TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfolio politicas sociais e ambientais

Por:   •  20/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.092 Palavras (5 Páginas)  •  550 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

...............................................................................................................................

POLÍTICAS SOCIAS E AMBIENTAIS

PORTFÓLIO  DE POLÍTICAS SOCIAIS E AMBIENTAIS

...............................................................................................................................

Guarulhos

2015

PORTFÓLIO DE POLÍTICAS SOCIAIS E AMBIENTAIS

Trabalho apresentado ao Curso Sistemas de Informação  da Faculdade ENIAC para a disciplina  Políticas Sociais e Ambientais .

Profª. Rosana Passos Quitério de Carvalho

Guarulhos

2015


1 . “O Contexto Pós Abolição E A Atuação Dos Negros Na Sociedade Brasileira”

Logo após a abolição da escravidão os negros africanos e descendentes obtiveram problemas para ingressar no mercado de trabalho livre . Pois no mesmo período  o governo republicano promoveu uma campanha para eliminar toda a cultura africana e também expelir os negros do país , exatamente para estabelecer apenas o padrão branco entre a população visando apenas a europeização do Brasil.

Pois a elite pensava que os negros eram “bárbaros” em meio aos brancos , assim deixando claro que eram um erro em meio a nação , proibindo a entrada no país e excluindo os de cor em meio a sociedade .

Mas com a vinda de muitos descendentes europeus para o país , que acabavam trabalhando em áreas mais nobres no Brasil , aos negros sobravam os trabalhos mais escassos que se podia imaginar , sem qualquer contrado firmado , apenas sendo pagos por trabalho prestado , enquanto os brancos já tinham leis de trabalho se priorizando de beneficíos .

Devido ao desenvolvimento econômico causado pelas industrias  e diante da falta de espaço na imprensa tradicional , os negros partiram para uma imprensa mais indireta e alternativa e se empenharam em jornais feitos por eles mesmos , tentando converter o que os jornais tradicionais diziam sobre a cultura africana .

Com esse grande passo de desenvolver jornais para divulgarem seus eventos culturais , a sociedade negra veio crescendo em meio aos brancos embora fosse contra a idéia da existência de uma democracia racial no Brasil .

E ao mesmo tempo que lutavam contra o preconceito racial e disputavam para ocupar algum espaço em meio a todos aqueles “europeus” , os negros cultivaram e preservaram sua cultura .


2 . RESSALTANDO A IMPORTÂNCIA DA CULTURA NEGRA

Você sabe qual é a importância da cultura negra para a história do brasil?

A partir da metade do século 16, os africanos chegaram ao Brasil para trabalhar como escravos. Com eles, vieram os costumes, as religiões, as tradições, uma cultura forte e diferente das que já estavam aqui, vindas dos europeus e dos índios. A união e a mistura de todos esses elementos deram origem à identidade brasileira.

As contribuições da cultura de origem africana para a construção da personalidade brasileira são inegáveis. Elas estão em toda parte.

Música: Além do samba, que é o estilo brasileiro mais famoso no mundo, outros ritmos também vieram da mãe África: Maracatu, Congada, Cavalhada, Moçambique. Além disso, muitos instrumentos musicais.

Culinária: Ingredientes como o leite de coco, a pimenta malagueta, o gengibre, o milho, o feijão preto, as carnes salgadas e curadas, o quiabo, o amendoim, o mel, a castanha, as ervas aromáticas e o azeite de dendê não eram conhecidos nem usados no Brasil antes da chegada deles. Muitos pratos conhecidos e apreciados aqui vieram de lá: vatapá, o caruru, o abará, o abrazô, o acaçá, o acarajé, o bobó, os caldos,o cozido, a galinha de gabidela, o angu, a cuscuz salgado, a moqueca e a famosa feijoada. E os doces? Canjica, mungunzá, quindim, pamonha, angu doce, doce de coco, doce de abóbora, paçoca, quindim de mandioca, tapioca, bolo de milho, bolinho de tapioca entre outros.

Religiões: Na África, há muitas religiões diferentes. Antes de vir para cá, cada um seguia a religião de sua família, clã, ou grupo. Mas quando chegaram aqui, os escravos foram separados de seus parentes e pessoas próximas. Por isso, passaram a se reuniar com pessoas de outras etnias para realizarem os cultos secretamente. Para que todos pudessem participar, essas reuniões eram uma mistura de cada religião, com rituais e cultura unidos e partilhados. Daí surgiu o Candomblé. A crença nasceu na Bahia e tem sido sinônimo de tradições religiosas afro-brasileiras em geral. A Umbanda, que também tem origens africanas, une práticas de várias religiões, inclusive a Católica. Ela se originou no Rio de Janeiro, no início do século 20. Entre outras religiões de origem africana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (124 Kb)   docx (33.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com