TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Presença Digital Guarana Antartica

Trabalho acadêmico: Presença Digital Guarana Antartica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.945 Palavras (8 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 8

Guaraná Antártica

Presença digital

Um refrigerante tipicamente tupiniquim com sabor único e original, produzido com base no fruto do guaraná caiu no gosto dos Brasileiros e assim também conquistou países estrangeiros.

Sobre a marca

História

O Guaraná Antarctica foi lançado no mercado brasileiro em 1921, como Guaraná Champanhe Antarctica. Desde a criação do refrigerante, a Antarctica já comprava o fruto do guaraná diretamente de fornecedores da região de Maués (AM) para produzir o extrato em sua unidade em São Paulo.Com o sucesso do produto e o aumento do consumo, a Antarctica detectou, no final da década de 1940, a necessidade de estabelecer uma filial da companhia na região, para facilitar o comércio do fruto, realizado diretamente em Maués. Porém, o extrato do guaraná continuou sendo produzido em São Paulo até 1962, quando entrou em atividade uma unidade industrial para extração do fruto na cidade de Maués.Mas foi no início da década de 70, com a preocupação de garantir a qualidade da matéria-prima, que a Antarctica passou a produzir parte dos frutos para produção do Guaraná Antarctica. O início do plantio, em 1971, na Fazenda Santa Helena permitiu à empresa aprofundar os estudos sobre a cultura do guaraná e repassar a tecnologia e os conhecimentos desenvolvidos no local para os demais fornecedores. Assim, a Antarctica garantiria a melhor qualidade e preços menores das sementes compradas de terceiros.A Fazenda Santa Helena é considerada um grande laboratório. O trabalho realizado na área é pioneiro. O guaraná, antes cultivado de forma extrativista pelos agricultores da região, passou a ser estudado. Os primeiros pés do fruto foram plantados como a uva, com armações de madeira e arame, com base na observação de que a planta, no meio da floresta, se agarra e escala as árvores.Mais tarde, verificou-se que o guaraná só tem este comportamento devido à sua necessidade de sol, que faz com que suba nas árvores para superar a sombra formada por elas.A experiência demonstrou que, em ambiente aberto, o guaraná cresce naturalmente, sem necessidade de agarrarse como as videiras. Na fazenda da Antarctica, até hoje se estuda qual o melhor tipo de solo, decombate a pragas, de culturas paralelas, etc.Foi também no local que se descobriu a importância do ecossistema original na reprodução do fruto. Por não ser hermafrodito, o guaraná depende de agentes externos para reproduzir-se.É por essa razão que os 430 hectares de área cultivada da Fazenda Santa Helena estão distribuídos em 34 quadras dentro da mata nativa, promovendo o equilíbrio ecológico. A área total da fazenda é de 1.070 hectares.

A marca no mundo

O produto é extremamente conhecido no exterior, principalmente no Japão, onde lidera um ranking de dez diferentes marcas, além de ser encontrado em mais de 20 países na América do Norte e Europa. No Brasil é líder absoluto em seu segmento com 37% de participação de mercado, presente em mais de 1 milhão de pontos de venda e estando entre os 15 refrigerantes mais consumidos do mundo com um volume anual superior a 820 milhões de litros. Hoje em dia o GUARANÁ ANTARCTICA é fabricado no Brasil, Portugal e Japão. Atualmente o refrigerante é comercializado em embalagens PET de 600 ml, 1 litro, 1,5 litros, 2 litros, 2,5 litros e 3,3 litros; garrafa de vidro de 290 ml e lata de 350 ml.

Linha do tempo da marca

1981 : Lançamento do GUARANÁ CHAMPAGNE ANTARCTICA em lata de folha-de-flandres.

1984: Lançamento da garrafa de vidro de 290 ml que acabou virando símbolo da marca.

1989: Lançamento do GUARANÁ ANTARCTICA DIET, que continha adoçantes alternativos em sua fórmula, reduzindo assim o valor calórico do refrigerante, mas sem alterar seu sabor.

2004: Lançamento do GUARANÁ ANTARCTICA ZERO, versão do tradicional refrigerante totalmente sem açúcar.

Lançamento do GUARANÁ ANTARCTICA ZON (nome em referência à Amazônia), bebida com alta dose de guaraná em sua composição, se transformando no primeiro refrigerante energético do país. Adicionar mais fruta na receita sem mudar o sabor foi resultado de três anos de estudos e pesquisas. O ZON abria um novo segmento de mercado com um público bem definido: o jovem ou adulto que se divide em diversas atividades e precisa de uma bebida energética, mas que não é o consumidor de energéticos normalmente misturados a bebidas alcoólicas à noite. O produto foi descontinuado em 2006.

2006: Lançamento, durante a Copa do Mundo da Alemanha, da edição especial chamada GUARANÁ ANTARCTICA SELEÇÃO, com um toque de frutas.

2007: Lançamento, em setembro, do GUARANÁ ANTARCTICA ICE, edição especial para o verão. Inaugurando uma categoria no Brasil, a novidade foi a primeira bebida gaseificada brasileira que possuía o efeito “cooling”, que garantia uma agradável sensação refrescante que gelava a garanta após a ingestão.

Lançamento, em dezembro, do picolé GUARANÁ ANTARCTICA, em associação com a Kibon. O produto surpreendeu vendendo 4.5 milhões de unidades em apenas um mês.

2008: Lançamento do GUARAH, uma bebida que une a refrescância com a fórmula secreta do Guaraná Antarctica, além de ser levemente gaseificado e conter zero açúcar. A marca foi buscar nas lendas dos índios Saterê Maués o nome do seu novo produto. Guarah, para os índios que descobriram o guaraná, quer dizer “ave das águas”. O desenvolvimento do novo produto levou mais de um ano e foi conduzido apenas pelas duas pessoas que conhecem integralmente a fórmula do GUARANÁ ANTARCTICA. Guarah tem como principal destaque o líquido que, mesmo contendo extrato natural de guaraná, como o refrigerante, é incolor, uma inovação jamais realizada no mundo.

Lançamento da maior embalagem do mercado brasileiro, a garrafa com 3,3 litros.

2010: Lançamento do GUARANÁ ANTARCTICA AÇAÍ, que oferece dupla energia com um sabor único: guaraná e açaí. O novo produto foi lançado com o slogan “Dupla energia com sabor natural”.

Slogans

Energia que contagia. (2009)

É o que é. (2007)

Zero de açúcar, tudo de sabor. (2007, GUARANÁ ANTARCTICA ZERO)

O Guaraná que gela a goela. (2007, GUARANÁ ANTARCTICA ICE)

Guaraná Antarctica e você. Ninguém Faz Igual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com