alimentos, roupas, casas, etc) e serviços (transporte, assistência médica, etc) são ilimitadas, ao passo que os recursos produtivos (máquinas, fábricas, terras agricultáveis, matérias primas, etc) à disposição da sociedade, e que são utilizados na produção dos mais diferentes tipos de produtos são insuficientes para se produzir o volume de bens necessários para satisfazer as necessidades de todas as pessoas.

Necessidades Humanas Ilimitadas x

Recursos Produtivos Escassos

↓ Escassez

↓ Escolhas

O Que e Quanto Produzir?

3 Problemas Econômicos Fundamentais → Como Produzir ?

Para Quem Produzir?

O que e quanto produzir? – Quais produtos e em que quantidade

O mercado deverá definir quais bens e serviços serão produzidos. Mais medicamentos ou mais armamentos? Dada à escassez de recursos, uma economia não poderá produzir uma quantidade indefinida de um bem sem que seja sacrificada a produção de outros bens.

Como produzir? – Técnica adotada e produtividade

A solução consiste na melhor combinação de fatores de produção e de tecnologias disponíveis para que, a um determinado nível de produção, se obtenha o menor custo possível.

Para quem produzir? – Quem será beneficiado e como será distribuído

A questão refere-se aos indivíduos que consumirão os bens e serviços produzidos. Trata-se de uma questão relacionada ao nível de renda dos indivíduos e à distribuição dos bens e serviços produzidos.

Responder a estas questões depende da organização econômica vigente, seguindo os princípios do Modelo econômico de Mercado, ou Planejamento Central / Economia Planificada ou Mista.

Economia de livre mercado, economia de mercado ou sistema de livre iniciativa quando os agentes econômicos (pode ser um indivíduo, uma família, uma empresa, um país, um banco central ou qualquer outro tipo de decisor econômico) agem de forma livre, com pouca ou nenhuma intervenção dos governos. É, portanto, um mercado idealizado, onde todas as ações econômicas e individuais respeitam a transferência de dinheiro, bens e serviços voluntariamente. Contudo, o cumprimento de contratos voluntários é obrigatório. A propriedade privada é protegida pela lei e ninguém pode ser forçado a trabalhar para terceiros.

Exemplos de nações: Hong Kong, Cingapura, Austrália, Nova Zelândia, Suíça, Estados Unidos.

Economia planificada, também chamada de "economia centralizada" ou "economia centralmente planejada", é um sistema econômico no qual a produção é previa e racionalmente planejada por especialistas, na qual os meios de produção são propriedade do Estado e a atividade econômica é controlada por uma autoridade central que estabelece metas de produção e distribui as matérias primas para as unidades de produção.

Exemplos: Cuba e Coreia do Norte

Economia mista é uma forma de economia que combina dois modelos. Atualmente "economia mista" é muito usado como sinônimo de modelos mistos entre economia de mercado e economia orientada, planejada, ou ainda economia planificada. Modelo misto entre o capitalismo orientado do "welfare state" (estado de bem-estar social) e uma reinterpretação do liberalismo clássico, voltado apenas para o plano econômico.

Exemplos: Brasil, China, Argentina.

Custo da Oportunidade

Quando escolhemos uma opção deixamos de escolher a segunda opção, “perdemos a oportunidade”. O custo de oportunidade é um termo usado para indicar o custo de algo em termos de uma oportunidade renunciada, causado pela renúncia do bem econômico e dos benefícios que poderiam ser obtidos a partir desta oportunidade renunciada ou a mais alta renda gerada em alguma aplicação alternativa.

Divisão da teoria econômica

A teoria econômica é dividida em duas partes principais: microeconomia e macroeconomia.

MICROECONOMIA

Microeconomia deriva da palavra grega mikros, que significa “pequeno”. Analisa o comportamento da economia em detalhes, ou seja, o comportamento dos agentes econômicos individuais (famílias, empresas e governos) e mercados específicos.

EXEMPLOS: “O emprego na indústria de fast food”

“Por que os cartões de crédito cobram juros mais altos do que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.1 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com