TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principais Índices de Inflação

Por:   •  6/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.393 Palavras (10 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 10

Ìndice

Introdução        2

Inflação        3

Tipos de inflação        3

Inflação deslizante        3

Inflação trotante        3

Inflação galopante        3

Hiperinflação        3

Causas da inflação        4

Factores determinantes da Inflação        4

Os custos da Inflação        4

O Controlo da Inflação        5

Difíciência na medição da inflação        6

Principais Índices de Inflação        7

Taxa de Inflação        8

Conclusão        9

Bibliografia        10

Introdução

Neste trabalho abaordaremos sobre  inflação e suas implicações, desde os tipos e seus determinantes ou factores/ causas e formas de controlar. Todavia desde já importa referir que  inflação é um fenómeno económico importante com efeitos negativos para a economia em que actualmente, deixou de ser apenas objecto de estudo, muitas vezes analisado em diversos compêndios de teoria económica, para passar a fazer parte da agenda diária do cidadão comum.  os meios de comunicação têm sido um importante divulgador das questões referentes à inflação, elegendo-a como uma das questões económicas mais propaladas.

Nem sempre é feita alusão à palavra inflação, mas o conceito está implícito, quando muitas vezes se ouve dizer “os preços estão a subir”, ou então quando as pessoas se queixam de estar a perder o seu poder de compra.

Muitos são os que se questionam sobre os motivos que levam à subida dos preços e os mecanismos para os controlar. nem sempre entendem este fenómeno, mas estão certos que é algo que os afecta e prejudica.

No entanto com este tema propõe-se analisar o fenómeno da inflação nas suas diversas vertentes, tentando clarificar as razões que causam o seu aparecimento, analisar os efeitos que o mesmo tem na economia e verificar até que ponto pode ser controlado.

Esta é uma questão fulcral para os economistas, que tem como principal missão a manutenção da estabilidade dos preços e contudo chegarmos ao leitor sobre tema uma visão ampla e relevante.

Inflação

A inflação é a variação de preços entre dois períodos, desta forma inflação é uma coisa e nível de preços é outra. (PEREIRA António, Dossiers Didáctico, n.º 2, Instituto Nacional de Estatística de Portugal). Isto, quando a procura não acompanha a oferta, gera-se um desequilíbrio.

Exemplos:

  • Se o preço de um produto é alto (elevado), mas permanece constante, isto não influencia a taxa de inflação.
  • De uma forma muito simples, a inflação pode surgir quando existe uma procura excessiva relativamente aos bens disponíveis: Suponhamos que na loja só resta um par de calças e que tu e todos os teus amigos o querem comprar. O vendedor, sabendo que a procura é muita e que pode conseguir muito dinheiro com essas calças, decide aumentar o seu preço.
  • Um produto pode também passar a ser mais caro se custar mais a produzir. Caso, por exemplo, aumentem os preços dos produtos energéticos (petróleo, electricidade, gás, etc.), então os custos de produção de um par de calças irão também aumentar e o fabricante, para não ter prejuízos, irá subir o preço da venda a grosso, que será transferido aos consumidores a partir do momento em que o vendedor aumente também os preços.

Tipos de inflação

Podem distinguir-se vários tipos de inflação na economia:

Inflação deslizante

É considerada inflação deslizante, ou moderada, a que tem como consequência um aumento lento dos preços, na ordem dos 3%.

Inflação trotante

Quando os preços sofrem um agravamento superior a 3%, os economistas classificam a inflação como trotante.

Inflação galopante

Galopante é o termo utilizado para classificar o tipo de inflação caracterizado por altas taxas, normalmente acima dos 10%. Nestas situações, a moeda perde valor, sendo necessário mais dinheiro para comprar o mesmo.

Hiperinflação

Há ainda quem acrescente um quarto tipo de inflação, a hiperinflação, quando o aumento anual dos preços é superior a 50%.

Causas da inflação

  • Aplicação esta associada ao factor com origem na procura e na oferta agregado.
  • O excesso da procura os preços subirão se, em media, a procura agregada aumentar, ou se a oferta agregada diminuir, existem diversos factores na origem do aumento da procura na agregada, sendo a destacar
  •  Aumento da oferta de moeda
  • Aumento dos gastos públicos
  • Pressões mais elevadas da procura de bens internos por parte do resto do mundo
  • O aumento da oferta da moeda e principal factor  para explicar o fenómeno da inflação, isto e se as pessoas tem muito dinheiro para gastar e a economia produz bens na mesma proporção, então os preços aumenta, A inflação pela produção e muita vezes associadas a aos outros factores

Factores determinantes da Inflação

Um outro factor gerador de inflação é a redução dos impostos, já que esta situação permite aos agentes económicos passar a dispor de mais dinheiro do que pode ser utilizado para as suas aquisições.

Os factores geralmente associados à inflação pelos custos são:

- Decréscimos de produtividade

- Aumentos dos custos de produção (aumentos dos salários reais e das matérias primas)

- Aumento dos impostos sobre as pessoas colectivas.

Os custos da Inflação

A inflação tem implicações negativas para a economia, logo, quando se fala dos custos associados a inflação, e importante que se destaquem alguns como;

- Custos de incerteza;

- Custos de cobertura de riscos;

- Custos de redistribuição da riqueza;

- Custos de sola dos sapatos (shoe-leather costs);

- Custos de menu;

- Custos de competitividades;

Ao adicionarmos todos estes custos, chegaremos á conclusão que principal custos da inflação é que a moeda deixa de desempenhar as suas funções básicas; padrão de media, instrumentos de troca, serva de valor e meio pagamentos diferidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (184.2 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com