TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Previa economia

Por:   •  31/5/2015  •  Resenha  •  367 Palavras (2 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Aline Regina Silva Carneiro        RA 121200212                          Data: 11/05/2015

Prévia 4 – Modulo D – Política Externa

Leitura e Resumo do Capítulo 5 – Economia Brasileira Lanzana

        Taxa de cambio é a medida de conversão de uma moeda em outra, em que no Brasil temos como referência o dólar norte americano.

        O Sistema Cambial é dividido em três: cambio livre, cambio fixo e minibandas.         No cambio livre, o valor da moeda é determinado pela oferta e demanda de dólares e tem como característica a alta volatilidade, que traz incertezas para os agentes econômicos. A volatilidade faz com que alguns países adotem a “flutuação suja”, que é quando o banco central estabelece alguns limites que não são comunicados ao mercado e quando esses limites são ultrapassados, ele interfere vendendo ou comprando dólar.

  • Oferta de moeda: exportadores, turistas estrangeiros que vem ao Brasil, empresas transnacionais, ou seja, todos que trazem dólares para o país.
  • Demanda de moeda: importadores, turistas brasileiros que vão ao exterior, empresas transnacionais que enviam juros para o exterior.

        No cambio fixo é quando o governo estabelece um valor fixo para a moeda estrangeira. Esse sistema é utilizado em países que geralmente possuem problemas inflacionários, que usam o cambio fixo como medida para controlar a inflação.

        O sistema de minibandas é o meio termo dos dois sistemas descritos acima, onde o governo estabelece mini-intervalos que são comunicados ao mercado, e se necessário o banco central vende e compra divisas para manter a cotação dentro da minibanda.

        Na política econômica, a taxa de câmbio pode contribuir para o aumento do PIB, através da elevação da exportação, ou seja, aumento das vendas para o exterior. Porém desvalorização da moeda local (e aumento da taxa de cambio) impacta negativamente a inflação, pelo aumento dos produtos importados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (85.5 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com