TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Previsão X Gestão de demanda

Seminário: Previsão X Gestão de demanda. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/8/2013  •  Seminário  •  343 Palavras (2 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 2

A cadeia de suprimentos, ou Supply Chain, abrange o conjunto de organizações que mantém relações do início até o fim da cadeia logística. Pode ser definida como todas as etapas do atendimento das demandas do cliente, incluindo diversos autores

como fornecedores, varejistas, distribuidores, fabricantes e cliente. É o alinhamento entre empresas que leva produtos ou serviços ao mercado. Representa o fluxo constante de informações, produtos e capital entre diferentes estágios, iniciando-se no pedido do cliente e terminando quando este cliente fica totalmente satisfeito. Na visão sistêmica a estrutura dela é em rede, com diversos participantes interagindo em diversos níveis e estágios.

Entendendo a Cadeia

Controlar os fluxos de informações e de produtos de maneira equilibrada para atenuar o efeito “chicoteamento” (oscilações na demanda) é o grande desafio de uma cadeia. O objetivo de uma cadeia de suprimentos é maximizar seu resultado como um todo, ou seja, o valor global gerado (receita – custo). Todos os elos participam com custos enquanto o cliente é a única fonte de receita.

Tomada de decisão na cadeia

Projeto (Estratégica): se pensa no longo prazo, devendo ser consideradas as incertezas (local, capacidade, instalações);

Planejamento (Tática): Define-se mercados, terceirizações, incluindo decisões de gestão da demanda e de estoques; A

curto prazo;

Operações: Horizonte de dias e semanas, sendo referentes às atividades logísticas específicas.

Portanto, na estratégica define-se onde irá se instalar, onde serão os centros de distribuição; na tática toma-se decisões de planejamento de quem irá fazer o que e a definir restrições; e no operacional organiza-se estoques e entregas.

Previsão X Gestão de demanda

O primeiro é utilização de métodos e modelos para que eu possa prever a demanda com base em históricos e mercado, por ex; já a gestão vai muito além da previsão (que está contida na gestão). Seria tomar decisões, por ex, com base na previsão, ou seja, gerir tomando decisões com base na demanda.

OBS: Hoje não se gerencia estoque, e sim fluxo (estoque em trânsito).

OBS 2: Gestão colaborativa seria a organização de forma sustentável de todos os elos da cadeia e não só da minha empresa, pois quando um elo falha, a cadeia pode “quebrar”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com