TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio 3º Semestre Ciencias Economicas

Por:   •  29/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.392 Palavras (6 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6][pic 7]

[pic 8]

PTI – Produção textual interdisciplinar

Reestruturação Financeira da Empresa SÓ REFRI

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

2. DESENVOLVIMENTO        4

2.1 PASSO 1        4

2.2 PASSO 2        4

2.3 PASSO 3        5

2.4 PASSO 4        5

2.5 PASSO 5        7

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS        8

4 REFERÊNCIAS        8

1 – INTRODUÇÃO

Neste trabalho será abordado o caso da Empresa Vital Care, que se encontra na indústria de cosméticos, sendo neste trabalho proposto um projeto para a inserção no mercado, do produto Álcool Gel.

Serão apresentadas algumas propostas com as devidas soluções para a fabricação de Álcool Care seguindo as normas da lei e publicidade geral.

As atividades mais importantes para a continuidade das funções gerais da empresa deverão ser tomadas com o devido cuidado para que não haja prejuízo da posição já alcançada por ela dentro de seu mercado, mantendo a qualidade de todos os seus produtos e o bom relacionamento da marca com seu público.

2 – DESENVOLVIMENTO

Devido ao cenário atual é notória a importância do uso correto dos protocolos sanitários e de higienização não só para estabelecimentos comerciais, mas para a população em geral.  O novo Corona vírus provocou mudanças na rotina das pessoas independente de faixa etária ou classe social, obrigando a todas a realizarem adaptações para sua proteção, evitando assim a disseminação do vírus.

Para as empresas da indústria de cosméticos é de suma importância uma rápida resposta para colocar no mercado novos produtos de higiene não só para a proteção da população como também para estabelecer uma concorrência que permita ampliar sua área de atuação e fortalecer o nome da marca oferecendo produtos de qualidade, em tempo hábil e no preço justo.

É o que será apresentado neste momento nos passos a seguir em 5 passos para a resolução da situação problema apresentada

2.1 - PASSO – 1

1 - O caso citado acima configura-se como propaganda enganosa. De acordo com o § 1º do Art. 37 do Código de Defesa do Consumidor, “(...)É enganosa qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário, inteira ou parcialmente falsa, ou, por qualquer outro modo, mesmo por omissão, capaz de induzir em erro o consumidor a respeito da natureza, características, qualidade, quantidade, propriedades, origem, preço e quaisquer outros dados sobre produtos e serviços.” Neste caso o consumidor poderá exigir da Empresas Vital Care, o cumprimento forçado da obrigação nos termos do que foi ofertado, aceitar um produto equivalente, rescindir o contrato, com a restituição da quantia paga, monetariamente atualizada, nos termos do Art. 35, incisos I, II, e III, do Código de Defesa do Consumidor.

2 – Neste caso, há o exemplo de propaganda abusiva. Segundo o § 2 do Art. 37 do Código de Defesa do Consumidor, “(...)É abusiva, dentre outras a publicidade discriminatória de qualquer natureza, a que incite à violência, explore o medo ou a superstição, se aproveite da deficiência de julgamento e experiência da criança, desrespeita valores ambientais, ou que seja capaz de induzir o consumidor a se comportar de forma prejudicial ou perigosa à sua saúde ou segurança.”

3 – Em ambos os casos o fornecedor pode responder civilmente de acordo com o art. 986 do código civil (ilícito civil no dever de indenizar), quanto penalmente no tocante aos art. 66 a 69, do Código de Defesa do Consumidor da Lei 8.078/1990.

2.2 - PASSO – 2

1 - A Vital Care, como uma empresa de cosméticos e produtos de higiene pessoal, com o desenvolvimento do projeto para a fabricação de Álcool Gel tem por objetivo a Inserção de um produto de alta qualidade no mercado, preservando a reputação da marca, que atenda as exigências legais, cumpra as exigências de segurança do trabalho em tempos de pandemia, porém no menor espaço de tempo possível para aproveitar a oportunidade diante do novo cenário e não perder o “timing do mercado”.

2 – A melhor maneira de mensurar o impacto causado ao cliente por seu produto, é verificar em primeiro o cumprimento dos requisitos do projeto para aferição da qualidade do produto final, posteriormente o nível de vendas do produto no mercado, pesquisas de satisfação e benefícios gerados junto ao cliente, e o nível de retorno e fidelização dos mesmos junto a marca e ao produto.

2.3 - PASSO – 3

Mark-up multiplicador = 1/ 1 - (% despesa + % lucro)

Despesas = 7% + 6% + 5% + 27,25%  

Despesas totais = 45,25%

Margem de lucro esperada = 15%

Mark-up multiplicador = 1/ 1 - (% despesa + % lucro)

= 1/ 1 – (45,25% + 15%)

= 1/ 1 – (60,25%)  / 100 .

60,25/100 = 0,6025

Mark-up multiplicador = 1/ 1 – (0,6025)

= 1/ 0,3975  

= 2,51

Preço de venda = Custo de produção x mark-up multiplicador  

Custo de produção unitário = R$ 9,54  

Preço de venda = 9,54 x 2,51  

Preço de venda = R$ 23,94

2.4 - PASSO – 4

A Empresa Vital Care está localizada na região Sudeste, onde mesmo após registrar um avanço lento comparando-se as demais regiões do Brasil nos últimos anos, ainda apresenta-se como carro chefe dentro do país. São Paulo, Rio de Janeiro, Espirito Santo e Minas Gerais, juntos detém cerca de 55,4%, do PIB e reúne 42% da população brasileira. O Sudeste destaca-se como o maior produtor de cosméticos do país com mais ou menos 1473 empresas. São Paulo e Baixada Fluminense são os maiores destaques da região.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (242.1 Kb)   docx (48.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com